Verb Tenses

Inglês

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Quando o aprendiz de língua estrangeira depara-se com os diferentes tempos verbais da língua inglesa (Verb Tenses), existe o anseio de tentar relacioná-los com a língua materna, o português, por exemplo.

No entanto, nem sempre isso é possível, porque alguns tempos verbais, sobretudo, os tempos perfeitos, possuem usos peculiares e são diferentes do português.

São doze os tempos verbais em inglês:

  1. Simple Present
  2. Simple Past
  3. Simple Future
  4. Present Progressive
  5. Past Progressive
  6. Future Progressive
  7. Present Perfect
  8. Past Perfect
  9. Future Perfect
  10. Present Perfect Progressive
  11. Past Perfect Progressive
  12. Future Perfect Progressive
Quantos tempos verbais existem em inglês?
Quantos tempos verbais existem em inglês?

Tempo e aspecto

A melhor maneira de aprender os tempos verbais é atentar ao uso de cada um deles. Dito isso, os tempos verbais em inglês são formados pelo tempo + aspecto. O tense indica o tempo de um evento, enquanto o aspecto diz respeito à completude de um determinado evento.

A categoria aspecto indica também duração e frequência. Pode-se entender melhor a questão do aspecto segundo a estrutura gramatical, ou seja, o aspecto é formado por um verbo auxiliar + um verbo principal. Em inglês, temos dois aspectos: o progressivo e o perfeito. Para o tempo, há o passado, o presente e o futuro. Os dois combinados permitem que o falante ou o estudante de língua inglesa faça uso de 12 tempos verbais:

Nos tópicos seguintes, abordaremos todos os tempos verbais e o uso de cada. Are you ready?

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Quais são os tempos verbais?

Nesta parte do texto, explicaremos cada tempo verbal, de maneira resumida, segundo os principais usos e por meio de exemplos. É interessante que você leitor e estudante de inglês crie uma tabela ao final do texto com cada tempo verbal, o uso resumido e, pelo menos, dois exemplos pessoais. Assim, ficará mais fácil a compreensão dos tempos verbais. Let’s go!

  • Simple Present

O Simple Present é um tempo verbal que exprime noções do dia a dia, de maneira geral. Pode ser usado também para falar de hábitos e rotinas, a frequência com que algo acontece, para as coisas que são consideradas verdadeiras ou fatos e estados presentes. Ele equivale ao presente do indicativo em português:

Simple Present

To go to school by car = ir para escola de carro

 

Subjects

 

Affirmative

Negative

Interrogative

I

You go to school by car.

You don’t go to school by car.

Do you go to school by car?

You

He

He goes to school by car.

He doesn’t go to school by car.

Does he go to school by car?

She

It

We

They go to school by car.

They don’t go to school by car.

Do they go to school by car?

You

They


Observe que o verbo só se flexiona na terceira pessoa do singular (he, she, it). Normalmente, acrescenta-se apenas –s, mas, em outros casos, –es ou –ies. Em frases negativas e interrogativas, usa-se o auxiliar do/does. Sem sentido semântico, o verbo auxiliar apenas indica o tipo de frase que temos.

  • Simple Past

Para falar do passado, especialmente de ações acabadas em um determinado ponto no passado, utiliza-se o Simple Past. É importante dizer que essas ações não devem ter nenhuma conexão com o presente. Normalmente, o passado simples equivale ao pretérito perfeito do português. Em outros casos, corresponde ao pretérito imperfeito do indicativo.

Simple Past

To go to school by car = ir para escola de carro

 

Subjects

 

Affirmative

Negative

Interrogative

I

You went to school by car.

You didn’t go to school by car.

Did you go to school by car?

You

He

He went to school by car.

He didn’t go to school by car.

Did he go to school by car?

She

It

We

They went to school by car.

They didn’t go to school by car.

Did they go to school by car?

You

They


Observe que, no passado simples, o verbo auxiliar das frases negativa e interrogativa é did. Nesse tempo verbal, o verbo principal não se flexiona. Além disso, é importante destacar que, no passado, existem os verbos regulares, em que se acrescenta –ed no final (talked, turned, watched etc.), e os verbos irregulares, tal qual go = went. Os verbos irregulares não possuem uma regra de terminação.

  • Simple Future

O futuro simples é bastante utilizado para falar de planos futuros, fazer predições ou decisões espontâneas, isto é, que acontecem no momento de fala. Diferentemente dos outros tempos verbais, o futuro simples tem como “verbo auxiliar” um verbo modal (will). Esse tempo verbal corresponde ao futuro do presente simples em português.

Simple Future

To go to school by car = ir para escola de carro

 

Subjects

Affirmative

Negative

Interrogative

I

You will go to school by car.

You won’t go to school by car.

Will you go to school by car?

You

He

He will go to school by car.

He won’t go to school by car.

Will he go to school by car?

She

It

We

They will go to school by car.

They won’t go to school by car.

Will they go to school by car?

You

They


Veja que, no futuro simples, o modal will deve acompanhar o verbo principal (to go) em todas as frases, sejam elas afirmativas, negativas ou interrogativas. A forma contraída de will + not é won’t.

Leia também: Modal verbs: o que são, exemplos, usos, exercícios

  • Present Progressive

Quando algo acontece no exato momento de fala, isto é, está em progressão, deve ser usado o presente progressivo. Esse tempo também é utilizado para falar de situações temporárias ou planos futuros já decididos e organizados.

Present Progressive

To go to school by car = ir para escola de carro

 

Subjects

Affirmative

Negative

Interrogative

I

I am going to school by car.

I am not going to school by car.

Am I going to school by car?

You

He

He is going to school by car.

He isn’t going to school by car.

Is he going to school by car?

She

It

We

They are going to school by car.

They aren’t going to school by car.

Are they going to school by car?

You

They


Observe que esse tempo verbal é formado pelo verbo auxiliar to be + verbo principal -ing. Não se esqueça de conjugar o verbo to be de acordo com o sujeito correspondente. Esse tempo verbal corresponde ao gerúndio do português (I am going to school by car. / Eu estou indo para a escola de carro.).

  • Past Progressive

Utiliza-se o tempo verbal Past progressive para falar de ações que estavam em progressão no passado. Por vezes, a ação em progressão é interrompida por outra no passado. Além disso, podemos usá-lo também para ações temporárias no passado.

Past Progressive

To go to school by car = ir para escola de carro

 

Subjects

Affirmative

Negative

Interrogative

I

I was going to school by car.

I wasn’t going to school by car.

Was I going to school by car?

You

He

He was going to school by car.

He wasn’t going to school by car.

Was he going to school by car?

She

It

We

They were going to school by car.

They weren’t going to school by car.

Were they going to school by car?

You

They


Veja que, de maneira semelhante ao Present progressive, esse tempo verbal é formado pelo verbo auxiliar to be NO PASSADO + verbo principal -ing. Não se esqueça de conjugar o verbo to be de acordo com o sujeito correspondente NO PASSADO. Esse tempo verbal corresponde ao gerúndio passado do português (I was going to school by car. / Eu estava indo para a escola de carro.).

  • Future Progressive

Este tempo verbal descreve ações em progressão em um determinado momento do futuro. O futuro progressivo é formado pelo verbo modal will + be + verbo principal – ing.

Future Progressive

To go to school by car = ir para escola de carro

 

Subjects

 

Affirmative

Negative

Interrogative

I

You will be going to school by car.

You won’t be going to school by car.

Will you be going to school by car?

You

He

He will be going to school by car.

He won’t be going to school by car.

Will he be going to school by car?

She

It

We

They will be going to school by car.

They won’t be going to school by car.

Will they be going to school by car?

You

They


Veja que esse tempo verbal assemelha-se ao gerúndio futuro do português (I will be going to school by car. / Eu estarei indo para escola de carro.)

  • Present Perfect

Ao falar de experiências no passado, devemos usar o presente perfeito. Quando descrevemos ações ou estados que têm conexão com o presente, também usamos esse tempo verbal. Essa é a diferença principal do Present Perfect e do Simple Past. O primeiro nos remete a uma ação do passado não acabada, exceto quando falamos de experiências. Já o segundo precisa ser relacionado com uma ação passada acabada. Isso nos auxilia na própria tradução do tempo verbal, uma vez que o presente perfeito corresponde ao pretérito perfeito do indicativo em português.

Present Perfect

To go to school by car = ir para escola de carro

 

Subjects

Affirmative

Negative

Interrogative

I

You have gone to school by car.

You haven’t gone to school by car.

Have you gone to school by car?

You

He

He has gone to school by car.

He hasn’t gone to school by car.

Has he gone to school by car?

She

It

We

They have gone to school by car.

They haven’t gone to school by car.

Have they gone to school by car?

You

They


Veja que o presente perfeito é formado pelo verbo have/has + verbo principal no particípio passado. Lembre-se de que os verbos regulares no particípio passado terminam em –ed. Quanto aos irregulares, não existe uma regra específica, por exemplo: I have gone to school. / Eu fui para a escola.

  • Past Perfect

O past perfect é utilizado para falar de duas ações no passado e sinalizar que uma antecedeu a outra – diferentemente do passado simples, que indicaria apenas duas ações no passado ou, se combinado com o passado progressivo, uma ação interromperia a outra. O past perfect aponta para uma ação que aconteceu antes de outra e descreve a ação que aconteceu primeiro. Por exemplo, “She rang me, but I had already left.” (Ela me ligou, mas eu já tinha saído.). “Tinha saído” aconteceu antes de ela ligar.

Past Perfect

To go to school by car = ir para escola de carro

 

Subjects

Affirmative

Negative

Interrogative

I

You had gone to school by car.

You hadn’t gone to school by car.

Had you gone to school by car?

You

He

He had gone to school by car.

He hadn’t gone to school by car.

Had he gone to school by car?

She

It

We

They had gone to school by car.

They hadn’t gone to school by car.

Had they gone to school by car?

You

They


Esse tempo verbal é formado pelo verbo had + verbo principal no particípio passado. Não se esqueça de que os verbos regulares no particípio passado terminam em –ed. Já os verbos irregulares não apresentam uma regra específica.

Leia também: Curiosidades sobre a Língua Inglesa

  • Future Perfect

O futuro perfeito é utilizado para indicar que algo terá terminado em um ponto específico do futuro. É muito comum o uso das preposições by e in: She will have finished highschool by the year 2022. / Ela terá terminado o ensino médio até o ano de 2022.

Future Perfect

To go to school by car = ir para escola de carro

 

Subjects

 

Affirmative

Negative

Interrogative

I

You will have gone to school by car.

You won’t have gone to school by car.

Will you have gone to school by car?

You

He

He will have gone to school by car.

He won’t have gone to school by car.

Will he have gone to school by car?

She

It

We

They will have gone to school by car.

They won’t have gone to school by car.

Will they have gone to school by car?

You

They


Perceba que esse tempo verbal é formado por will + have + verbo principal no particípio passado. Por exemplo: He will have gone to school by car in one hour. / Ele terá ido para escola em uma hora.

  • Present Perfect Progressive

Quando falamos de uma ação que acabou em um determinado ponto no passado ou que se iniciou no passado e ainda continua no presente, devemos usar o presente perfeito progressivo. O foco está na duração da ação.

Present Perfect Progressive

To go to school by car = ir para escola de carro

 

Subjects

Affirmative

Negative

Interrogative

I

You have been going to school by car.

You haven’t been going to school by car.

Have you been going to school by car?

You

He

He has been going to school by car.

He hasn’t been going to school by car.

Has he been going to school by car?

She

It

We

They have been going to school by car.

They haven’t been going to school by car.

Have they been going to school by car?

You

They


O presente perfeito progressivo é formado pelo verbo have + been + verbo principal – ing. Assim, a frase “I have been going to school by car.” / “Eu tenho ido para escola de carro.” foca na questão da duração, ou seja, ir para escola de carro tem ocorrido continuamente, desde o passado até o momento presente.

Leia também: Aplicativos para aprender inglês

  • Past Perfect Progressive

Esse tempo verbal foca na duração de algo que estava acontecendo no passado antes de alguma outra coisa ter acontecido. Por exemplo: “She had been waiting for 3 hours for her father when he arrived.” / “Ela estava esperando por 3 horas por seu pai quando ele chegou.” Assim, o tempo de espera é o foco que é interrompido pela chegada.

Past Perfect Progressive

To go to school by car = ir para a escola de carro

 

Subjects

Affirmative

Negative

Interrogative

I

You had been going to school by car.

You hadn’t been going to school by car.

Had you been going to school by car?

You

He

He had been going to school by car.

He hadn’t been going to school by car.

Had he been going to school by car?

She

It

We

They had been going to school by car.

They hadn’t been going to school by car.

Had they been going to school by car?

You

They


O passado perfeito progressivo é constituído pelo verbo had + been + verbo principal – ing.

  • Future Perfect Progressive

Quando algo já tiver começado e continua no futuro, deve-se utilizar o tempo verbal futuro perfeito progressivo. Observe o exemplo: Next week, I will have been working here for 10 years / Semana que vem, eu estarei trabalhando aqui por 10 anos. O foco está na duração da ação que se inicia e continua no futuro.

Future Perfect Progressive

To go to school by car = ir para escola de carro

 

Subjects

Affirmative

Negative

Interrogative

I

You will have been going to school by car.

You won’t have been going to school by car.

Will you have been going to school by car?

You

He

He will have been going to school by car.

He won’t have been going to school by car.

Will he have been going to school by car?

She

It

We

They will have been going to school by car.

They won’t have been going to school by car.

Will they have been going to school by car?

You

They


O futuro perfeito progressivo é constituído pelo verbo modal will + have + been + verbo principal – ing.

Exercícios resolvidos

Questão 1

Identifique os tempos verbais das seguintes frases:

  1. I will travel around the world.
  2. You ate three hamburgers last night!
  3. She plays the drums on Saturdays.
  4. He is watching a cartoon.
  5. They will be coming home by plane.
  6. We were playing cards yesterday night.

Resolução

  1. Futuro simples, pois trata de previsões.
  2. Passado simples, pois descreve ações encerradas no passado.
  3. Presente simples, pois descreve rotina.
  4. Presente contínuo, pois indica uma ação em progresso.
  5. Futuro contínuo, pois indica uma ação futura em progresso.
  6. Passado contínuo, pois descreve uma ação passada em progresso.

Questão 2

Complete as seguintes frases utilizando os verbos entre parênteses:

  1. You __________ your diner when they arrived from work. (eat)
  2. The dog __________ with the cat for 10 minutes when their owner came home. (play)
  3. He __________ a difficult test. (take)
  4. They ___________ for two hours! (run)
  5. She __________ her doctorate by August. (finish)
  6. I __________ my paper by the end of this year. (write)

Resolução

  1. You had eaten your diner when they arrived from work. (eat)
  2. The dog had been playing with the cat for 10 minutes when their owner came home. (play)
  3. He has taken a difficult test. (take)
  4. They have been running for two hours! (run)
  5. She will have finished her doctorate by August. (finish)
  6. I will be writing my paper by the end of this year. (write)

 

Por Patricia Veronica Moreira
Professora de Inglês

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MOREIRA, Patricia Veronica. "Verb Tenses"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ingles/verb-tenses.htm. Acesso em 29 de outubro de 2020.