close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

O Dia Internacional dos Direitos Humanos tem como objetivo informar a população acerca dos Direitos Humanos e de que forma ele pode ajudar na manutenção da ordem e da justiça.

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Anualmente, no dia 10 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data em que a Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Leia também: O que é o Estado Democrático de Direito?

Tópicos deste artigo

Criação do Dia Internacional dos Direitos Humanos

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou e proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos no Palais de Chaillot, em Paris, França, em 10 de dezembro de 1948. Todos os Estados-nação (à época, 58 membros) e organizações com interesse nos Direitos Humanos foram convidados a marcar 10 de dezembro como o Dia dos Direitos Humanos.

Isso aconteceu em uma reunião realizada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em 04 de dezembro de 1950.

No dia 10 de dezembro, foi instituída a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
No dia 10 de dezembro, foi instituída a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Comemoração do Dia dos Direitos Humanos

A cada ano o Dia dos Direitos Humanos tem um tema. Uma parcela significativa dos temas escolhidos faz referência à necessidade de disseminação de informações acerca dos Direitos Humanos essenciais e/ou a respeito da importância da promoção da educação em Direitos Humanos.

São realizadas em todo o mundo:

  • campanhas publicitárias veiculadas em diversos meios,
  • eventos culturais,
  • passeatas,
  • manifestações populares,
  • exposições com a finalidade de informar os cidadãos sobre a necessidade da garantia dos direitos fundamentais contidos na Declaração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É uma data em que as comemorações são bem-vindas, no entanto, que visa essencialmente ao esclarecimento a respeito da necessidade de reivindicarmos ações efetivas dos Estados e da sociedade para o cumprimento dos compromissos assumidos com a garantia dos direitos civis, políticos, sociais e ambientais previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Veja também: OMS – agência da ONU responsável por questões relacionadas à saúde global

Declaração Universal dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O documento foi elaborado entre janeiro de 1947 e dezembro de 1948.

O objetivo era formar uma base para os Direitos Humanos em todo o mundo e representou uma mudança significativa de direção a partir de eventos como a Segunda Guerra Mundial e o colonialismo que imperava na época.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é considerada o documento mais traduzido da história moderna. Está disponível em mais de 360 línguas, e novas traduções ainda estão em fase de elaboração.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/10-dezembro-dia-internacional-dos-direitos-humanos.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Estude agora


Aulão 1° dia Enem 2020 | Oficina do Estudante

Confira um aulão sobre o primeiro dia de provas do Enem 2020. A transmissão é uma parceria com o Oficina do...

Imagem de uma função

Nesta aula veremos um breve resumo do que é domínio e contradomínio de uma função para compreendermos o que é...