Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Terra primitiva

Em sua época primitiva, o planeta Terra diferenciava-se muito da forma atual. Não havia, por exemplo, a mesma proporção de gases na atmosfera, os rios e lagos.

O planeta primitivo era muito quente porque, entre outras razões, havia intensa atividade vulcânica
O planeta primitivo era muito quente porque, entre outras razões, havia intensa atividade vulcânica
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Estima-se que a Terra tenha surgido há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Durante muito tempo, nosso planeta permaneceu como um ambiente inóspito, constituído por cerca de 80% de gás carbônico, 10% de metano, 5% de monóxido de carbono e 5% de gás nitrogênio. O oxigênio era ausente ou bastante escasso, uma vez que sua presença causaria a oxidação e destruição dos primeiros compostos orgânicos – o que não ocorreu, propiciando mais tarde o surgimento da vida.

→ Temperatura no planeta

Por muitos anos, havia extremo calor em nosso planeta. Isso acontecia em razão das muitas atividades vulcânicas, o que causava a liberação de gases e lava. A atmosfera e a superfície terrestre caracterizavam-se pela ausência da camada de ozônio, pelos efeitos dos raios ultravioleta e descargas elétricas e pelo bombardeamento de corpos oriundos do espaço. Sobre isso, inclusive, sabe-se que a maioria do carbono e das moléculas de água existentes hoje foi originada dos asteroides caídos sobre a Terra durante esse período.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa água permitiu, ao longo de muito tempo, o resfriamento da superfície terrestre em processos cíclicos e sucessivos de evaporação, condensação e precipitação. Depois do seu esfriamento, essas moléculas acumularam-se nas depressões mais profundas do planeta e, assim, formaram os oceanos primitivos.

→ Surgimento de formas de vida primitivas

As moléculas de água, agregadas a outras substâncias disponíveis no ambiente e arrastadas pelas chuvas até essas depressões, propiciaram, mais tarde, o surgimento de primitivas formas de vida. Enquanto muitas dessas substâncias teriam vindo do espaço, outras foram formadas aqui graças à energia fornecida pelas descargas elétricas e radiações.

Um cientista que muito contribuiu para a compreensão de alguns desses aspectos do planeta foi Stanley Lloyd Myller. Em 1953, ele criou um dispositivo que simulava as possíveis condições da Terra primitiva. Como resultado final desse experimento, houve a formação de moléculas orgânicas a partir de elementos químicos simples.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Terra primitiva"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/terra-primitiva.htm. Acesso em 13 de setembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

De acordo com Oparin, qual das substâncias abaixo não faziam parte da composição da atmosfera primitiva?

a) Amônia.

b) Vapor de água.

c) Hidrogênio.

d) Oxigênio.

e) Metano.

Exercício 2

Acredita-se que a Terra primitiva apresentava temperatura bastante elevada e era constantemente bombardeada por raios ultravioletas. Os raios ultravioletas atingiam o planeta com alta frequência devido a ausência de

a) gás carbônico.

b) camada de ozônio.

c) metano.

d) vapor de água.

e) organismos quimiossintetizantes.