Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Past continuous

“Past continuous” é utilizado para descrever eventos ou ações em desenvolvimento no passado. Acrescenta-se o uso para ações passadas temporárias ou interrompidas por outra.

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Na língua inglesa, o past continuous descreve ações e/ou eventos que estavam em progressão no passado, por isso, também é chamado de past progressive em algumas gramáticas|1||2|. Existem igualmente outros usos para esse tempo verbal, por exemplo, quando temos duas ações e uma é interrompida, ou, ainda, para enfatizar certas ações no passado.

Leia também: Irregular verbs – lista dos verbos irregulares em inglês

Tópicos deste artigo

Uso do past continuous

A progressão no past continous é um aspecto relevante para entender-se o seu uso, que se diferencia de outros tempos verbais no passado. Assim, deve-se levar em consideração que as ações no past continuous têm um caráter de andamento temporal passado, referem-se a alguma coisa que estávamos no meio de fazer/conduzir|1|. Pode ser usado também para distinguir duas ações passadas: uma que estava em pleno desenvolvimento quando outra a interrompeu para ocupar seu lugar.

Além disso, usamos esse tempo verbal para enfatizar ações que estavam ocorrendo no passado. Por fim, outra possibilidade de uso desse tempo relaciona-se com ações repetidas e temporárias no passado. Observe alguns exemplos:

  1. They were watching a film when the power went out.
    (Eles estavam assistindo a um filme quando a energia acabou.)

  2. My mom was working the whole night.
    (Minha mãe estava trabalhando a noite toda.)

  3. Last month, I was organizing our party.
    (Mês passado, eu estava organizando nossa festa.)

Agora vamos classificar os exemplos segundo os usos do past continuous. No primeiro exemplo, estamos diante de duas ações. Na primeira oração, a ação estava em desenvolvimento quando a energia acabou, interrompendo o que eles estavam fazendo. No exemplo 2, tem-se uma ênfase ou destaque para a ação que estava ocorrendo, isto é, o fato de a mãe ter trabalhado a noite toda. O terceiro exemplo mostra uma ação temporária no passado.

Regras do past continuous

Por ser um tempo verbal composto, ele é formado pelo verbo auxiliar to be no simple past + present participle do verbo principal, sendo essa a estrutura das orações afirmativas. Cada um desses verbos tem uma função específica. O verbo to be indica que se trata de um tempo passado, enquanto o particípio do verbo principal atua na aspectualidade das ações que têm uma duratividade e não são pontuais, tal qual ocorre no simple past|2|. Uma frase negativa nesse tempo verbal é formada pela adição do not depois do verbo to be no simple past. Para orações interrogativas, basta inverter o verbo principal e o sujeito.

AFFIRMATIVE

NEGATIVE

INTERROGATIVE

I

was

 

studying English

(estudando inglês).

I

wasn’t

(was not)

 

studying English

(estudando inglês).

Was

I

 

studying English

(estudando inglês)?

You

were

You

weren’t

Were

you

He

She

It

 

was

He

She

It

 

wasn’t

 

Was

he

she

it

We

You

They

 

were

We

You

They

 

weren’t

(were not)

 

Were

we

you

they

 

Quando temos duas ações no passado, uma no past continuous e outra no simple past, devemos atentar-nos para o uso de when (quando) e de while (enquanto). O primeiro acompanha as orações que estão no simple past, e o segundo acompanha as orações que estão no past continuous|2|.

Veja os seguintes exemplos:

  1. I was reading a book when the door opened.
    (Eu estava lendo um livro quando a porta abriu-se.)

  2. While he was sleeping, I made dinner.
    (Enquanto ele estava dormindo, eu fiz o jantar.)

Levando-se em consideração as regras estruturais do past continuous, basta praticar com alguns exemplos pessoais. Observe os que seguem como modelo:

  1. Were you having a party yesterday? No, we weren’t. We were studying until late for our test on Monday.
    (Vocês estavam festejando ontem? Não, não estávamos. Nós estávamos estudando até tarde para nossa prova na segunda-feira.)

  2. She wasn’t listening to music when the dog barked.
    (Ela não estava escutando música quando o cachorro latiu.)

  3. It was raining a lot yesterday morning, but I had so much to do that I couldn’t enjoy it.
    (Estava chovendo muito ontem de manhã, mas eu tinha tanta coisa para fazer que eu não pude aproveitar.)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diferença entre past perfect continuous e past perfect

Normalmente, os tempos perfeitos em inglês têm uma conexão com o presente. No entanto, os tempos verbais past perfect e past perfect continuous têm relação estreita com o passado. O primeiro trata da relação entre duas ações passadas, mostrando que uma ocorreu antes da outra. A oração que contém o past perfect é a que ocorreu primeiramente. Esse tempo verbal é formado pelo verbo had + past participle|2|.

Por outro lado, o past perfect continuous também expressa uma relação entre duas ações passadas, mas o seu foco está na duração/desenvolvimento da própria ação passada. Formado pelo verbo had + been + present participle (-ing)|2|.

  1. She had been working. She was glad about it.
    (Ela estava trabalhando. Ela ficou feliz a respeito disso.)

  2. She had worked. She looked glad about it.
    (Ela tinha trabalhado. Ela parecia feliz a respeito disso.)

Veja que, no exemplo com o past perfect continuous (1), o foco está na progressão da ação. Enquanto no exemplo 2, com o past perfect, o foco está no resultado, ao diferenciar-se esses dois tempos verbais.|1|

Veja também: Modal verbs – quando e como utilizar?

O “past continuous” descreve ações em desenvolvimento no passado.
O “past continuous” descreve ações em desenvolvimento no passado.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - (Colégio Naval 2017) Complete the sentences with the correct use of the Simple Past and the Past Continuous.

1- I was waiting for the bus when I___________ (see) her.

2- The children ___________ (argue) when the teacher arrived.

3- Everyone___________ (listen) to music when the lights ___________ (go) out.

To fill in the gaps respectively, mark the right option.

a) saw / was arguing / were listening / went

b) was seeing / was arguing / listened / were

c) were weeing / argued / listenned / were

d) saw / were arguing / was listening / went

e) was seing / argued / listened / were going

Resolução

Alternativa D, pois temos na frase 1: past continuous e simple past. Na frase 2, temos: past continuous e simple past. Na frase 3: past continous e simple past. Nos três casos, a segunda oração interrompe o que estava acontecendo anteriormente.

Questão 2 - (EEAR 2017) Write (T) for true and (F) for false according to the explanation of the tenses in parenthesis.

( ) When you are looking back from a point in past time, and you are concerned with the effects of something which happened at an earlier time in the past. (Past perfect )

( ) When you are concerned with the present effects of something which happened at an indefinite time in the past. (Past perfect continuous)

( ) When you are talking about something which continued to happen before and after a particular time. (Past continuous)

Choose the alternative that corresponds to the right order.

a) T – F – F

b) T – F – T

c) F – T – F

d) F – F – T

Resolução

Alternativa B, porque a segunda afirmação é a definição do tempo verbal present perfect.

Notas

|1| EASTWOOD, J. Oxford guide to English grammar. Oxford University Press: Oxford, 2002.

|2| DECAPUA, A.. Grammar for teachers: a guide to American English for native and non-native speakers. Springer: New York, 2008.

 

Por Patricia Veronica Moreira
Professora de Inglês

Escritor do artigo
Escrito por: Patricia Veronica Moreira Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MOREIRA, Patricia Veronica. "Past continuous"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ingles/past-continuous.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Complete the sentences putting the verb in the parentheses in the past continuous.

a) I _________________a very pleasant book last night. (to read)

b) He _________________ TV when his mother arrived. (to watch)

c) My father and my little brother ______________________ soccer yesterday. (to play)

d) My mother ___________________lunch with her friends last week. (to have)

e) They _____________________hard in their College project. (to work)

Exercício 2

Pass the sentences of the exercises number 1 to the negative form.

a) I _________________a very pleasant book last night. (to read)

b) He _________________ TV when his mother arrived. (to watch)

c) My father and my little brother ______________________ soccer yesterday. (to play)

d) My mother ___________________lunch with her friends last week. (to have)

e) They _____________________hard in their College project. (to work)