Número de massa (representado pela letra A maiúscula) é a denominação utilizada para determinar a quantidade prótons e nêutrons presentes no interior do núcleo de um átomo qualquer (representado pela sigla X).
Quando representamos o número de massa de um átomo qualquer, a forma correta de escrevê-lo é do lado direito ou esquerdo superior da sigla do átomo, como podemos ver no padrão geral abaixo:
Modelos da representação do número de massa
O número de prótons de um átomo é dado pelo número atômico (Z), o qual é posicionado sempre à esquerda da sigla do átomo, na parte inferior.
Representação do número atômico na sigla de um átomo qualquer
Como o número de massa sempre indica a quantidade de prótons (p) e nêutrons (n) no interior do núcleo, foi criada uma fórmula baseada nessa definição:
A = p + n
A partir dessa expressão matemática, temos a condição de determinar:
-
Número de massa: com base no número de prótons e no número de nêutrons;
-
Número de prótons: com base no número de massa e no número de nêutrons, reescrevendo a equação da seguinte forma:
p = A - n
-
Número de nêutrons: com base no número de massa e no número de prótons, reescrevendo a equação da seguinte forma:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
n = A – p
1º Exemplo: Determine o número de nêutrons presentes no núcleo de um átomo de cloro, 17Cl35.
No enunciado, temos dois valores na sigla, um embaixo à esquerda, que é o número atômico ou o número de prótons, e outro acima, que é o número de massa:
Para determinar o número de nêutrons, basta utilizar os valores fornecidos na expressão usada para calcular a massa atômica, reescrita da seguinte forma:
n = A – p
n = 35 - 17
n =18
2º Exemplo: Qual é o número de prótons presentes no interior do núcleo de um átomo de escândio, sabendo que seu número de massa e número de nêutrons são, respectivamente, 43 e 21?
O exercício fornece dois valores, o número de massa e número de nêutrons. Logo:
Para determinar o número de prótons, basta utilizar os valores fornecidos na expressão usada para calcular a massa atômica, reescrita da seguinte forma:
p = A - n
p = 43 – 21
p = 22
3º Exemplo: Qual é o número de massa de um átomo que apresenta um número atômico igual a 60 e que possui no interior do seu núcleo 88 nêutrons?
O exercício fornece dois valores, o número atômico (ou o número de prótons) e o número de nêutrons. Logo:
Para determinar o número de nêutrons, basta utilizar os valores fornecidos na expressão usada para calcular o número de massa:
A = p + n
A = 60 + 88
A = 148
Por Me. Diogo Lopes Dias