Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Prêmio Nobel da Paz 2023: ativista de direitos humanos iraniana é ganhadora

Narges Mohammadi é considerada a voz feminina do Irã, por lutar contra a opressão do regime no seu país

Em 06/10/2023 14h19 , atualizado em 06/10/2023 14h37
Narges Mohammadi é jornalista
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A iraniana Narges Mohammadi é a vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2023 por ser ativista dos direitos humanos. O anúncio foi feito hoje, 6 de outubro, pelo Comitê Nobel norueguês.

Narges é jornalista e é considerada a voz feminina do Irã, por lutar contra a opressão do regime no seu país. No momento, ela está presa. 

De acordo com Berit Reiss-Andersen, presidente do Comitê do Nobel, Narges Mohammadi é uma defensora dos direitos humanos e uma pessoa que luta pela liberdade.

"Nós queremos apoiar sua luta corajosa e reconhecer milhares de pessoas que se manifestaram contra o regime teocrático de repressão e discriminação que tem como alvo as mulheres no Irã", afirmou o presidente.

Leia também: As Transformações Políticas no Irã e a Revolução Islâmica

Prêmio Nobel da Paz

O Prêmio Nobel da Paz contempla pessoas que se envolvem em questões sociais e, especialmente, no movimento pela paz mundial. Essa prêmio é concedido por um comitê eleito pelo Parlamento norueguês (Stortinget).

Alguns vencedores do Prêmio Nobel da Paz com mais notoriedade foram: 

  • Martin Luther King Jr. (1964), que combateu a desigualdade racial, 

  • Madre Teresa de Calcutá (1979): ajudou a cuidar dos pobres e doentes;

  • Nelson Mandela (1993): trabalhou em prol do término pacífico do regime do Apartheid e estabeleceu bases para uma nova África do Sul democrática;

  • Malala Yousafzai (2014): lutou contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são Direitos Humanos?

Segundo este artigo, Direitos Humanos são uma categoria de direitos básicos assegurados a todo e qualquer ser humano, não importando a classe social, raça, nacionalidade, religião, cultura, profissão, gênero, orientação sexual ou qualquer outra variante possível que possa diferenciar os seres humanos.

Veja abaixo uma videoaula sobre Direitos Humanos

Prêmio Nobel da Paz

O Prêmio Nobel é um reconhecimento mundial, organizado pela fundação homônima e entregue todos os anos por instituições suecas e norueguesas a pessoas ou organizações que realizaram, no ano precedente, pesquisas e descobertas benéficas à humanidade.

A cerimônia do Prêmio Nobel ocorre todos os anos no dia 10 de dezembro, em Estocolmo, na Suécia, e em Oslo, na Noruega. As personalidades que ganham o prêmio tornam-se notáveis no mundo diante de suas áreas de atuação.

Confira as cinco categorias nas quais está dividido o Prêmio Nobel:

  • Química

  • Física

  • Medicina

  • Literatura

  • Paz

Saiba mais sobre o Prêmio Nobel

*Com informações da Agência Brasil

Crédito da imagem: arquivo pessoal

Por Silvia Tancredi
Jornalista