PUBLICIDADE
A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial teve uma atuação limitada, uma vez que o país não possuía recursos bélicos suficientes para a complexidade da guerra.
A decisão de entrar na guerra foi tomada após navios brasileiros serem bombardeados pelo Império Alemão. Nesse contexto, o Brasil entrou no conflito apoiando a Tríplice Entente e fazendo frente à Tríplice Aliança.
Leia também: Quais foram as causas da Primeira Guerra Mundial?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o Brasil na Primeira Guerra Mundial
- 2 - Contexto histórico da participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial
- 3 - Participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial
- 4 - Quais foram as consequências da participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?
- 5 - Exercícios resolvidos sobre o Brasil na Primeira Guerra Mundial
Resumo sobre o Brasil na Primeira Guerra Mundial
- A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi uma resposta contundente após um ataque alemão a navios brasileiros.
- A participação do Brasil foi limitada à ajuda aérea e marítima, além do auxílio aos soldados feridos em combate.
- O Brasil manteve-se neutro até 1917, quando entrou no conflito ao lado da Tríplice Entente.
- Com o fim da Primeira Guerra Mundial, o Brasil recebeu navios alemães como forma de indenização por suas perdas antes de sua entrada no conflito.
Contexto histórico da participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial
A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi resultado de uma série de ataques alemães. O primeiro ocorreu em abril de 1917, quando o navio Paraná foi abatido próximo ao Canal da Mancha. O segundo, seis meses depois, no Cabo de Finisterra, quando o encouraçado Macau foi bombardeado perto da costa espanhola, deixando duas pessoas, que estavam a bordo da embarcação, mortas.
O Brasil, que até então se mantinha neutro, entrou no conflito após forte pressão interna para responder à altura os ataques sofridos pelos alemães. Com isso, o então presidente do Brasil, Venceslau Brás, decidiu apoiar oficialmente a Inglaterra, França e Rússia.
Vale lembrar que o Brasil entrou na guerra já na fase chamada de Guerra de Trincheiras, na qual as tropas tentavam manter posição e consolidar os territórios conquistados. Segundo a historiografia, esse período foi o mais desgastante da guerra.
Participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial
O objetivo do Brasil na guerra era proteger o Atlântico dos submarinos alemães e, para isso, sete embarcações foram usadas: dois cruzadores, quatro contratorpedeiros e mais um navio auxiliar. Ainda que com tripulações reduzidas e com participação breve, diversos brasileiros foram vítimas da gripe espanhola, que, àquela altura, já se espalhava pelo continente europeu.
Durante a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, a atuação mais efetiva ocorreu quando grupos foram enviados para lutar ao lado das tropas francesas e britânicas na frente ocidental e na região da Jutlândia.
É importante ressaltar a participação do militar José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, que comandou pequenas unidades da cavalaria e de tanques franceses.
Quais foram as consequências da participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?
Para o Brasil, a participação na Primeira Guerra Mundial trouxe algumas consequências positivas, pois foram cedidos ao Estado brasileiro navios alemães confiscados com o fim da guerra, o que recompensou a perda dos navios afundados antes de sua entrada no conflito.
Outra perspectiva a respeito das consequências da participação brasileira na guerra foi a de revelar o atraso político e econômico do país em relação ao cenário internacional, o que de certa forma refletiu-se no desenvolvimento do Brasil nos anos posteriores.
Leia também: Quais foram as consequências da Primeira Guerra Mundial?
Exercícios resolvidos sobre o Brasil na Primeira Guerra Mundial
Questão 1
Marque a alternativa que melhor explica a participação modesta do Brasil na Primeira Guerra Mundial em relação aos outros países envolvidos.
a) Diferente de outros países, sobretudo os europeus, o Brasil tinha um desenvolvimento bélico e econômico muito inferior.
b) O exército brasileiro contava com número reduzido de soldados e não era preparado para conflitos mundiais.
c) No início do século XX, o Brasil passava por conflitos internos, como a Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado, o que diminuía os recursos bélicos do país.
d) O Brasil não tinha interesses políticos e econômicos claros na guerra, por isso sua participação foi limitada.
Resolução
Alternativa correta: letra A. O desenvolvimento bélico e econômico do Brasil estava muito abaixo dos demais países envolvidos, o que reduziu a participação do Brasil a auxílio médico e apoio aéreo e militar.
Questão 2
O fator decisivo para a entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi:
a) o interesse imperialista brasileiro nas regiões do norte da África.
b) o ataque sofrido no sul do Brasil pelas tropas paraguaias, que buscavam obter uma saída para o Oceano Atlântico.
c) o ataque do Império Alemão aos navios brasileiros na região da França.
d) o ataque italiano aos navios brasileiros na região da França.
Resolução
Alternativa correta: Letra c. A decisão de entrar na guerra foi tomada após navios brasileiros serem bombardeados pelo Império Alemão.
Fontes
DARÓZ, Carlos. O Brasil na Primeira Guerra Mundial: a longa travessia. Editora Contexto, 2016.
NASCIMENTO, Júlio Henrique Pereira. As consequências da primeira guerra mundial no Exército Brasileiro. 2021.