Topo
pesquisar

Calor latente

Física

A quantidade de calor latente, quando fornecida ou retirada de um corpo, pode provocar mudança no estado de agregação das partículas.
O calor recebido pelo gelo, a 0 °C, que provoca seu derretimento é chamado de calor latente
O calor recebido pelo gelo, a 0 °C, que provoca seu derretimento é chamado de calor latente
PUBLICIDADE

Introdução

Quando um corpo cede calor para outro corpo, podemos perceber que este aumenta a sua temperatura e, consequentemente, a temperatura do que cedeu diminui. O conceito de calor, ao contrário do que muitos pensam ser, é definido da seguinte forma:

Calor é a energia transferida de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura entre os corpos envolvidos, ou seja, calor é a energia térmica em trânsito.

A unidade de calor no Sistema Internacional de Unidades é o joule (J), em homenagem ao físico britânico James Prescott Joule. No entanto, a unidade mais comumente utilizada no cotidiano é a caloria, simbolizada por cal. Essa unidade é definida da seguinte forma:

1 caloria, 1 cal, representa o quanto de calor deve-se fornecer a 1 g de água para elevar sua temperatura de 1 °C.

A relação entre as duas unidades, caloria e joule, fica da seguinte forma:

1 cal = 4,18 J

Calor Latente

Calor latente é a grandeza física que está relacionada à quantidade de calor que um corpo precisa receber ou ceder para mudar de estado físico. Matematicamente, essa definição fica da seguinte forma:

Q = m.L

Nessa forma, L é o calor latente da substância e tem como unidade a cal/g. O calor latente pode assumir tanto valores positivos quanto negativos. Se for positivo, quer dizer que o corpo está recebendo calor; se negativo, ele está cedendo calor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Transferências de Calor

Como sabemos, o calor é energia térmica em trânsito e, assim sendo, ele pode ser transmitido de um corpo para outro das seguintes maneiras:

Condução: é quando o calor se transfere mediante a agitação das partículas que compõem o material, sem que ocorra o transporte de matéria nesse processo. Esse tipo de transferência ocorre, por exemplo, quando alguém segura uma barra de ferro no fogo. Logo, a pessoa que está segurando a barra notará o aumento de temperatura.

Convecção: esse tipo de transferência ocorre em razão das diferenças de densidades das partes quentes e frias das substâncias envolvidas. Exemplos de convecção são as geladeiras e as brisas do mar.

Radiação: esse tipo de transferência de calor ocorre por meio da radiação que é feita por ondas eletromagnéticas (raios infravermelhos), as quais podem propagar-se mesmo na ausência de matéria (vácuo). Exemplo desse tipo são os raios solares que aquecem a Terra.

 

Por Marco Aurélio da Silva

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Calor latente"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/calor-latente.htm>. Acesso em 23 de outubro de 2018.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Um corpo de massa 6g em estado sólido, é aquecido até o ponto de fusão. Sabendo que o calor latente do corpo é de 35 cal/g, determine a quantidade de calor recebida pelo corpo.

Questão 2

(Unifor-CE)

O gráfico  representa a temperatura de  uma amostra de massa 100g de determinado metal, inicialmente sólido, em função da quantidade de calor por ela absorvida.

Pode-se afirmar que o calor latente tem fusão desse metal, em cal/g é:
a) 12
b) 10
c) 8
d) 6
e) 2

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola