Whatsapp

Suplementação alimentar e atividades físicas

Saúde e Bem-estar

Na maioria das vezes, uma suplementação alimentar não é necessária se você possui hábitos de alimentação saudáveis.
PUBLICIDADE

É comum esportistas e frequentadores de academias fazerem uso de suplementos alimentares com o intuito de obter um resultado mais rápido e melhorar sua performance. Essas substâncias geralmente prometem aumentar o rendimento, desenvolver massa muscular, retardar a fadiga, entre outros benefícios. Mas será que o uso de suplementos é realmente benéfico?

Algumas pesquisas afirmam que a suplementação alimentar é benéfica para pessoas que não apresentam uma dieta balanceada, sendo necessária, nesses casos, a complementação de algum nutriente que esteja em falta no organismo. Entretanto, seu uso frequente e sem nenhuma prescrição médica ou aconselhamento de um nutricionista pode constituir um grave problema de saúde.

Podemos definir suplementos alimentares como substâncias que possuem como objetivo principal complementar alguma deficiência dietética. A grande maioria dos suplementos promete uma grande quantidade de benefícios, todavia, a maior parte deles ainda não possui seus efeitos comprovados.

Os preparados proteicos são uns dos principais suplementos alimentares utilizados, principalmente o do soro do leite, sendo chamados de whey proteins. Podemos destacar como efeitos principais dessas substâncias o aumento da síntese proteica nos músculos, uma diminuição na quantidade de gordura no corpo e o aumento na captação de aminoácidos. Outra substância bastante utilizada é a albumina, que é feita a partir de clara de ovo.

Um fato extremamente importante é que pesquisas comprovam que, algumas vezes, não há beneficio em uma complementação de proteínas nem mesmo para atletas com intensos treinos, bastando apenas possuir uma dieta equilibrada. O consumo em excesso para além das recomendações diárias (1,8g/kg/dia) não causa nenhum efeito no ganho de massa muscular e nem beneficia o desempenho.

Alguns pesquisadores ainda alertam para o perigo do excesso de proteínas causado pela complementação. Entre os principais problemas, podem ser citados o aumento da produção de ureia, cólicas abdominais e diarreias. Além disso, existe um grande risco de surgimento de problemas hepáticos e renais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muitos aminoácidos também são utilizados como suplementação, destacando-se a glutamina, que não apresenta sua eficácia documentada. Algumas pesquisas sugerem ainda que ela não é eficaz mesmo em atletas que se encontram em competição, no que diz respeito à performance. No caso dos aminoácidos, ainda muitas pesquisas devem ser realizadas para revelar os efeitos colaterais e os reais benefícios.

É do senso comum as pessoas afirmarem que é essencial o uso de suplementos para garantir melhores resultados. Essas pessoas parecem não querer aceitar o fato de que uma alimentação de qualidade e balanceada é capaz de atender todas as necessidades de uma pessoa, até mesmo aquela que realiza uma grande quantidade de exercícios.

Diversas pesquisas ainda devem ser realizadas a fim de se conhecer o papel dos suplementos para atletas. Porém, o que se percebe hoje é que a grande maioria desses produtos não mostrou o resultado pretendido, sendo que uma alimentação saudável por si só já conseguiria o efeito desejado. Antes de escolher qualquer suplementação, é extremamente importante consultar um nutricionista, uma vez que podem ocorrer efeitos colaterais.

Vale destacar ainda que muitos suplementos alimentares apresentam esteroides em sua composição sem indicação no rótulo. Portanto, o uso dessas substâncias por atletas pode ser considerado doping.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Os suplementos alimentares são uma forma de complementar uma dieta deficiente
Os suplementos alimentares são uma forma de complementar uma dieta deficiente

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Suplementação alimentar e atividades físicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/suplementacao-alimentar-atividades-fisicas.htm. Acesso em 16 de maio de 2021.

Artigos Relacionados
Você sabe o que são alimentos calóricos? Clique aqui, entenda o que são calorias, se elas são responsáveis pelo ganho de peso e quais são esses alimentos.
Qualquer dieta deve ter acompanhamento médico para preservar a saúde.
Entenda a importância das atividades físicas para nosso corpo e por que o sedentarismo pode desencadear uma série de problemas graves.
O padrão estético corporal e suas consequências no âmbito da saúde.