Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é guerra civil?

Guerra civil é um conflito armado travado no interior de um país. Disputas políticas, religiosas, étnicas e questões econômicas são algumas das causas.

Quadro com o conceito de Guerra Civil.
Conceito de Guerra Civil.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Guerra civil é um conflito armado travado por grupos que fazem parte do mesmo país. Esse conflito interno pode ser motivado por diversos fatores, tais como disputas políticas, diferenças étnicas, religiosas e culturais, busca pelo controle de recursos econômicos e territórios, derrubada de um governo, etc.

O termo “guerra civil” tem origem no idioma latino, mais precisamente na expressão bellum civile, que era usada para se referir a guerras internas travadas no interior da república romana.

Leia também: Você sabe o que pode ser considerado um crime contra a humanidade?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre guerra civil

  • Guerra civil é um conflito armado que é travado por grupos pertencentes ao mesmo país. É, portanto, uma guerra interna.

  • Pode conter intervenção estrangeira de maneira direta ou indireta, mas a luta ocorre entre grupos internos.

  • O termo tem origem no idioma latino, surgindo da expressão bellum civile, que mencionava as guerras internas da república romana.

  • As causas de uma guerra civil são bastante variadas, podendo ser questões econômicas, políticas, ideológicas, culturais, étnicas e religiosas.

  • Ao longo da história, inúmeros conflitos do tipo aconteceram, como a Guerra Civil Americana, a Guerra Civil Síria e a Guerra do Contestado.

Conceito de guerra civil

O conceito de “guerra civil” é utilizado em referência a conflitos que acontecem no interior de um território nacional, possuindo motivações variadas, conforme veremos. Em outras palavras, uma guerra civil é um conflito armado que é praticado por pessoas que compartilham uma memsa nacionalidade, isto é, acontece entre cidadãos do mesmo país.

Uma guerra civil pode acontecer por meio de uma intervenção estrangeira (fornecendo armas, dinheiro ou apoio diplomático e ideológico, por exemplo), mas a luta é travada por atores de um mesmo país. Para que um conflito seja entendido como uma guerra civil, deve haver utilização regular e consistente de forças armadas pelos dois lados desse conflito.

A palavra guerra civil tem origem no idioma latino, mais especificamente na expressão bellum civile. Essa expressão era usada para mencionar as guerras civis que haviam acontecido no interior da república romana, em especial a partir do século I a.C. A ideia era a de se referir a um conflito entre os próprios cidadãos romanos.

Guerras civis são marcadas por uma grande mortalidade, e muitos cientistas políticos estabelecem que uma quantia de 1000 mortes por ano é o suficiente para determinar que um conflito interno seja uma guerra civil. Entretanto, essa quantificação de mortes por ano é polêmica e questionada por muitos outros cientistas políticos.

A violência das guerras civis levou até mesmo a episódios de genocídio, como aconteceu na Guerra Civil Ruandesa, travada em 1994, por exemplo. A perpetuação das guerras civis, além da violência, tem levado nações ao colapso econômico e social, como nos casos da Somália e Afeganistão, por exemplo, países em guerra civil por décadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as causas de uma guerra civil?

Guerras civis são conflitos multifatoriais, isto é, as causas que podem dar início a esse tipo de conflito podem variar bastante de país para país, embora os cientistas políticos apontem que exista um certo padrão que permite identificar nações que se encaminham para a deflagração de um conflito desse tipo.

Em geral, as causas mais tradicionais historicamente para o início de uma guerra civil são:

  • motivações políticas;

  • disputas ideológicas

Entretanto, as guerras civis das últimas décadas têm trazido novos elementos, como:

  • disputas territoriais;

  • controle pelos recursos naturais;

  • questões religiosas e/ou culturais;

  • conflitos étnicos, entre outros.

Os objetivos de uma guerra civil também podem ser variados dentro de cada contexto. Em geral, as guerras civis podem ter como objetivos a vontade de garantir autonomia política, o desejo de se empossar de recursos e territórios estratégicos, o desejo de tomar o poder de um determinado país e estabelecer um novo caminho político e ideológico, entre outros.

Veja também: Crise dos refugiados — a crise humanitária vivida pelas pessoas que precisam deixar sua terra natal

Guerras civis ao longo da história

Pintura representando o 54º Regimento de Infantaria Voluntária de Massachusetts em combate na Guerra Civil Americana.
A Guerra Civil Americana (1861-1865) foi uma das principais guerras civis já travadas na história. [1]

O século XX foi marcado pelas guerras civis, e os cientistas políticos apontam que esse tipo de conflito aumentou consideravelmente a partir da segunda metade desse século. De toda forma, guerras civis também aconteceram em outros momentos da história anteriores ao século XX. Aqui veremos alguns exemplos de guerras civis:

  1. Guerra Civil Americana (1861-1865): conflito que dividiu os Estados Unidos, colocando os estados do Norte e do Sul em uma violenta guerra. Essa guerra se iniciou quando alguns estados do Sul declararam sua separação por causa da divergência com os estados do Norte sobre a expansão da escravidão para os novos estados no oeste do país. Os estados separatistas foram derrotados e esse conflito causou 600 mil mortes. Para saber mais sobre esse conflito, clique aqui.

  2. Guerra Civil Espanhola (1936-1939): conflito travado por republicanos e nacionalistas pelo controle político da Espanha. Os nacionalistas, apoiados pelo nazifascismo, realizaram um golpe militar que destituiu os republicanos do poder espanhol. A luta pelo poder se encerrou em 1939 com a vitória dos nacionalistas e a ascensão da ditadura franquista (regime totalitário instaurado por Francisco Franco). Estima-se a morte de 500 mil pessoas. Para saber mais sobre esse conflito, clique aqui.

  3. Guerra Civil Ruandesa (1990-1994): conflito motivado pela ditadura de Juvénal Habyarimana. Esse ditador fortaleceu a divisão étnica existente em Ruanda, dando privilégios à população hutu. A guerra se iniciou com a invasão do país por milícias dos tutsis. Em 1994, os hutus promoveram um genocídio que causou a morte de cerca de 800 mil pessoas. Ao todo, a guerra causou a morte de cerca de um milhão de pessoas. Para saber mais sobre esse conflito, clique aqui.

  4. Guerra Civil Síria (2011-): conflito em andamento desde 2011 que se iniciou pelo desejo de uma parcela da sociedade síria pela derrubada do ditador Bashar al-Assad. A reação do governo sírio levou o país à guerra. Na sequência, o conflito ganhou contornos de fundamentalismo religioso, além de contar com a intervenção de diferentes potências estrangeiras. Estima-se a morte de cerca de 600 mil pessoas. Para saber mais sobre esse conflito, clique aqui.

Já houve guerra civil no Brasil?

Diferentemente do que muitos pensam, o Brasil já teve, sim, guerras civis ao longo de sua história, embora muitas delas tenham sido conflitos de curta duração e que tiveram número reduzido de mortes. Entre as guerras civis que aconteceram no Brasil, podemos mencionar:

  • Guerra dos Farrapos (1835-1845);

  • Revolução Federalista (1893-1895);

  • Guerra de Canudos (1896-1897);

  • Guerra do Contestado (1912-1916);

  • Revolução Constitucionalista (1932).

Créditos da imagem:

[1] Everett Collection e Shutterstock

 

Por Daniel Neves Silva
Professor de História 

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "O que é guerra civil?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-guerra-civil.htm. Acesso em 03 de março de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


O que é crime contra a humanidade?

Acesse o texto para saber o que é crime contra a humanidade. Veja o que diz a definição internacional sobre o tema e alguns desses crimes praticados no Brasil.
O que é História?

O que é genocídio?

Clique e entenda do que se trata o genocídio. Veja o significado e a origem da palavra. Confira qual o entendimento atual do direito sobre genocídio.
O que é História?

O que é refugiado?

Acesse este link e descubra o que é refugiado, o porquê desse tema ser tão discutido atualmente e qual a importância de acolher os refugiados no mundo moderno.
O que é Sociologia?

Crise dos refugiados

Conheça um pouco sobre crise de refugiados, suas características, causas e consequências.
Sociologia

Revolução Federalista

Veja o que motivou a Revolução Federalista. Conheça os líderes desse conflito ocorrido no Sul do Brasil. Saiba suas consequências nos governos republicanos.
História do Brasil

Guerra de Secessão

Aprenda mais sobre a Guerra de Secessão, conflito que resultou no fim da escravidão nos Estados Unidos.
História Geral

Guerra civil da Chechênia

Clique aqui e entenda como e quando ocorreu a Guerra Civil da Chechênia.
Geografia

Guerra Civil Síria

Clique no link para entender a Guerra Civil Síria, conflito que se iniciou em março de 2011. Entenda como começou esse embate e quais forças que lutam nele.
Geografia

Guerra Civil Espanhola

Guerra Civil Espanhola, Primo Rivera, Segunda República, Niceto Alcalá Zamora, Falange Tradicionalista, Frente Popular de Esquerda, Manuel Azaña, Francisco Franco, Adolf Hitler, Benito Mussolini, nazistas, fascistas, Guernica, Pablo Picasso, Brigadas Internacionais.
Guerras

Guerra civil em Ruanda

Entenda a guerra civil em Ruanda e descubra as razões históricas do ódio existente entre hutus e tutsis.
História Geral

PUBLICIDADE