O que é aceleração centrípeta?

O que é?

Para entender o que é aceleração centrípeta, deve-se saber que essa grandeza relaciona-se à alteração de direção e sentido da velocidade de móveis com trajetória circular.
PUBLICIDADE

A aceleração é a grandeza que define as variações sofridas pela velocidade em função do tempo. A aceleração tangencial está relacionada à mudança do módulo da velocidade. Já a aceleração centrípeta é responsável pela alteração da direção e do sentido do vetor velocidade. Essa aceleração existe apenas quando um móvel executa uma trajetória curvilínea.

Na imagem abaixo, temos a representação do movimento da lua ao redor da Terra. O vetor velocidade de um objeto que executa movimento circular é sempre tangencial à trajetória. Nesta primeira imagem, o vetor velocidade, considerando o movimento da Lua como circular e uniforme, tem direção vertical e sentido para cima.

Nesta outra imagem, pode-se observar que a direção e o sentido do vetor velocidade foram alterados, agora temos um vetor na horizontal para a esquerda.

Essas alterações são provocadas pela chamada aceleração centrípeta. Essa aceleração é definida pela razão do quadrado da velocidade do móvel pelo raio da trajetória.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nas figuras acima, o vetor aceleração centrípeta é representado pela seta azul e sempre estará direcionado para o centro da trajetória circular executada pelo objeto. Pode-se associar à aceleração centrípeta a força também chamada de centrípeta, que aponta para o centro da trajetória e é responsável por manter os objetos presos à trajetória. No caso da Lua, a força gravitacional faz a função de força centrípeta, e para um carro que se movimenta em uma curva, essa força manifesta-se como a força de atrito.

A definição da força centrípeta provém da segunda lei de Newton:

Exemplo: Determine a força centrípeta que atua sobre um objeto de 10 kg, que executa uma trajetória circular de raio 5 m com velocidade constante de 25 m/s.

 

Por Joab Silas
Graduado em Física

A força gravitacional que atua sobre satélites age como força centrípeta
A força gravitacional que atua sobre satélites age como força centrípeta

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é aceleração centrípeta?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-aceleracao-centripeta.htm. Acesso em 28 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique e saiba mais sobre a força centrípeta, que é responsável por manter objetos presos a uma trajetória circular.
Veja aqui a diferença básica, proposta pela Física, entre a força centrífuga e a força centrípeta.
Acesse o texto e confira o que é aceleração centrípeta. Relembre as fórmulas da aceleração centrípeta e aprenda mais com exercícios resolvidos.
Será que o globo da morte é realmente seguro para o piloto?
Você sabe o que é movimento circular? O movimento circular surge quando uma força centrípeta é aplicada perpendicularmente à velocidade de um móvel. Esse movimento pode ocorrer com velocidade constante ou com velocidade variável, de acordo com a existência ou não de uma aceleração tangencial ou angular.
Clique aqui e resolva estes exercícios sobre movimento circular, parte da Mecânica que analisa o movimento de objetos em trajetória circular.
Amplie seus conhecimentos resolvendo exercícios sobre aceleração centrípeta.