Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

História do Brasil: primeira Constituição completa 200 anos hoje

Documento foi outorgado por Dom Pedro I durante o Primeiro Reinado brasileiro

Em 25/03/2024 14h49 , atualizado em 26/03/2024 14h15
Dom Pedro I e imagem da 1ª Constituição do Brasil. Na imagem, está escrito: 200 anos da primeira Constituição do Brasil: o que é importante estudar
Dom Pedro I outorgou a primeira Constituição do Brasil [1]
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A primeira Constituição do Brasil foi criada há 200 anos, no dia 25 de março de 1824. O documento foi outorgado por Dom Pedro I durante o Primeiro Reinado brasileiro.

Conforme a História do Brasil, a Constituição de 1824 foi elaborada no contexto da independência do Brasil, que ocorreu dois anos antes, em 1822, e da consolidação do Brasil enquanto nação. A história mostra ainda que Dom Pedro I formalizou o documento para atender seus próprios interesses.

Depois de declarada a Independência do Brasil, segundo este artigo, foi realizada a primeira eleição do Brasil como uma nação autônoma. Essa eleição definiu a composição da Assembleia Constituinte, a instituição que realizaria o debate da primeira Constituição do Brasil.

O que é uma Constituição?

De acordo com o Senado Federal, uma Constituição é a norma que trata da elaboração das outras leis (como devem ser feitas, por quem, etc.) e do conteúdo mínimo que essas outras normas devem ter. 

É na Constituição que estão previstos direitos como vida, liberdade, propriedade, igualdade, saúde, educação, moradia, entre vários outros. 

Provas de História do Brasil de vestibulares e Enem 2024, por exemplo, podem cobrar assuntos ligados às constituições brasileiras, especialmente a primeira, que completa hoje 200 anos.

O que é a Constituição de 1824?

A Constituição de 1824 - a primeira Constituição da História do Brasil -  foi outorgada em 25 de março de 1824, sendo oficialmente a primeira Constituição do Brasil enquanto uma nação independente. Essa Carta concretizou a vontade de d. Pedro I de manter poderes irrestritos. A palavra outorgada significa que a Carta em questão foi imposta pela vontade de d. Pedro I.

O principal desejo do imperador foi inteiramente atendido, com o estabelecimento de Quatro Poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador. O Poder Moderador era representado pelo próprio imperador e estava acima dos demais poderes. O imperador tinha atribuições diversas e amplos poderes no país.

Por meio da Constituição de 1824, segundo este artigo, Dom Pedir era o detentor da força coativa e poderia “nomear e demitir livremente ministros de Estado, membros vitalícios do Conselho de Estado, presidentes de província, autoridades eclesiásticas, o Senado vitalício, magistrados do poder Judiciário, etc.

A Constituição de 1824 durou 65 anos, tendo seu fim em 1889, quando foi determinado o fim da monarquia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que definiu a Constituição de 1824?

A Constituição de 1824 do Brasil definiu diversas questões, entre as quais destacam-se:

  • O Brasil se estabelecia enquanto uma monarquia constitucional, hereditária e representativa;

  • O país se dividia em províncias, e o presidente de cada província era nomeado pelo imperador;

  • As eleições seriam indiretas, e o direito ao voto era censitário, estabelecendo que os votantes deveriam ter renda anual mínima de 100 mil-réis;

  • A Igreja Católica foi submetida à autoridade do imperador (padroado);

  • Deputados (cargo temporário) eram eleitos por eleição indireta, e o imperador nomearia um entre os três senadores mais votados (cargo vitalício);

  • A escravidão foi mantida.

Quantas Constituições o Brasil teve?

O Brasil teve sete Constitiuções. Confira abaixo quais foram e as datas nas quais entraram em vigor:

  1. Constituição de 1824 

  2. Constituição de 1891 

  3. Constituição de 1934 

  4. Constituição de 1937 

  5. Constituição de 1946

  6. Constituição de 1967 

  7. Constituição de 1988 e atual

O que estudar sobre a Constituição de 1824?

Célio Tasinafo é professor de história [2]

Célio Tasinafo, professor de História do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas (SP), listou abaixo o que é importante estudar sobre a Constituição de 1824 e o que pode cair em vestibulares e no Enem 2024, por exemplo:

  1. Contexto histórico em que cada Constituição foi elaborada;

  2. Como cada constituição define quem é cidadão e quais seus direitos básicos;

  3. Quais os princípios estabelecidos por cada texto constitucional com relação às características e ao funcionamento dos poderes do estado (Legislativo, Executivo e Judiciário; no caso da 1ª constituição, além deles temos ainda o poder que era exclusivamente exercido pelo Imperador, chamado de Poder Moderador);

  4. Quais as semelhanças e diferenças de cada constituição com relação a sua antecessora;

  5. As mudanças nos mais diferentes aspectos da sociedade brasileira que podem ser relacionados diretamente ao que foi estabelecido por cada constituição.

Leia também: 

Dia da Justiça: entenda mais sobre a constituição com Edson Fachin, ministro do STF

Hoje (5) é o aniversário de 35 anos da Constituição Federal

Créditos da imagens:

[1] Wikimedia Commons

[2] Divulgação

Por Silvia Tancredi
Jornalista

PUBLICIDADE