Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é massa magra?

Entender o que é massa magra permite-nos saber melhor o papel de cada atividade física e como isso influencia no aspecto do nosso corpo.

Quadro com o conceito de massa magra.
Conceito de massa magra.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Massa magra é uma expressão que se refere a tudo que não é gordura em nosso corpo, como os músculos e nossos diferentes órgãos internos. Muitas pessoas utilizam a expressão, no entanto, para referir-se à massa muscular, como se fossem sinônimos.

O ganho de massa magra por meio do ganho da massa muscular é muito importante para a saúde do nosso corpo e pode ser conseguido por uma alimentação saudável combinada com treinamento físico. Vale salientar, no entanto, que, para o ganho de massa magra de maneira saudável, é importante a avaliação médica e o acompanhamento de profissionais como nutricionistas e educadores físicos.

Leia também: Importância das atividades físicas

Tópicos deste artigo

O que é massa magra?

A massa magra diz respeito à parte do nosso corpo não formada por gordura. Frequentemente a expressão é usada como sinônimo de massa muscular, porém a massa muscular é apenas uma porção da nossa massa magra. A massa gorda, por sua vez, relaciona-se com a porção do nosso corpo formada por gordura.

O desenvolvimento da massa muscular promove um aumento da massa magra.
O desenvolvimento da massa muscular promove um aumento da massa magra.

A relação entre massa magra e massa gorda é muito importante quando o assunto é a saúde do nosso corpo. O aumento da massa gorda, por exemplo, está relacionado com problemas de saúde, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Portanto, é fundamental que haja equilíbrio entre essas massas.

A relação entre massa magra e massa gorda deve ser bem avaliada quando nos voltamos para a balança. O peso mostrado na balança não necessariamente reflete uma grande quantidade de massa gorda. Pessoas com músculos desenvolvidos, por exemplo, apresentam maior massa muscular e, consequentemente, maior peso na balança. Para avaliar a composição corporal, portanto, deve-se adotar outros métodos, como a bioimpedância, que utiliza um aparelho que consegue avaliar a porcentagem de gordura, músculo, ossos e água do corpo.

Leia também: Os shakes e o perigo das dietas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Importância de ganhar massa magra

Como mencionamos, a massa muscular é a única porção de massa magra que pode ser desenvolvida por meio de atividades físicas, sendo, portanto, a massa a que nos referiremos a seguir. O aumento da massa magra é importante para a saúde do nosso corpo e, diferentemente do que muitos pensam, não visa apenas a alterar a imagem de uma pessoa. Garantir o desenvolvimento dos músculos ajuda a proteger os ossos, as articulações e também o metabolismo.

Como aumentar a massa magra?

Atividades físicas são importantes, porém, antes de iniciá-las, é necessária uma avaliação médica.
Atividades físicas são importantes, porém, antes de iniciá-las, é necessária uma avaliação médica.

Para garantir um aumento da massa magra, o primeiro passo é procurar um profissional para que ele avalie a quantidade de massa magra em seu corpo e a melhor forma de conseguir o objetivo desejado. Além disso, um médico deve ser consultado, pois algumas doenças podem estar influenciando na sua construção corporal ou até mesmo ser empecilho para o desenvolvimento de alguma atividade física.

Após avaliar sua condição de saúde e estipular as metas que devem ser atingidas, será necessário investir em sua alimentação e na atividade física. Um educador físico e um nutricionista são fundamentais para que o sucesso seja atingido.

A adoção de uma alimentação saudável, excluindo alimentos com excesso de açúcares e gorduras e incluindo vitaminas, sais minerais e proteínas, por exemplo, será necessária bem como a realização de atividades que promovem o estímulo dos grupos musculares, como a musculação. O uso de suplementos deve ser avaliado com atenção, só devendo ser utilizados se remendados por um médico ou nutricionista.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é massa magra?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-massa-magra.htm. Acesso em 17 de abril de 2024.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE