PUBLICIDADE
Devemos utilizar o tempo verbal simple present para descrever ações em geral. Precisamos ter cuidado quando pensamos sobre ações que acontecem no tempo de fala, isto é, como se elas estivessem acontecendo agora, pois as ações em progressão referem-se, na verdade, a outro tempo verbal: o present continuous. Dito isso, podemos nos concentrar no simple present, formado pelo verbo principal no infinitivo sem a preposição to, quando falamos de algo que acontece frequentemente.
Ao contrário da língua portuguesa, em inglês, os verbos no simple present não são flexionados em todas as pessoas, exceto na terceira pessoa do singular (he/ele, she/ela, it/ele, ela) |1| em frases afirmativas. Outra peculiaridade é o uso dos verbos auxiliares do e does em frases interrogativas e negativas. Nos tópicos a seguir, explicaremos o uso desse tempo verbal, abordando a sua estrutura e conjugando alguns verbos. Vamos lá!
Tópicos deste artigo
- 1 - Quando usar o simple present?
- 2 - Principais regras do simple present
- 3 - Tabela com exemplos de verbos conjugados
- 4 - Exercícios resolvidos
Quando usar o simple present?
→ What time do you have breakfast every day?
- Que horas você toma café da manhã todos os dias?
→ Do you go to work by car or by bicycle?
- Você vai para o trabalho de carro ou de bicicleta?
Pelas perguntas, podemos perceber o interesse naquilo que fazemos no nosso dia a dia. O simple present é empregado justamente para descrever o que as pessoas fazem no cotidiano. Além disso, podemos utilizá-lo para retratar fatos ou verdades em geral, caracterizar alguns estados emocionais ou características físicas e pessoais, narrar ou sintetizar histórias ou eventos, entre outros usos|2|. No quadro seguinte, exploraremos nos exemplos cada uso que podemos fazer do simple present:
(Rotina diária, hábitos, costumes) |
1- They always wake up at 7 am. (Eles sempre acordam às 7:00 da manhã.) 2- Clara has cereals for breakfast. (Clara come cereais no café da manhã.) 3- She doesn’t study in the library on Mondays. (Ela não estuda na biblioteca nas segundas-feiras.) |
(Fatos e verdades gerais) |
1- The sun rises in the east. (O sol nasce no leste.) 2- The water boils at 100 degree Celsius. (A água ferve a 100 graus Celsius.) |
(Estados emocionais, características físicas e pessoais) |
1- Denis is a happy person. (Denis é uma pessoa feliz.) 2- He is tall. (Ele é alto.) 3- They don’t seem to be very comfortable. (Eles não parecem estar confortáveis.) 4- Jack hates chocolate (Jack odeia chocolate.) 5- Is Carlos a good teacher? (Carlos é um bom professor?) |
(Narração ou resumo de histórias ou eventos) |
1- Ana goes to school after lunch. She studies in the afternoon. Then, she goes home with her friend and they study and play together. (Ana vai para a escola depois do almoço. Ela estuda à tarde. Depois, ela vai para casa com os amigos e eles estudam e brincam juntos.) 2- According to the author, this paper is very important to define the composition of modern bands in Brazil. He affirms that people really love to mix genres. (Segundo o autor, este artigo é muito importante para definir a composição das bandas modernas brasileiras. Ele afirma que as pessoas realmente gostam de misturar os gêneros). |
Para não esquecer os diferentes empregos do simple present, que tal você elaborar uma lista, segundo cada uso, com seus próprios exemplos?!
Veja mais: Simple past: tempo verbal que indica uma ação do passado já concluída
Principais regras do simple present
Nesta parte do texto, observaremos a estrutura do simple present em inglês, focando nas regras gramaticais. Primeiramente, destacamos que a frase é composta pelo sujeito + verbo + complemento:
I. I dance with you.
- (Eu danço com você.)
É importante dizer que a ordem sintática (das palavras) segue uma regra diferente da nossa língua em frases interrogativas (você verá nos tópicos a seguir). Além disso, a conjugação do verbo principal diferencia-se do português, uma vez que o verbo só se modifica na terceira pessoa do singular: he (ele), she (ela), it (ele/ela), na forma afirmativa, facilitando – de certa forma – a nossa aprendizagem no que diz respeito à conjugação de verbos.
Por último, o inglês utiliza verbos auxiliares (do/does) em frases tanto negativas quanto interrogativas. Abordaremos cada uma dessas peculiaridades separadamente nas seções seguintes.
-
Forma afirmativa
A língua tem seus artifícios para marcar alguns aspectos de tempo, pessoa e lugar. Percebemos em frases afirmativas o acréscimo do –s ao verbo principal, indicando-nos de que se trata da 3ª pessoa do singular (he, she, it). Por exemplo:
I. Alice goes to the gym.
- (Alice vai para a academia.)
II. It’s a beautiful day.
- (É um dia bonito.)
Os dois exemplos apresentam dois outros aspectos importantes das frases afirmativas:
- As regras de ortografia para a 3ª pessoa do singular;
- Os verbos irregulares no simple present.
Na conjugação do verbo na terceira pessoa do singular, existem regras ortográficas:
Maioria dos verbos: acrescenta-se –s. |
I feel (Eu sinto) They live (Eles moram) We talk (Nós falamos) You read (Você lê) |
She feels He lives He talks She reads |
Verbos que terminam em –ss, –sh, –ch, –o, –x: acrescenta-se –es. |
We pass (Nós passamos) They wash (Eles/elas lavam) You watch (Vocês assistem) I go (Eu vou) I relax (Eu relaxo) |
He passes She washes It watches He goes She relaxes |
Verbos que terminam em consoante + y: retira-se o –y e, depois, acrescenta-se –ies. |
I study (Eu estudo) You copy (Você copia) They cry (Eles/elas choram) |
He studies She copies He cries |
Verbos que terminam em vogal + y: acrescenta-se –s. |
You play (Você brinca) They say (Eles/elas dizem) |
He plays She says |
Quanto à conjugação das outras pessoas, o verbo permanece da mesma forma. Por exemplo: I/you/we/they read. (Eu leio, você lê/vocês leem, nós lemos, eles/elas leem).
No simple present, há apenas dois verbos irregulares: o verbo to be (ser/estar) e to have (ter). A conjugação é diferente. Confira no final do texto, em tabela com exemplos de verbos conjugados, a conjugação completa deles!
-
Forma negativa
Na forma negativa do simple present, é necessário o uso do verbo auxiliar do/does. Enquanto verbo auxiliar, isto é, quando ele ocupa uma posição na frase com o objetivo de sinalizar que a frase é negativa, o verbo auxiliar do/does não tem sentido semântico. Mas se ele ocupa a posição de verbo principal na frase, o seu sentido semântico é de fazer. Por exemplo:
I. I don’t (do not) speak Italian.
⇒ Eu não falo italiano. (O verbo do indica que a frase é negativa. O verbo principal dessa frase é speak).
II. I do my Italian homework.
⇒ Eu faço minha tarefa de italiano. (O verbo do ocupa a posição de verbo principal. Possui o sentido de fazer).
Como apontamos sobre os aspectos ortográficos para a 3ª pessoa do singular, o auxiliar do também deve seguir as mesmas regras. Logo, devemos dizer:
I. She doesn’t (does not) have lunch at home.
⇒ Ela não almoça em casa.
-
Forma interrogativa
Para fazer uma pergunta no simple present, devemos utilizar o verbo auxiliar do/does tanto na pergunta quanto na resposta curta. O verbo auxiliar deve sempre vir no começo da pergunta. Além disso, o verbo auxiliar também não possui sentido semântico, apenas ocupa uma posição na frase para nos indicar que estamos diante de uma pergunta em inglês. Por exemplo:
Question: Do you go out with your friends? / Você sai com seus amigos?
O verbo do indica que a frase é interrogativa. O verbo principal dessa frase é go.
Short answers (respostas curtas) |
Complete answers (respostas completas) |
Yes, I do. (Sim, eu saio.) ou No, I don’t. (Não, eu não saio.) |
Yes, I go out with my friends. (Sim, eu saio com meus amigos.) ou No, I don’t go out with my friends. (Não, eu não saio com meus amigos.) |
Se for uma pergunta na 3ª pessoa do singular, utiliza-se does, por exemplo:
Question: Does he study English at school? / Ele estuda inglês na escola?
O verbo auxiliar é does. O verbo principal da frase é study.
Short answers (respostas curtas) |
Complete answers (respostas completas) |
Yes, he does. (Sim, ele estuda.) ou No, he doesn’t. (Não, ele não estuda.) |
Yes, he studies English at school. (Sim, ele estuda inglês na escola.) ou No, he doesn’t study English at school. (Não, ele não estuda inglês na escola.) |
Observe que o verbo na 3ª pessoa do singular, tanto na frase negativa quanto na interrogativa, precisa do auxiliar does. Consequentemente, o verbo principal não precisa ser marcado com –s, –es ou –ies (como na afirmativa), porque o verbo auxiliar já nos mostra que o sujeito da frase está na terceira pessoa.
Saiba mais: Question words: quais são e como usá-las
Tabela com exemplos de verbos conjugados
|
Have (Ter) |
Go (Ir) |
||||
|
Affirmative |
Negative |
Interrogative |
Affirmative |
Negative |
Interrogative |
I (eu) |
I have |
I don’t have |
Do I have? |
I go |
I don’t go |
Do I go? |
You (você) |
You have |
You don’t have |
Do you have? |
You go |
You don’t go |
Do you go? |
He/she/it (ele/ela) |
He has |
He doesn’t have |
Does he have? |
She goes |
She doesn’t go |
Does she go? |
We (nós) |
We have |
We don’t have |
Do we have |
We go |
We don’t go |
Do we go? |
You (vocês) |
You have |
You don’t have |
Do you have? |
You go |
You don’t go |
Do you go? |
They (eles/elas) |
They have |
They don’t have |
Do they have? |
They go |
They don’t go |
Do they go? |
→ Não se esqueça de que no inglês podemos usar a forma contraída: don’t/doesn’t ou completa: do not/does not.
Leia também: Contracted forms: formas abreviadas em inglês
Exercícios resolvidos
Questão 1
Sublinhe as alternativas corretas:
Hi! My name am/is/are David and I am/is/are 25 years old. I live/lives in Sydney, Australia. I am/is/are a biologist and I work/works in a zoo with my sister Alice. She am/is/are 27 years old and she am/is/are a veterinarian. She help/helps the animals there. I go/goes to work at 7 am and she go/goes to work at 8 am. I don’t/doesn’t work on Saturdays and she don’t/doesn’t work on Sundays.
Resolução:
Hi! My name am/is/are (terceira pessoa do singular) David and I am/is/are (primeira pessoa do singular) 25 years old. I live/lives (primeira pessoa do singular) in Sydney, Australia. I am/is/are (primeira pessoa do singular) a biologist and I work/works (primeira pessoa do singular) in a zoo with my sister Alice. She am/is/are (terceira pessoa do singular) 27 years old and she am/is/are (terceira pessoa do singular) a veterinarian. She help/helps (terceira pessoa do singular) the animals there. I go/goes (primeira pessoa do singular) to work at 7 am and she go/goes (terceira pessoa do singular) to work at 8 am. I don’t/doesn’t (primeira pessoa do singular) work on Saturdays and she don’t/doesn’t (terceira pessoa do singular) work on Sundays.
Notas
|1| “It” é um pronome sujeito da terceira pessoa do singular (ele, ela) para se referir a objetos, animais, situações, ideias etc.
|2| Outro uso do simple present é para falar da frequência que fazemos algo.