Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Consequências da Primeira Guerra Mundial

As principais consequências da Primeira Guerra Mundial foram o fim dos impérios europeus, a crise da democracia liberal, crises econômicas e a ascensão do nazifascismo.

Cemitério com 130 mil soldados mortos na Primeira Guerra Mundial.
Ossuário de Douaumont, França: um cemitério coletivo com os restos mortais de mais de 130 mil soldados mortos na Primeira Guerra Mundial.[1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As principais consequências da Primeira Guerra Mundial foram o fim dos impérios europeus (Império Alemão, Império Austro-Húngaro, Império Russo e Império Turco-Otomano), a crise da democracia liberal, crises econômicas, e a ascensão do nazifascismo. Também é consenso entre os historiadores que a principal consequência da Primeira Guerra Mundial foi a Segunda Guerra Mundial.

Leia também: Quais foram as causas da Primeira Guerra Mundial?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre as consequências da Primeira Guerra Mundial

  • Uma das consequências da Primeira Guerra Mundial foi o fim dos últimos impérios existentes na Europa: Império Alemão, Império Austro-Húngaro, Império Russo e Império Turco-Otomano.
  • Outras consequências foram a crise econômica que assolou os países participantes; a remodelação dos sistemas políticos, gerando a crise da democracia liberal; e a ascensão de regimes autocráticos, como o fascista, o nazista e o comunista.
  • O Tratado de Versalhes, que considerou a Alemanha a única responsável pela guerra, impondo ao país todas as consequências do conflito, gerou a principal consequência da Primeira Guerra Mundial: a Segunda Guerra Mundial.

Quais foram as principais consequências da Primeira Guerra Mundial?

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um conflito que envolveu as maiores potências mundiais de sua época. Motivada por uma série de questões militares, econômicas, industriais, políticas e étnicas entrelaçadas, produziu confrontos e resultados jamais vistos. Naturalmente, suas consequências também são complexas.

Em primeiro lugar, pode-se apontar a mais direta consequência: o fim dos últimos impérios existentes na Europa, quais sejam, o Império Alemão, Império Austro-Húngaro, Império Russo e Império Turco-Otomano, além do desaparecimento das famílias aristocráticas que os governavam: a Hohenzollern (Alemanha), a Habsburgo (Áustria), a Romanov (Rússia) e a Dinastia Otomana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em segundo lugar, uma análise focada no desenvolvimento político ocidental: após a guerra, a crise econômica que assolou os países participantes remodelou os sistemas políticos, gerando a crise da democracia liberal e a ascensão de regimes autocráticos, como o fascista, o nazista e o comunista.

Nesse contexto, as nações, no pós-guerra, adotaram uma postura arredia ao desenvolvimento da Rússia socialista, ao mesmo tempo em que se preocupavam com a reorganização das fronteiras e poderes europeus. Essa postura resultou, em 1919, na criação do “cinturão de quarentena”, também chamado “cordão sanitário”, a saber: estados do Leste Europeu que possuíam rivalidades mal resolvidas com a Rússia e serviriam como obstáculo ao alastramento do bolchevismo na Europa. 

Mapa europeu com fronteiras redefinidas após a Primeira Guerra Mundial.[2]
Mapa europeu com fronteiras redefinidas após a Primeira Guerra Mundial.[2]

Na guerra, lutaram aproximadamente 60 milhões de soldados, dos quais oito milhões morreram, sete milhões foram permanentemente incapacitados e 15 milhões foram gravemente feridos. As baixas civis somaram mais de seis milhões de pessoas. Em termos percentuais, 15% da população masculina alemã foram mortos; 17%, no caso da Áustria; e 10,5%, no caso da França.

Do ponto de vista dos derrotados, o Tratado de Versalhes impôs à Alemanha o que o historiador Eric Hobsbawn (1917-2012) chamou de “paz punitiva”: o país foi considerado o único responsável pela guerra e teve que suportar todas as suas consequências, o que, na prática, resultaria no seu enfraquecimento militar, ruína econômica, perda territorial e crise política. Desse modo, pode-se afirmar categoricamente que a principal consequência da Primeira Guerra Mundial foi a Segunda Guerra Mundial.

Leia também: Como se iniciou a Segunda Guerra Mundial?

Exercícios resolvidos sobre as consequências da Primeira Guerra Mundial

Questão 1) (Uespi) Depois da 1ª. Guerra Mundial, houve a assinatura do Tratado de Versalhes e o desejo de que a paz caminhasse pelo mundo, sem disputas e competições. No entanto, o Tratado de Versalhes:

A) provocou insatisfações no povo alemão, descontente com regras e cobranças dos vencedores.

B) influenciou o poder dos norte-americanos interessados na fundação do Mercado Comum Europeu.

C) apresentou ideias equilibradas para cessar as intrigas, mas não contou com o apoio dos franceses.

D) foi o único tratado assinado pelos países participantes da guerra, devido à extensão dos seus objetivos.

E) contou com a adesão de todas as nações europeias, deixando pequenas tensões entre ingleses e franceses.

Gabarito: letra A. O Tratado de Versalhes impôs à Alemanha muitos ônus, que inflamaram as rivalidades e tensões, confluindo para a Segunda Guerra Mundial.

Questão 2) (UFVJM) Este fragmento refere-se ao 231º artigo do Tratado de Versalhes, assinado em 1919, entre os países europeus participantes da Primeira Guerra Mundial.

Artigo 231 - Os Governos aliados e associados declaram e a Alemanha reconhece que a Alemanha e os seus aliados são responsáveis, por deles ter sido a causa, por todas as perdas e por todos os prejuízos sofridos pelos Governos aliados e associados e pelos seus nacionais em consequência da guerra, que lhes foi imposta pela agressão da Alemanha e dos seus aliados. Os Governos aliados e associados exigem (...) e a Alemanha a tal se obriga, que sejam reparados todos os prejuízos causados à população civil de cada uma das Potências aliadas e associadas e aos seus bens (...).

Fonte: O Tratado de Versalhes. São Paulo: Unesp, 2011.

Esse fragmento traz como principal deliberação a:

A) multa a ser paga aos povos assolados pela guerra.

B) exigência de mudanças políticas no Império Alemão.

C) imputação dos resultados do conflito a um único país.

D) proibição da existência de forças armadas na Alemanha.

Gabarito: letra C. A Alemanha foi considerada a única culpada pela Primeira Guerra Mundial no Tratado de Versalhes.

Fontes:

HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SONDHAUS, Lawrence. A Primeira Guerra Mundial: história completa. São Paulo: Contexto, 2013.

Créditos da imagem

[1] Wikimedia Commons

[2] Wikimedia Commons

Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Soares Campos Bacharel, licenciado e doutorando em História pela USP. Bacharel em Direito e pós-graduado em Direito pela PUC. É professor de História e autor de materiais didáticos há mais de 15 anos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Tiago Soares. "Consequências da Primeira Guerra Mundial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/consequencias.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(PUC-RS) Dentre os desdobramentos políticos-econômicos imediatos na ordem internacional produzidos pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é correto apontar:

  1. o fim dos privilégios aduaneiros da França no comércio com a Alemanha.
  2. o surgimento da Organização das Nações Unidas, por meio do Tratado de Sevres.
  3. a criação da Iugoslávia, como decorrência das questões políticas dos Balcãs.
  4. a anexação da Palestina, da Síria, e do Iraque ao Império Otomano.
  5. a incorporação da Hungria e da Tchecoslováquia aos domínios austríacos.

Exercício 2

(Ufpel 2008) Artigos do Tratado de Versalhes (séc. XX):

Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre. 

Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas. 

Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra. 

Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens. 

                                                                                                            MARQUES, Adhemar Martins et all. "História Contemporânea Textos e documentos". São Paulo: Contexto, 1999.

De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes: 

a) Encerrou a 2ª  Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados. 

b) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial. 

c) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na 1ª Guerra Mundial. 

d) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética. 

e) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

Artigos Relacionados


Alianças para a Segunda Guerra Mundial

Aprenda de uma vez por todas as alianças formadas na Segunda Guerra Mundial e conheça os países que integram o Eixo e os Aliados.
História Geral

Causas da Primeira Guerra Mundial

Conheça as causas da Primeira Guerra Mundial e saiba como começou o conflito. Veja os principais antecedentes históricos da Primeira Guerra Mundial.
Guerras

Crise de 1929

Entenda como era a situação dos EUA antes da Crise de 1929, bem como quais foram as causas, consequências e seus impactos no Brasil.
História Geral

Motivações da Segunda Guerra Mundial

Clique para entender as motivações que causaram um dos mais graves conflitos de todo o século XX: a Segunda Guerra Mundial.
História Geral

Nazismo

Você sabe o que é nazismo? Entenda o contexto da Alemanha que permitiu o surgimento do nazismo e de seus ideais. Veja também alguns pontos de sua ideologia.
História Geral

Primeira Guerra Mundial

Entenda as causas, consequências, combatentes e fases da Primeira Guerra Mundial, além de conferir um resumão do assunto, um mapa mental e uma videoaula. Não perca!
História Geral

Regimes totalitários

Clique e veja mais informações a respeito dos regimes totalitários. Veja características e alguns detalhes sobre nazismo, fascismo e stalinismo.
História Geral

Segunda Guerra Mundial

Acesse para saber mais sobre o maior conflito da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial. Confira também videoaula sobre o tema e um mapa mental!
História Geral

Tratado de Versalhes

Clique e acesse para saber detalhes do Tratado de Versalhes. Entenda o contexto histórico, as negociações e os principais termos desse acordo.
História Geral

Tríplice Aliança

Clique para entender o que foi a Tríplice Aliança e quais países fizeram parte dela. Entenda as motivações envolvidas na formação desse acordo militar em 1882.
História Geral