Calor específico é a quantidade de calor necessária para que cada grama de uma substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1°C. Essa grandeza é uma característica de cada tipo de substância e indica o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.
A tabela a seguir indica o calor específico de algumas substâncias.
Aplicações
No estudo da Calorimetria, o calor específico está presente na definição matemática do calor sensível e da capacidade térmica de um material. Alguns fenômenos cotidianos podem ser mais bem compreendidos a partir da definição de calor específico.
Observe na tabela anterior que o calor específico da areia é cinco vezes menor que o da água. Enquanto cada grama de areia precisa de apenas 0,2 cal para variar a sua temperatura em 1°C, a água precisa de 1 cal para executar a mesma tarefa. Compreendemos aqui a razão pela qual durante o dia a areia da praia apresenta-se em uma temperatura superior à da água.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Tópicos deste artigo
Mapa Mental: Calor Específico
* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
Calor específico molar
Para algumas substâncias, é adequado especificar a quantidade de substância em mol. Um mol de substância corresponde à quantidade aproximada de 6,02 x 1023 moléculas. Para a quantidade de substância determinada em mol, utiliza-se o calor específico molar da substância.
A unidade de medida para o calor específico molar é cal/mol°C, ou seja, a quantidade de energia recebida por cada mol da sustância para que ocorra variação de temperatura correspondente a 1 °C.
Fatores que influenciam o calor específico
-
Forças intermoleculares: Quanto maior for a força de ligação intermolecular da substância, maior será a energia necessária para o rompimento das ligações e efetiva transformações do material. Geralmente, substâncias que possuem ligações de hidrogênio em sua estrutura possuem elevado calor específico.
-
Impurezas: Impurezas presentes em materiais diversos podem alterar o valor do calor específico da substância.
Cuidado!
O calor específico não indica a quantidade de calor necessária para que cada grama ou mol de uma substância aumente a sua temperatura em 1°C, mas indica o calor necessário para a variação de 1 °C. Isso significa que pode ocorrer tanto aumento quanto diminuição da temperatura do corpo. Na tabela acima, o ouro é o material de menor calor específico, o que significa que esse material é extremamente sensível às variações de temperatura. Para aquecer ou esfriar determinada quantidade de ouro, é necessária pouca quantidade de energia recebida ou cedida.
* Mapa Mental por Me. Rafael Helerbrock
Por Joab Silas
Graduado em Física