Topo
pesquisar

Consequências da Primeira Guerra Mundial

História Geral

Entre as consequências da Primeira Guerra Mundial, podemos citar um novo conflito internacional.
PUBLICIDADE

Os acordos que deveriam dar fim aos conflitos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) serviram para que um clima de rivalidades se agravasse. A imposição de multas e sanções extremamente pesadas não conseguiu fazer com que o equilíbrio político real fosse alcançado entre as potências econômicas mundiais. Grosso modo, podemos afirmar que a Primeira Guerra pavimentou as possibilidades para a ocorrência de um novo conflito internacional.

Totalitarismo

Mesmo posando ao lado dos vencedores, a Itália saiu frustrada do conflito ao não receber os ganhos materiais que esperava. Na Alemanha, onde as mais pesadas sanções do Tratado de Versalhes foram instituídas, a economia viveu em franca decadência, e os índices inflacionários alcançaram valores exorbitantes. Esse contexto de declínio e degradação acabou criando chances para que Itália e Alemanha fossem dominadas por regimes marcados pelo nacionalismo extremo e a franca expansão militar.

Mapa Mental: Primeira Guerra Mundial

Mapa Mental: 1ª Guerra Mundial

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

A Sociedade das Nações, órgão internacional incumbido de manter a paz, não conseguiu cumprir seu papel. O Japão impôs um projeto expansionista que culminou com a ocupação da Manchúria. Os alemães passaram a descumprir paulatinamente as exigências impostas pelos Tratados de Versalhes e realizaram a ocupação da região da Renânia. Enquanto isso, os italianos aproveitaram da nova situação para realizar a invasão à Etiópia.

O equilíbrio almejado pelos países também foi impedido pela crise econômica que devastou o sistema capitalista no ano de 1929. Sem condições de impor seus interesses contra os alemães e italianos, as grandes nações europeias passaram a ceder espaço aos interesses dos governos totalitários. Aproveitando dessa situação, os regimes de Hitler e Mussolini incentivaram a expansão de uma indústria bélica, que utilizou a Guerra Civil Espanhola como “palco de ensaios” para um novo conflito mundial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Hitler e Mussolini
Hitler e Mussolini em Munique, Alemanha, 18 de junho de 1940.*


Estouro da Segunda Guerra Mundial

Fortalecidas nessa nova conjuntura política, Itália, Alemanha e Japão começaram a engendrar os primeiros passos de uma guerra ainda mais sangrenta e devastadora: a Segunda Guerra Mundial. A tão sonhada paz escoava pelo ralo das contradições de uma guerra sustentada pelas contradições impostas pelo capitalismo concorrencial. Por fim, o ano de 1939 seria o estopim de antigas disputas que não conseguiram ser superadas com o trágico saldo da Primeira Guerra.
 

 

___________
*Crédito da imagem: Everett Historical / Shutterstock

 

Por Me.Rainer Sousa

*Mapa Mental por Daniel Neves
Graduado em História

A crise da economia alemã: uma mulher usa dinheiro para aquecer sua lareira.
A crise da economia alemã: uma mulher usa dinheiro para aquecer sua lareira.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Consequências da Primeira Guerra Mundial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/consequencias.htm. Acesso em 23 de outubro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(PUC-RS) Dentre os desdobramentos políticos-econômicos imediatos na ordem internacional produzidos pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é correto apontar:

  1. o fim dos privilégios aduaneiros da França no comércio com a Alemanha.
  2. o surgimento da Organização das Nações Unidas, por meio do Tratado de Sevres.
  3. a criação da Iugoslávia, como decorrência das questões políticas dos Balcãs.
  4. a anexação da Palestina, da Síria, e do Iraque ao Império Otomano.
  5. a incorporação da Hungria e da Tchecoslováquia aos domínios austríacos.

Questão 2

(Ufpel 2008) Artigos do Tratado de Versalhes (séc. XX):

Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre. 

Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas. 

Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra. 

Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens. 

                                                                                                            MARQUES, Adhemar Martins et all. "História Contemporânea Textos e documentos". São Paulo: Contexto, 1999.

De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes: 

a) Encerrou a 2ª  Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados. 

b) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial. 

c) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na 1ª Guerra Mundial. 

d) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética. 

e) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola