Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Causas da Primeira Guerra Mundial

As causas da Primeira Guerra Mundial foram a corrida armamentista, paz armada, crescimento do nacionalismo e política de alianças militares na Europa.

Infantaria francesa avançando na região de Chemin des Dames (França), em 1917, no contexto da Primeira Guerra Mundial.
Infantaria francesa avançando na região de Chemin des Dames (França), em 1917, no contexto da Primeira Guerra Mundial.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As causas da Primeira Guerra Mundial foram a corrida armamentista, ocorrida no contexto de expansão da indústria miliar europeia, paz armada e crescimento do nacionalismo e política de alianças militares na Europa. Isso levou a uma situação de paz aparente no continente europeu, conhecida como “paz armada”, que, ao contrário do que o nome sugere, é definida como um momento de grandes tensões e acirramento de rivalidades. O elemento mais importante para estas foi o desenvolvimento do nacionalismo alemão e eslavo, que entrelaça outros conflitos e tensões mundiais ao se envolver na política de alianças, ou seja, no surgimento da Tríplice Aliança e da Tríplice Entente.

Leia também: Belle Époque — o período de progresso e euforia que antecedeu a 1ª Guerra

Tópicos deste artigo

Resumo sobre as causas da Primeira Guerra Mundial

  • As causas da Primeira Guerra Mundial ocorreram no contexto de expansão da indústria armamentista europeia, em um processo conhecido como corrida armamentista.

  • Esse processo levou à “paz armada”: um momento de grandes tensões e acirramento de rivalidades, sobretudo as provenientes dos nacionalismos, sentimentos culturais de pertencimento nacional que definiram a política externa de países germânicos e eslavos no período.

  • As nações europeias criaram alianças militares para se proteger e organizar em caso de confronto: a Tríplice Aliança, formada pelo Império Alemão, Império Austro-húngaro e Itália, também chamada de Impérios Centrais, e a Tríplice Entente, formada por Inglaterra, França e Rússia, também chamada de Aliados.

  • O nacionalismo se entrelaçou com diversas tensões nacionais locais e internacionais, como no caso da Guerra dos Balcãs (1912–1913), que mobilizou nações eslavas lideradas pela Sérvia e apoiadas pela Rússia contra o Império Austro-Húngaro e o Império Turco Otomano.

  • A maior parte do conflito, de novembro de 1914 a março de 1918, foi travada em trincheiras: extensas linhas cavadas nas regiões de fronteiras e que foram um traço determinante da Primeira Guerra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Antecedentes históricos da Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914 e 1918 e recebe esse nome por ter entre os países em conflito representantes de todos os continentes. Os antecedentes que levaram à sua eclosão se encontram na história europeia imediatamente anterior, ou seja, o século XIX. Durante o período de desenvolvimento da 2ª Revolução Industrial, as nações europeias desenvolveram indústrias armamentistas em um processo conhecido como corrida armamentista. Isso levou a uma situação de paz aparente no continente europeu, conhecida como “paz armada”, que significa que os países estavam em paz por temer um conflito, não pela ausência de tensões.

 Fotografia de 1914 retratando o 2º Batalhão da Marinha Real Britânica, exemplo da corrida armamentista.
 Fotografia de 1914 retratando o 2º Batalhão da Marinha Real Britânica, exemplo da corrida armamentista.

Nessa época, o neocolonialismo avançava a passos largos na África e Ásia, gerando diversos conflitos entre as nações europeias e as colônias, o que intensificava as rivalidades europeias. Como destaque, pode-se citar o nacionalismo, sentimento cultural de pertencimento nacional, aflorado em diversas nações graças aos processos de unificação nacional do século XIX.

O nacionalismo levou diferentes países a se aliarem na chamada política de alianças, que os congregou em blocos políticos e militares: a Tríplice Aliança, formada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Itália, e a Tríplice Entente, formada inicialmente por Inglaterra, França e Rússia.

Esquema que organiza as principais alianças em combate na Primeira Guerra Mundial e suas datas de organização. [1]
Esquema que organiza as principais alianças em combate na Primeira Guerra Mundial e suas datas de organização. [1]

Quais são as principais causas da Primeira Guerra Mundial?

Como todo evento histórico de grande escala, as causas da Primeira Guerra Mundial são várias, interconectadas a contextos nacionais e internacionais complexos. Pode-se elencar como principais causas da Primeira Guerra Mundial o nacionalismo, que intensificou as rivalidades entre países e alianças militares, com destaque para o Pangermanismo — sentimento nacionalista comum aos povos germânicos, que queriam restaurar a unidade territorial e política do Sacro Império Romano Germânico, extinto em 1806 — e para o Pan-eslavismo — sentimento nacionalista dos povos eslavos, que influenciou movimentos separatistas na região dos Balcãs e determinou a política externa russa na época.

O nacionalismo se entrelaçou com diversas tensões nacionais locais e internacionais. Um destaque é a Guerra dos Balcãs (1912–1913): a região dos Balcãs era parte do território do Império Austro-Húngaro, parte do Império Turco Otomano, e mantinha identidade cultural própria, ligada ao nacionalismo russo. Liderados pela Sérvia (nação balcânica eslava), os territórios da região empreenderam uma guerra de independência contra os impérios que a dominavam, com apoio russo. Esse evento local mobilizou as alianças e envolveu indiretamente todos os países europeus: os Russos, parte da nação eslava, apoiam os países balcânicos; o Império Alemão, parte da Tríplice Aliança e nação germânica, apoia o Império Austro-húngaro; a Inglaterra, parte da Tríplice Entente, se manifesta em favor dos russos.

Assim, a causa imediata da guerra foi uma sucessão de eventos locais que causou uma reação em cadeia, ativando todas as tensões e rivalidades há muito arraigadas no palco político europeu: a morte do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando em 28 de junho de 1914 em uma visita à Bósnia por um grupo terrorista sérvio coloca em movimento uma série de ultimatos e declarações de guerra que culminam no início do conflito em 28 de julho de 1914.

Leia também: Quais foram as fases da Primeira Guerra Mundial?

Curiosidades sobre a Primeira Guerra Mundial

Como foi um conflito mundial, a Primeira Guerra não foi trava apenas pelos principais líderes da Tríplice Aliança e da Tríplice Entente. A Tríplice Aliança, chamada também de Impérios Centrais, foi formada pelo Império Alemão e suas colônias, Império Austro-Húngaro, Reino da Bulgária e países muçulmanos, como o Sultanato de Darfur (atual Sudão), Emirado de Hail (hoje repartido entre Arábia Saudita, Iraque e Jordânia), Reino da Lituânia e Império Turco Otomano.

Contra eles, a Tríplice Entente, também chamada de Aliados, foi formada pela Inglaterra e todos os reinos e colônias do Império Britânico (como África do Sul, Austrália, Canadá, Kuwait, Nigéria, Nova Zelândia), Armênia, Bélgica, China, Costa Rica, Cuba, Estados Unidos, França e todo seu império colonial, Grécia, Guatemala, Haiti, Honduras, Itália e seu império colonial, Líbia, Império do Japão, Portugal, Império Russo e Brasil, na época governado pelo presidente Wenceslau Braz (1914–1918).

A maior parte do conflito, de novembro de 1914 a março de 1918, foi travada em trincheiras: extensas linhas cavadas nas regiões de fronteiras e que foram um traço determinante da Primeira Guerra.

Além disso, foi o primeiro conflito travado com maquinário e armamentos modernos e industrializados, como a metralhadora, armas recarregáveis por cartuchos, tanques de guerra, navios encouraçados militares e aviões.

Videoaula sobre a Primeira Guerra Mundial


Exercícios resolvidos sobre as causas da Primeira Guerra Mundial

1. As alianças militares, as disputas colonialistas e a corrida armamentista levaram a Europa à Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Acerca desse contexto é correto afirmar, exceto:

A) Os Estados Unidos da América entraram no conflito ao lado da Tríplice Entente.

B) A Rússia aliou-se com a Tríplice Aliança para derrotar os sérvios em Sarajevo.

C) Entre as inovações tecnológicas destacaram-se a utilização de submarinos, tanques de guerra e encouraçados.

D) O Tratado de Versalhes considerou a Alemanha culpada pela guerra e impôs diversas sanções ao governo alemão.

Gabarito: B. Incorreto, pois a Rússia fez parte da Tríplice Entente.

2. Entre as tensões anteriores à Primeira Guerra Mundial (1914–1918) que contribuíram para o desgaste das relações diplomáticas e para o início do conflito armado, é possível citar:

A) o acirramento das disputas geoestratégicas entre Estados Unidos e União Soviética.

B) o expansionismo territorial e político japonês no continente asiático e nas ilhas do oceano Pacífico.

C) os esforços dos países capitalistas para conter o avanço do socialismo no Leste Europeu.

D) as disputas, entre as potências europeias, por áreas coloniais no continente asiático.

E) a corrida armamentista, o nacionalismo alemão e eslavo e a política de alianças.

Gabarito: E. A corrida armamentista, o nacionalismo alemão e eslavo e a política de alianças são antecedentes corretos da Primeira Guerra Mundial.

Fontes

HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX (1914 – 1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HOBSBAWNS, Eric. Nações e Nacionalismo desde 1870. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

SONDHAUS, Lawrence. A primeira guerra mundial: História Completa. São Paulo: Contexto, 2013.

Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Soares Campos Bacharel, licenciado e doutorando em História pela USP. Bacharel em Direito e pós-graduado em Direito pela PUC. É professor de História e autor de materiais didáticos há mais de 15 anos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Tiago Soares. "Causas da Primeira Guerra Mundial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/antecedentes-primeira-guerra-mundial.htm. Acesso em 21 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Alianças para a Primeira Guerra Mundial

Os tratados e acordos que antecederam os conflitos da Primeira Guerra Mundial.
História Geral

Belle Époque

Conheça as principais características da Belle Époque, período que se situou entre a Guerra Franco-Prussiana e a Primeira Guerra.
História Geral

Guerra dos Bálcãs

Guerra dos Bálcãs, países envolvidos na Guerra dos Bálcãs, motivos para a Guerra dos Bálcãs, consequências da Guerra dos Bálcãs, a Guerra dos Bálcãs e a Primeira Guerra Mundial, o fim da Guerra dos Bálcãs.
Guerras

Lawrence da Arábia na Primeira Guerra Mundial

Conheça a trajetória de Lawrence da Arábia na Primeira Guerra Mundial e os motivos de essa personagem ter se tornado tão famosa.
Guerras

Nacionalismo e I Guerra Mundial

O Nacionalismo foi um componente importante para a eclosão da I Guerra Mundial. Saiba mais!
História Geral

O Brasil na Primeira Guerra Mundial

Brasil na Primeira Guerra Mundial, conflitos da Primeira Guerra Mundial, Tríplice Entente, navios cargueiros, submarinos alemães, gripe espanhola, Tratado de Versalhes, indenização.
Guerras

O desenvolvimento da Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial, Grande Guerra, batalha do Marne, guerra de movimento, guerra de posição, guerra de trincheiras, Estados Unidos, Rússia, Alemanha, Woodrow Wilson, Armistício de Compiègne, Tratado dos Catorze Pontos Para a Paz Mundial.
Guerras

Primeira Guerra Mundial na poesia de Georg Trakl

Saiba um pouco sobre o tema da Primeira Guerra Mundial na poesia de Georg Trakl e sobre o modo como esse poeta transformou o terror em poesia.
Guerras

Tríplice Aliança

Clique para entender o que foi a Tríplice Aliança e quais países fizeram parte dela. Entenda as motivações envolvidas na formação desse acordo militar em 1882.
História Geral

Uso de gases tóxicos na Primeira Guerra Mundial

Conheça o impacto que teve o uso de gases tóxicos na Primeira Guerra Mundial e suas principais consequências.
Guerras