Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Guerra civil da Chechênia

A Guerra Civil da Chechênia ocorreu durante 1991 a 1996, ela foi motivada pelo fato de a Rússia não aceitar a independência da Chechênia.

A Moeda Chechena
A Moeda Chechena
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A República Russa de pequeno território declarou sua independência em 1991, a Rússia não aceitou essa decisão e decidiu atacar a capital da Chechênia (Crozny), mas a tentativa Russa não obteve êxodo, pois sua tropa foi derrotada pelo exército inimigo, esse conflito se arrastou até 1996, quando se finalizou através de um acordo.

A Chechênia, por ser de religião Islâmica e na tentativa de criar um estado mulçumano, invadiu o território de uma república vizinha, o governo Russo temendo uma expansão separatista enviou suas tropas e tomou posse de 80% do território e passou a administrá-lo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


O governo Russo tinha preocupações em relação ao crescimento do fundamentalismo islâmico, ele temia que o exemplo dos chechenos contagiasse outras nações, e essas promovessem lutas separatistas.

Os grupos internacionais foram contrários às ações violentas das tropas Russas, pois essas executaram muitos chechenos, através de estupros, assassinatos, torturas entre outros atos desumanos.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Guerra civil da Chechênia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/guerra-civil-chechenia.htm. Acesso em 29 de maio de 2024.

De estudante para estudante