PUBLICIDADE
O present continuous é um tempo verbal usado na língua inglesa quando desejamos expressar uma ideia do que está ocorrendo no momento de fala. Em outras palavras, o presente continuous descreve ações que estão se desenvolvendo agora, como a sua leitura deste texto (você está lendo o texto sobre presente continuous). Além disso, essa noção de agora pode ser ampliada, uma vez que o present continuous também pode ser usado para ações temporárias.
Outro uso importante do present continuous se relaciona com o futuro, em especial, quando há planos previamente estabelecidos. Além disso, o aprendiz de língua inglesa precisa estar atento para saber quando usar o present continuous e o present simple. Todos esses aspectos, as regras, a formação e quando usar serão explorados nos tópicos que seguem.
Leia também: Simple future tense — quando usar will e going to
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre present continuous
- 2 - Formação do present continuous
- 3 - Quando usar o present continuous?
- 4 - Quais são as regras do present continuous?
- 5 - Present simple x present continuous
- 6 - Exercícios sobre present continuous
Resumo sobre present continuous
- O present continuous é usado quando falamos de alguma ação que ocorre no momento da fala.
- Ele também pode ser utilizado para ações temporárias.
- Quando falamos de planos futuros já organizados, podemos usar o present continuous.
- O present continuous é formado pelo verbo to be no presente + verbo principal com -ing.
- Para formar uma pergunta, basta inverter o verbo to be com o sujeito da frase.
Formação do present continuous
O present continuous é um tempo verbal composto. Isso indica que ele se forma por meio de dois verbos: um auxiliar e um principal. Nesse caso, o auxiliar to be (ser/estar) se encontra conjugado no presente (am, is, are), indicando o tempo. O verbo principal se conjuga na forma do particípio presente, que corresponde ao -ing ao final do verbo, indicando a duração da ação e o sentido do próprio verbo (cantar, correr, estudar etc.).|1|
Veja alguns exemplos:
Exemplo 1:
I am playing football. (Eu estou jogando futebol.)
Sujeito + verbo auxiliar + verbo principal + complemento
Exemplo 2:
He is studying Mathematics. (Ele está estudando Matemática.)
Sujeito + verbo auxiliar + verbo principal + complemento
Exemplo 3:
We are going to Miami in December. (Nós iremos a Miami em dezembro.)
Sujeito + verbo auxiliar + verbo principal + complemento
Assim, os exemplos 1 e 2 mostram o aspecto contínuo do evento ou da ação. Por outro lado, o exemplo 3 mostra planos estabelecidos sobre o futuro.
Quando usar o present continuous?
Levando em consideração como o present continuous é formado, devemos utilizá-lo quando uma ação ou evento está se desenvolvendo no momento da fala (agora) ou quando o aspecto de continuidade tem uma duração mais longa, desde que tenha começo e fim. Por isso, quando os aprendizes estão estudando o present continuous, primeiramente se apresenta o primeiro uso, ou seja, de algo que está acontecendo agora:
— Hi, Peter. What are you doing now? (Oi, Peter, o que você está fazendo agora?)
— Hello, John. I am working at home. (Olá, John. Eu estou trabalhando em casa.)
O segundo uso do present continuous nos remete a ações temporárias, podendo ter uma duração curta ou longa.|2| Veja os próximos exemplos:
Exemplo 1:
Isabela is living in France during the Olympic Games. (Isabela está morando na França durante os Jogos Olímpicos.)
Exemplo 2:
— Where are you taking your Law degree? (Onde você está estudando Direito?)
— I am taking it at UFG in Goiânia. (Eu estou estudando na UFG em Goiânia.)
Os dois exemplos apresentam ações que vão além do momento de fala, do agora, pois têm uma duração mais longa. O primeiro durará o período dos jogos, e o segundo, por mais de um ano. Assim, o estudante de inglês deve focar no contexto em que o present continuous aparece.
Por fim, usamos o present continuous para falar de planos futuros, tais como viagens marcadas, passeios organizados, objetivos estabelecidos etc.
She is starting a new business next semester. (Ela começará um novo negócio no próximo semestre.)
Diferentemente dos exemplos anteriores, neste, a tradução para o português fica mais adequada no futuro pelo contexto da frase, mas não ficaria errado dizer também que: “Ela está começando um novo negócio no próximo semestre”, pois indica futuro nas duas construções.
Veja também: Quais são os modos verbais em inglês?
Quais são as regras do present continuous?
Além da regra de formação do tempo verbal present continuous composta pelo verbo to be + verbo principal -ing, deve-se atentar para aspectos ortográficos do verbo principal que, com o acréscimo do -ing, pode sofrer alterações.
Regras |
Exemplos |
A maioria dos verbos no presente particípio são formados por -ing: |
Work – working (trabalhar) Play – playing (brincar) Eat – eating (comer) Listen – listening (ouvir) |
Se o verbo principal conter apenas uma sílaba, terminando em consoante – vogal – consoante, dobra-se a última consoante: |
Run – running (correr) Stop – stopping (parar) |
Em verbos que se terminam em -e, retiramos o -e e adicionamos -ing. |
Write – writing (escrever) Make – making (fazer) |
Em verbos com duas sílabas em que a última for tônica, terminando em consoante – vogal – consoante, deve-se dobrar a última consoante. |
Begin – beginning (começar) |
Em verbos que se terminam em -ie, deve-se substituir a terminação por -ying. |
Die – dying (morrer) |
Outra regra importante diz respeito aos verbos que não podem receber o -ing, porque são considerados verbos de estado, já que expressam emoção, estados mentais, entre outros, na língua inglesa:|3| agree – concordar, believe – acreditar, hate – odiar, have – ter, know – saber, like – gostar, seem – parecer, understand – entender, want – querer, entre outros.
Considerando a questão ortográfica e os verbos de estado, veja, a seguir, como se estruturam as frases afirmativa, negativa e interrogativa no present continuous:
Forma afirmativa (exemplos) |
||||
I |
Eu |
am |
estou |
drinking water bebendo água |
You |
Você |
are |
está |
|
He She It |
Ele Ela Ele/ela *objetos/animais |
is |
está |
|
We You They |
Nós Vocês Eles/elas |
are |
estamos estão estão |
Observando a tabela, leia os exemplos com o present continuous na forma afirmativa:
We are watching TV. (Nós estamos assistindo televisão.)
I am talking about the hot weather this year. (Estou falando sobre o clima quente neste ano.)
-
Videoaula sobre present continuous (forma afirmativa)
Forma negativa (exemplos) |
|||||
I |
Eu |
am |
not não |
estou |
drinking water bebendo água |
You |
Você |
are |
está |
||
He She It |
Ele Ela Ele/ela *objetos/animais |
is |
está |
||
We You They |
Nós Vocês Eles/elas |
are |
estamos estão estão |
Observando a tabela, veja os exemplos com o present continuous na forma negativa:
We are not watching TV. (Nós não estamos assistindo televisão.)
I am not talking about the weather. (Não estou falando sobre o clima.)
Lembre-se de que, na forma negativa, é possível utilizar as formas contraídas: I’m not, you aren’t, he isn’t, we aren’t, they aren’t.
Forma interrogativa (exemplos) |
||||
Am |
estou |
I |
Eu |
drinking water? bebendo água? |
Are |
está |
you |
Você |
|
Is |
está |
he she it |
Ele Ela Ele/ela *objetos/animais |
|
Are |
estamos estão estão |
we you they |
Nós Vocês Eles/elas |
Não se esqueça de que colocamos a tradução na tabela seguida de cada elemento, mas, em português, a forma seria: Você está bebendo água? (Are you drinking water?).
Observando a tabela, veja os exemplos com o present continuous na forma interrogativa:
Are they watching TV? (Eles estão assistindo televisão?)
Are you talking about the hot weather this year? (Você está falando sobre o clima quente neste ano?)
-
Videoaula sobre present continuous (formas negativa e interrogativa)
Present simple x present continuous
O present simple se diferencia do present continuous por se tratar de situações relacionadas ao cotidiano, para falar de rotina, de hábitos, de fatos, de características físicas, de acontecimentos. Por sua vez, o present continuous expressa ações que ocorrem no momento de fala, ações temporárias e planos futuros já organizados.
Observe os seguintes exemplos:
I work with people every day. (Trabalho com pessoas todos os dias.)
I am working from home this week, because my sister got sick. (Estou trabalhando de casa nesta semana, porque minha irmã está doente.)
No primeiro exemplo, a pessoa está falando de sua rotina, da frequência com que trabalha com pessoas e, por isso, foi utilizado o present simple. Enquanto isso, no segundo exemplo, o fato da irmã estar doente gerou uma ação temporária, ou seja, a de trabalhar em casa. Dessa forma, recomenda-se o uso do present continuous.
Saiba mais: Quando usar o past continuous?
Exercícios sobre present continuous
1. (Uece-CEV – 2018) - The verb tenses in “Machado’s stories pulse with life” (line 79) and “Yet Machado is always writing...”(line 124), are:
a) simple present and present perfect.
b) simple past and past continuous.
c) present perfect and simple present.
d)simple present and present continuous.
Resolução: D
A resposta correta é letra D, pois a primeira frase retrata uma opinião, algo que é considerado como verdadeiro na opinião do autor (As histórias de Machado pulsam com vida), logo, é simple present. Enquanto a segunda frase, “No entanto, Machado está sempre escrevendo sobre libertação (continuação do texto)”, é formada com o verbo to be + verbo principal com -ing, o que nos indica o present continuous.
2. (Unicentro – 2019) The “ING” is used as a Present Continuous form in:
a) “spending” (l. 2).
b) “talking” (l. 3).
c) “warning” (l. 4).
d) “speaking” (l. 7).
e) “ringing” (l. 8).
Resolução: C
A resposta correta é a letra C, “warning”, pois é a única opção que, no texto, aparece a estrutura do present continuous “doctors are now warning” (os médicos agora estão alertando). Além disso, a palavra “agora” reforça a ideia de que se trata de algo que está ocorrendo no presente momento.
Notas
|1| DECAPUA, A. Grammar for Teachers: A Guide to American English for Native and Non-Native Speakers. Springer: New York, 2008.
|2| e |3| SWAN, M; WALTER, C. The good grammar book: a grammar practice book for elementary to lower-intermediate students of English. Oxford University Press: Oxford, 2001.
Fontes
DECAPUA, A. Grammar for Teachers: a guide to american english for native and non-native speakers. Springer: New York, 2008.
SWAN, M; WALTER, C. The good grammar book: a grammar practice book for elementary to lower-intermediate students of English. Oxford University Press: Oxford, 2001.