Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é fosfoetanolamina?

A fosfoetanolamina é uma molécula orgânica de característica polar produzida no retículo endoplasmático de células animais.

Representação molecular em 3D da fosfoetanolamina
Representação molecular em 3D da fosfoetanolamina
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A pílula do câncer é um produto medicamentoso criado e produzido pelo grupo de pesquisa do professor Osvaldo Chierice, na Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos. Nesse produto, a substância denominada de fosfoetanolamina sintética (produzida em laboratório) é o princípio ativo.

No ano de 2015, a pílula do câncer ganhou destaque na mídia porque muitas pessoas estão requerendo o seu uso na justiça. Isso ocorreu porque a distribuição da fosfoetanolamina pelo grupo de pesquisa da USP foi proibida, pois o produto não respeita normas técnicas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O que é a fosfoetanolamina?

A fosfoetanolamina é um composto orgânico produzido no retículo endoplasmático de células animais a partir de uma substância denominada de etanolamina, que apresenta os grupos funcionais amino e álcool. Trata-se de uma molécula orgânica porque apresenta átomos de carbono em sua estrutura, como podemos observar na sua cadeia representada a seguir:

Fórmula estrutural da fosfoetanolamina
Fórmula estrutural da fosfoetanolamina

A molécula de fosfoetanolamina apresenta átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Sua fórmula molecular é: C2H8NO4P. Como os átomos dos elementos formadores da molécula de fosfoetanolamina apresentam massas atômicas iguais a, respectivamente, 12 g/mol, 1 g/mol, 14 g/mol, 16 g/mol e 31 g/mol, sua massa molar é 141 g/mol.

Principais características da Fosfoetanolamina

a) Característica bioquímica

Como a fosfoetanolamina apresenta um átomo de nitrogênio ligado a dois átomos de hidrogênio, é considerada bioquimicamente como uma amina primária. Para outros autores, ela é um monoéster (por apresentar um radical orgânico ligado a um grupo ácido), o que pode ser comprovado com o fato de ela participar da síntese de lipídios corporais.

Além do grupo amino (NH2), a molécula de fosfoetanolamina apresenta ainda um grupo fosfato (composto por Fósforo, Oxigênio e Hidrogênio e um grupo Hidrocarboneto).

b) Características físicas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Trata-se de um sólido branco em temperatura ambiente.

  • Polaridade

A fosfoetanolamina apresenta átomos de alta eletronegatividade, como é o caso do Oxigênio e do Nitrogênio. Por isso, trata-se de uma molécula polar.

  • Interações intermoleculares

Como a molécula de fosfoetanolamina apresenta vários grupos OH e um grupo NH, realiza diversas ligações de hidrogênio entre suas moléculas. Como as ligações de hidrogênio são forças intermoleculares intensas, o ponto de fusão e o de ebulição dessa substância são maiores do que zero.

  • Solubilidade

Como a molécula de fosfoetanolamina realiza ligações de hidrogênio, logo, apresenta boa solubilidade em água e em solventes orgânicos oxigenados (como os álcoois, cetonas, éteres etc.).

Funções químicas no organismo

  • Formar fosfolipídios, como a fosfatidilcolina e fosfatidiletanolamina (exemplos de lipídios formadores da membrana celular);

  • Função sinalizadora (indica para os anticorpos um local de atuação) para ação de macrófagos (célula responsável por destruir partículas sólidas ou células estranhas ao organismo);

  • Apoptose (morte celular programada);

  • Regulações celulares (equilíbrio eletrolítico da membrana da célula);

  • Carregamento de ácidos graxos até a mitocôndria;

  • Regulação do metabolismo mitocondrial (produção de ATP).

Exemplo de síntese de Fosfoetanolamina

Um método muito utilizado para produzir moléculas de fosfoetanolamina é o que utiliza como reagentes químicos básicos a etanolamina e o ácido fosfórico, representados abaixo:

Etanolamina e ácido fosfórico são utilizados para produzir Fosfoetanolamina
Etanolamina e ácido fosfórico são utilizados para produzir Fosfoetanolamina

Quando o ácido fosfórico interage com a etanolamina, o hidrogênio de uma das hidroxilas (OH) do ácido interage com a hidroxila (OH) da etanolamina, formando uma molécula de água. Logo em seguida, o carbono (onde estava o OH) da etanolamina liga-se ao oxigênio (onde estava o H) do ácido.

Equação que representa a reação de síntese da Fosfoetanolamina
Equação que representa a reação de síntese da Fosfoetanolamina


Por Me. Diogo Lopes Dias

Escritor do artigo
Escrito por: Diogo Lopes Dias Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "O que é fosfoetanolamina?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-fosfoetanolamina.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Respiração celular

A respiração celular é um processo importante para a obtenção de energia pela célula. Entenda-a!
Biologia

Lipídios

Conheça a classificação dos ésteres em lipídios, também conhecidos por lípides, lipídeos e lípidos, que constituem os óleos e gorduras de origem animal e vegetal.
Química

Ligações de Hidrogênio

Conheça mais detalhes de como ocorrem as ligações de hidrogênio, também denominadas de pontes de hidrogênio, e que são a força intermolecular mais forte existente.
Química

Nomenclatura oficial dos álcoois

As regras de nomenclatura de álcoois são as mesmas dos hidrocarbonetos, porém com o sufixo ol.
Química

Ésteres

Ésteres, flavorizante de alimentos, aromatizantes, reação de esterificação, Antranilato de metila, Acetato de pentila, Etanoato de butila, Butanoato de etila, propanotriol, glicerina, Estearina.
Química

Éteres

Características físicas dos éteres, éteres mais comuns, estado físico de um éter, líquido altamente inflamável, fabricar seda artificial, celulóide, solvente na obtenção de gorduras, anestésico, solvente de tintas, preparar medicamentos.
Química

Cetonas

Cetonas, substâncias orgânicas, grupo funcional carbonila, obtenção de solvente de esmaltes, propanona, corpos cetônicos na corrente sanguínea, extração de óleos e gorduras de sementes de plantas, solventes orgânicos.
Química

Aminas

Aminas, classificação das aminas, propriedades das aminas, amina primária, compostos orgânicos nitrogenados, radicais alquila, dimetilamina, etilamina, trimetilamina, compostos extraídos de vegetais, putrescina, cadaverina, bases orgânicas, sínteses orgân
Química

Álcoois

Grupo funcional hidroxila, álcoois primários, Álcoois secundários, Álcoois terciários, Metanol, Glicerol, Etanol, preparação de nitroglicerina, fabricação de tintas, produção de bebidas alcoólicas, ácido acético, combustível de automóveis.
Química

Ciclo de Krebs

Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre o ciclo de Krebs. Nesse texto, exploraremos as principais etapas desse ciclo.
Biologia

PUBLICIDADE