Whatsapp

Substâncias iônicas

Química

As substâncias iônicas são produzidas pela união de íons e possuem formas geométricas conhecidas como retículos cristalinos.
PUBLICIDADE

Os íons são átomos em desequilíbrio elétrico e apresentam carga positiva ou negativa.

Os arranjos entre compostos iônicos formam substâncias iônicas, também chamadas de compostos iônicos. A união entre os íons acontece em consequência das forças de atração eletrostática, que ocorrem a todo o momento ao nosso redor, onde existem cargas elétricas de sinais opostos atraindo-se.

A atração entre os íons produz aglomerados com formas geométricas definidas que recebem o nome de retículos cristalinos. Nesse retículo, cada ânion atrai simultaneamente vários cátions e cada cátion também atrai simultaneamente vários ânions.

Exemplo de substância iônica

cloreto de sódio (o sal de cozinha) é um exemplo de substância iônica formada por inúmeros aglomerados iônicos. O arranjo entre os cátions sódio (Na+) e os ânions cloreto (Cl-) atrai fortemente esses íons por terem cargas contrárias, formando, assim, a substância cloreto de sódio, que é um retículo cristalino em formato geométrico cúbico. Os sais e outros grupos de minerais possuem íons que formam compostos iônicos e, consequentemente, substâncias iônicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As principais características desses compostos devem-se à existência do retículo iônico.

Propriedades das substâncias iônicas:

• Apresentam alto ponto de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE);

• São sólidas à temperatura ambiente (25 °C) e apresentam forma definida;

• Quebram-se facilmente quando são submetidas a impactos, e produzem faces planas, e são, portanto, cristais duros e quebradiços;

• O melhor solvente dessas substâncias é a água;

• Conduzem corrente elétrica no estado líquido (fundido) e quando estão dissolvidas em água. Essa propriedade decorre da existência de íons com liberdade de movimento.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Os sais possuem um formato de retículo cristalino cúbico
Os sais possuem um formato de retículo cristalino cúbico

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Substâncias iônicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/substancias-ionicas.htm. Acesso em 16 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Clique e conheça as principais características, usos e prejuízos causados pelo sal mais famoso do mundo: o cloreto de sódio.
Clique e aprenda quais são as fórmulas utilizadas para representar substâncias formadas por ligações iônicas, covalentes e metálicas.
Saiba mais sobre as ligações químicas, os diferentes tipos de ligações e qual a relação delas com a regra do octeto.
Conheça uma descoberta científica fascinante: o sal líquido ou líquido iônico, que vem sendo usado nas mais diferentes áreas do conhecimento.
Veja o que são as substâncias iônicas e entenda mais a respeito das que são formadas pelos grupos: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato.
Aprenda como devemos proceder na construção de um íon-fórmula ou fórmula mínima de um composto iônico.