Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Consequências da Primeira Guerra Mundial

As principais consequências da Primeira Guerra Mundial foram o fim dos impérios europeus, a crise da democracia liberal, crises econômicas e a ascensão do nazifascismo.

Cemitério com 130 mil soldados mortos na Primeira Guerra Mundial.
Ossuário de Douaumont, França: um cemitério coletivo com os restos mortais de mais de 130 mil soldados mortos na Primeira Guerra Mundial.[1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As principais consequências da Primeira Guerra Mundial foram o fim dos impérios europeus (Império Alemão, Império Austro-Húngaro, Império Russo e Império Turco-Otomano), a crise da democracia liberal, crises econômicas, e a ascensão do nazifascismo. Também é consenso entre os historiadores que a principal consequência da Primeira Guerra Mundial foi a Segunda Guerra Mundial.

Leia também: Quais foram as causas da Primeira Guerra Mundial?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre as consequências da Primeira Guerra Mundial

  • Uma das consequências da Primeira Guerra Mundial foi o fim dos últimos impérios existentes na Europa: Império Alemão, Império Austro-Húngaro, Império Russo e Império Turco-Otomano.
  • Outras consequências foram a crise econômica que assolou os países participantes; a remodelação dos sistemas políticos, gerando a crise da democracia liberal; e a ascensão de regimes autocráticos, como o fascista, o nazista e o comunista.
  • O Tratado de Versalhes, que considerou a Alemanha a única responsável pela guerra, impondo ao país todas as consequências do conflito, gerou a principal consequência da Primeira Guerra Mundial: a Segunda Guerra Mundial.

Quais foram as principais consequências da Primeira Guerra Mundial?

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um conflito que envolveu as maiores potências mundiais de sua época. Motivada por uma série de questões militares, econômicas, industriais, políticas e étnicas entrelaçadas, produziu confrontos e resultados jamais vistos. Naturalmente, suas consequências também são complexas.

Em primeiro lugar, pode-se apontar a mais direta consequência: o fim dos últimos impérios existentes na Europa, quais sejam, o Império Alemão, Império Austro-Húngaro, Império Russo e Império Turco-Otomano, além do desaparecimento das famílias aristocráticas que os governavam: a Hohenzollern (Alemanha), a Habsburgo (Áustria), a Romanov (Rússia) e a Dinastia Otomana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em segundo lugar, uma análise focada no desenvolvimento político ocidental: após a guerra, a crise econômica que assolou os países participantes remodelou os sistemas políticos, gerando a crise da democracia liberal e a ascensão de regimes autocráticos, como o fascista, o nazista e o comunista.

Nesse contexto, as nações, no pós-guerra, adotaram uma postura arredia ao desenvolvimento da Rússia socialista, ao mesmo tempo em que se preocupavam com a reorganização das fronteiras e poderes europeus. Essa postura resultou, em 1919, na criação do “cinturão de quarentena”, também chamado “cordão sanitário”, a saber: estados do Leste Europeu que possuíam rivalidades mal resolvidas com a Rússia e serviriam como obstáculo ao alastramento do bolchevismo na Europa. 

Mapa europeu com fronteiras redefinidas após a Primeira Guerra Mundial.[2]
Mapa europeu com fronteiras redefinidas após a Primeira Guerra Mundial.[2]

Na guerra, lutaram aproximadamente 60 milhões de soldados, dos quais oito milhões morreram, sete milhões foram permanentemente incapacitados e 15 milhões foram gravemente feridos. As baixas civis somaram mais de seis milhões de pessoas. Em termos percentuais, 15% da população masculina alemã foram mortos; 17%, no caso da Áustria; e 10,5%, no caso da França.

Do ponto de vista dos derrotados, o Tratado de Versalhes impôs à Alemanha o que o historiador Eric Hobsbawn (1917-2012) chamou de “paz punitiva”: o país foi considerado o único responsável pela guerra e teve que suportar todas as suas consequências, o que, na prática, resultaria no seu enfraquecimento militar, ruína econômica, perda territorial e crise política. Desse modo, pode-se afirmar categoricamente que a principal consequência da Primeira Guerra Mundial foi a Segunda Guerra Mundial.

Leia também: Como se iniciou a Segunda Guerra Mundial?

Exercícios resolvidos sobre as consequências da Primeira Guerra Mundial

Questão 1) (Uespi) Depois da 1ª. Guerra Mundial, houve a assinatura do Tratado de Versalhes e o desejo de que a paz caminhasse pelo mundo, sem disputas e competições. No entanto, o Tratado de Versalhes:

A) provocou insatisfações no povo alemão, descontente com regras e cobranças dos vencedores.

B) influenciou o poder dos norte-americanos interessados na fundação do Mercado Comum Europeu.

C) apresentou ideias equilibradas para cessar as intrigas, mas não contou com o apoio dos franceses.

D) foi o único tratado assinado pelos países participantes da guerra, devido à extensão dos seus objetivos.

E) contou com a adesão de todas as nações europeias, deixando pequenas tensões entre ingleses e franceses.

Gabarito: letra A. O Tratado de Versalhes impôs à Alemanha muitos ônus, que inflamaram as rivalidades e tensões, confluindo para a Segunda Guerra Mundial.

Questão 2) (UFVJM) Este fragmento refere-se ao 231º artigo do Tratado de Versalhes, assinado em 1919, entre os países europeus participantes da Primeira Guerra Mundial.

Artigo 231 - Os Governos aliados e associados declaram e a Alemanha reconhece que a Alemanha e os seus aliados são responsáveis, por deles ter sido a causa, por todas as perdas e por todos os prejuízos sofridos pelos Governos aliados e associados e pelos seus nacionais em consequência da guerra, que lhes foi imposta pela agressão da Alemanha e dos seus aliados. Os Governos aliados e associados exigem (...) e a Alemanha a tal se obriga, que sejam reparados todos os prejuízos causados à população civil de cada uma das Potências aliadas e associadas e aos seus bens (...).

Fonte: O Tratado de Versalhes. São Paulo: Unesp, 2011.

Esse fragmento traz como principal deliberação a:

A) multa a ser paga aos povos assolados pela guerra.

B) exigência de mudanças políticas no Império Alemão.

C) imputação dos resultados do conflito a um único país.

D) proibição da existência de forças armadas na Alemanha.

Gabarito: letra C. A Alemanha foi considerada a única culpada pela Primeira Guerra Mundial no Tratado de Versalhes.

Fontes:

HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SONDHAUS, Lawrence. A Primeira Guerra Mundial: história completa. São Paulo: Contexto, 2013.

Créditos da imagem

[1] Wikimedia Commons

[2] Wikimedia Commons

Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Soares Campos Bacharel, licenciado e doutorando em História pela USP. Bacharel em Direito e pós-graduado em Direito pela PUC. É professor de História e autor de materiais didáticos há mais de 15 anos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Tiago Soares. "Consequências da Primeira Guerra Mundial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/consequencias.htm. Acesso em 23 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(PUC-RS) Dentre os desdobramentos políticos-econômicos imediatos na ordem internacional produzidos pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é correto apontar:

  1. o fim dos privilégios aduaneiros da França no comércio com a Alemanha.
  2. o surgimento da Organização das Nações Unidas, por meio do Tratado de Sevres.
  3. a criação da Iugoslávia, como decorrência das questões políticas dos Balcãs.
  4. a anexação da Palestina, da Síria, e do Iraque ao Império Otomano.
  5. a incorporação da Hungria e da Tchecoslováquia aos domínios austríacos.

Exercício 2

(Ufpel 2008) Artigos do Tratado de Versalhes (séc. XX):

Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre. 

Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas. 

Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra. 

Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens. 

                                                                                                            MARQUES, Adhemar Martins et all. "História Contemporânea Textos e documentos". São Paulo: Contexto, 1999.

De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes: 

a) Encerrou a 2ª  Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados. 

b) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial. 

c) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na 1ª Guerra Mundial. 

d) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética. 

e) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

Artigos Relacionados


Alianças para a Segunda Guerra Mundial

Aprenda de uma vez por todas as alianças formadas na Segunda Guerra Mundial e conheça os países que integram o Eixo e os Aliados.
História Geral

Causas da Primeira Guerra Mundial

Conheça as causas da Primeira Guerra Mundial e saiba como começou o conflito. Veja os principais antecedentes históricos da Primeira Guerra Mundial.
Guerras

Crise de 1929

Entenda como era a situação dos EUA antes da Crise de 1929, bem como quais foram as causas, consequências e seus impactos no Brasil.
História Geral

Motivações da Segunda Guerra Mundial

Clique para entender as motivações que causaram um dos mais graves conflitos de todo o século XX: a Segunda Guerra Mundial.
História Geral

Nazismo

Você sabe o que é nazismo? Entenda o contexto da Alemanha que permitiu o surgimento do nazismo e de seus ideais. Veja também alguns pontos de sua ideologia.
História Geral

Primeira Guerra Mundial

Entenda as causas, consequências, combatentes e fases da Primeira Guerra Mundial, além de conferir um resumão do assunto, um mapa mental e uma videoaula. Não perca!
História Geral

Regimes totalitários

Clique e veja mais informações a respeito dos regimes totalitários. Veja características e alguns detalhes sobre nazismo, fascismo e stalinismo.
História Geral

Segunda Guerra Mundial

Acesse para saber mais sobre o maior conflito da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial. Confira também videoaula sobre o tema e um mapa mental!
História Geral

Tratado de Versalhes

Clique e acesse para saber detalhes do Tratado de Versalhes. Entenda o contexto histórico, as negociações e os principais termos desse acordo.
História Geral

Tríplice Aliança

Clique para entender o que foi a Tríplice Aliança e quais países fizeram parte dela. Entenda as motivações envolvidas na formação desse acordo militar em 1882.
História Geral