Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Um ano dos atos golpistas em Brasília: lembre o que aconteceu

No dia 8 de janeiro de 2023, vândalos atacaram a democracia e depredaram prédios públicos, como o Congresso Nacional e STF

Em 08/01/2024 13h29 , atualizado em 08/01/2024 14h08
Vândalos invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto[1] Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Há exatamente um ano, no dia 8 de janeiro de 2023, ocorreram os atos golpistas em Brasília (DF). O resultado foi ataque à democracia, muito vandalismo e depredação de prédios públicos. 

Nesse dia, apoiadores do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, invadiram prédios públicos, como o Congresso Nacional, após entrarem em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios.

Na ocasião, a justificativa dos atos considerados terroristas e de vandalismo seria por não concordarem com a então vitória do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva

Como foram os atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília?

Os atos golpistas do dia 8 de janeiro em Brasília foram realizados por apoiadores de Jair Bolsonaro. Os vândalos invadiram e destruíram o plenário do Supremo Tribunal Federal e também depredaram o Congresso Nacional. O plenário onde são realizadas as sessões do STF ficou totalmente destruído.

Os extremistas atacaram primeiramente o prédio do Congresso, enfrentaram os policiais que mantinham bloqueios na área, subiram a rampa do Congresso e, em seguida, tomaram posse das conhecidas cúpulas. Além disso, eles também quebraram a vidraça do Salão Nobre do prédio e conseguiram entrar no Congresso Nacional, enfrentando também a Polícia Legislativa.

Posteriormente, um grupo menor também se dirigiu ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, e conseguiu entrar na área externa do prédio. Policiais formaram uma barreira para impedir acesso ao interior do edifício, de onde despacham o presidente da República e vários ministros.

Quais prédios públicos foram depredados no dia 8 de janeiro em Brasília?

Os prédios públicos depredados no dia 8 de janeiro em Brasília encontram-se na Esplanada dos Ministérios. Veja quais são:

  • Palácio do Planalto: é a sede do Poder Executivo, em Brasília, e o prédio mais importante do país.

  • Congresso Nacional: é a sede do Poder Legislativo no Brasil. Abriga duas casas, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

  • Supremo Tribunal Federal (STF): instância máxima do Poder Judiciário. Os 11 ministros que compõem o STF são indicados pelo presidente da república e ocupam cargo vitalício.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais itens foram destruídos nos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília?

A pintura "As mulatas", de Di Cavalcanti, foi encontrada com sete rasgos| Foto: Reprodução

O ataque criminoso de vândalos, que ocorreu no dia 8 de janeiro de 2023, nas sedes dos Três Poderes acarretou em muitos prejuízos. Parte deles, difíceis de serem recuperados, no que diz respeito as obras de arte. 

Um dia após os ataques, a perícia técnica faz um levantamento dos danos causados. Com um acervo de mais de 700 peças, os atos de vandalização são considerados uma grande perda para a história, arte e cultura brasileira. 

Veja abaixo alguns itens que foram destruídos:

  • Pintura "As mulatas" de Di Cavalcanti

  • Relógio Balthazar Martinot

  • Escultura "O Flautista"

  • Escultura "A justiça"

  • Obra "Galhos e sombras"

  • Tapeçaria de Burle Marx

Ataque em Brasília: quais obras de arte, móveis e demais itens foram destruídos

Quais medidas foram tomadas após o ato golpista em Brasília?

No mesmo dia dos atos golpistas, o governo começou a tomar medidas.Em meio às ações terroristas, o presidente Lula decretou intervenção federal no Distrito Federal na tarde de domingo.

Confira: Intervenção federal em Brasília - o que é e qual a diferença de intervenção militar

No dia dos atos, 243 pessoas foram presas por estar dentro dos prédios públicos. Desse total, 161 eram homens e 82, mulheres

Eventos 

Hoje, diversos eventos serão realizados para lembrar os ataques golpistas do dia 8 de janeiro em Brasília. 

O principal deles foi denominado "Democracia inabalada" e tem como foco reforçar a importância do regime democrático. O evento ocorrerá às 15h.

Saiba o que é democracia

Estarão presentes o presidente Lula, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, além de governadores, ministros, parlamentares e representantes da sociedade civil e do Poder Judiciário.

Um dos destaques do evento é a reintegração simbólica ao patrimônio público de uma tapeçaria de Burle Marx, que foi destruída nos atos, e de uma réplica da Constituição Federal de 1988

*Com informações da Agência Brasil

Crédito da imagem:

[1] Jefferson Rudy/Agência Senado

Por Silvia Tancredi
Jornalista

PUBLICIDADE