PUBLICIDADE
O socialismo utópico foi uma corrente de pensamento socialista que surgiu na Europa na virada do século XVIII para XIX. Essa corrente socialista promovia críticas ao capitalismo e à miséria e desigualdade social que existia dentro desse sistema. Acreditava-se ser necessário combater esses problemas.
Os socialistas utópicos acreditavam que reformas seriam suficientes para construir uma sociedade ideal, baseada na igualdade e cooperação. Eles não acreditavam na saída revolucionária; muitos não defendiam a superação do capitalismo e achavam que a própria burguesia poderia comandar o processo de reformas para combater os problemas mencionados.
Leia também: Afinal, o que é o socialismo?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o socialismo utópico
- 2 - Videoaula sobre o socialismo utópico
- 3 - O que é o socialismo utópico?
- 4 - Quais são as características do socialismo utópico?
- 5 - Diferenças entre o socialismo utópico e o socialismo científico
- 6 - Diferenças entre o socialismo utópico e o socialismo real
- 7 - Qual a importância do socialismo utópico?
- 8 - Origem e história do socialismo utópico
- 9 - Exercícios resolvidos sobre socialismo utópico
Resumo sobre o socialismo utópico
-
O socialismo utópico foi uma corrente de pensamento socialista.
-
Surgiu na Europa na virada do século XVIII para o século XIX.
-
O surgimento do socialismo utópico tem relação com a Revolução Industrial e o estabelecimento do capitalismo.
-
Seus teóricos eram críticos da desigualdade social e da miséria.
-
Não acreditavam na saída revolucionária e consideravam que reformas seriam necessárias para construir uma sociedade ideal.
Videoaula sobre o socialismo utópico
O que é o socialismo utópico?
O socialismo utópico é uma corrente de pensamento socialista que surgiu na Europa no começo do século XIX. Essa teoria socialista era crítica do capitalismo, propondo a necessidade de construir uma sociedade que fosse baseada na igualdade social. Apesar desse mote, os ideais do socialismo utópico não eram homogêneos, uma vez que existiam diversos pensadores nessa corrente.
Os socialistas utópicos consideravam que a desigualdade e a pobreza eram dois grandes males que o capitalismo havia acentuado, sendo necessário atuação contra esses dois. Os socialistas utópicos eram defensores de reformas dentro do capitalismo para que a pobreza e a desigualdade social fossem reduzidas ao mínimo possível.
Isso significa que os socialistas utópicos não pensavam necessariamente na superação do capitalismo; eles achavam necessário realizar apenas algumas mudanças para controlar esses problemas. Por isso, alguns socialistas utópicos acreditavam que a própria burguesia poderia realizar as mudanças que achavam ser necessárias.
Além disso, os socialistas utópicos defendiam que o Estado poderia intervir para diminuir a pobreza e não acreditavam que mudanças seriam possíveis pela saída revolucionária. Por serem críticos da possibilidade revolucionária, os socialistas utópicos consideravam que mudanças importantes poderiam ser realizadas pacificamente, incluindo pela burguesia, que se beneficiava profundamente com a desigualdade vigente no período.
Assim sendo, os socialistas utópicos acreditavam que as reformas necessárias bastariam para combater os problemas vigentes no capitalismo, construindo uma sociedade ideal, baseada na igualdade e na redução ou extinção da miséria.
Quais são as características do socialismo utópico?
O socialismo utópico era uma corrente de pensamento cujas principais características eram:
-
A transformação da sociedade sem a necessidade de um processo revolucionário. Ou seja, defendiam a transformação da sociedade por vias pacíficas.
-
Acreditavam que a cooperação poderia ser a chave para a construção de uma sociedade ideal.
-
Críticas à desigualdade e miséria que existiam nas sociedades capitalistas.
-
Acreditavam que a burguesia poderia conduzir as reformas necessárias para construir a sociedade ideal.
Diferenças entre o socialismo utópico e o socialismo científico
O socialismo utópico recebeu esse nome por Karl Marx e por Friedrich Engels, dois pensadores que faziam parte da corrente do socialismo científico. Ambas as correntes eram parte de um pensamento socialista, embora possuíssem inúmeras diferenças. O termo “socialismo utópico” foi cunhado pelos socialistas científicos em uma conotação pejorativa.
Os socialistas científicos acreditavam que o socialismo utópico carecia de críticas e análises mais aprofundadas sobre o capitalismo. De toda forma, em um olhar retrospectivo, os historiadores entendem que o socialismo utópico é um estágio inicial do pensamento socialista e que levaria ao estágio do socialismo científico.
O socialismo utópico não promoveu muitas análises sobre os males do capitalismo e da industrialização, mas entendia que a desigualdade era um mal a ser combatido. O socialismo científico, por sua vez, realizou uma extensa análise de como funcionava o capitalismo e dos meios de controle sobre os trabalhadores.
O socialismo utópico não acreditava na via revolucionária nem na superação do capitalismo. Já o socialismo científico acreditava que a emancipação dos trabalhadores só seria possível pela superação do capitalismo, e ela se iniciaria por meio de uma revolução que estabeleceria a ditadura do proletariado.
A partir dessa ditadura do proletariado seriam realizadas as reformas que conduziriam a sociedade ao comunismo, o estágio ideal, no qual o trabalho e riqueza seriam igualmente divididos entre todos. Nesse estágio ideal, o socialismo científico defendia que o Estado e as classes sociais seriam abolidas porque a sociedade viveria em estado de igualdade.
Por fim, diferentemente do socialismo utópico, o socialismo científico não acreditava no papel da burguesia como condutora das transformações, mas, sim, que essas seriam conduzidas pelo proletariado.
Para saber mais detalhes sobre o socialismo científico, clique aqui.
Diferenças entre o socialismo utópico e o socialismo real
No caso do socialismo real, entendemos que se tratou das experiências históricas do socialismo que existiram ao longo do século XX. Essas experiências foram iniciadas quando a Rússia passou por uma revolução socialista em 1917. A influência da Rússia socialista fez com que outros países aderissem ao socialismo ao longo do século XX.
O socialismo real se inspirou na corrente de pensamento do socialismo científico e, portanto, do ponto de vista teórico que se diverge do socialismo utópico. Embora o socialismo real tenha se inspirado no socialismo científico, muitos marxistas são críticos das experiências do socialismo real, alegando que elas se afastaram da teoria proposta por Marx e Engels.
Qual a importância do socialismo utópico?
Embora embrionário, do ponto de vista do socialismo científico, o socialismo utópico foi muito importante porque propôs reflexões acerca dos problemas existentes nas sociedades capitalistas e industrializadas. Essas reflexões contribuíram para fortalecer as lutas dos trabalhadores contra a desigualdade e a miséria em que viviam.
Origem e história do socialismo utópico
O socialismo utópico surgiu na virada do século XVIII para o XIX, estabelecendo-se por meio de pensadores como Saint-Simon, Robert Owen e Charles Fourier. Esses pensadores passaram a analisar a realidade em que estavam inseridos, percebendo que havia problemas que surgiram por causa da desigualdade social e da exploração dos trabalhadores no capitalismo.
Alguns desses pensadores começaram a pensar em formas de superar esses problemas, propondo ideias para o estabelecimento de sociedades ideais. As propostas dos socialistas utópicos contribuíam para o fortalecimento dos movimentos de trabalhadores, mas não foram consideradas suficientes para materializar a superação do capitalismo.
Uma análise mais aprofundada do capitalismo e a radicalização das ideias dos utópicos deu origem ao socialismo científico por meio de Karl Marx e Friedrich Engels.
Exercícios resolvidos sobre socialismo utópico
Questão 1
Qual dos pensadores abaixo pertenceu à corrente do pensamento do socialismo utópico?
A) Karl Marx
B) Mikhail Bakunin
C) Friedrich Engels
D) Thomas Hobbes
E) Charles Fourier
Resolução:
Alternativa E.
Charles Fourier foi um dos pensadores da corrente de pensamento do socialismo utópico. Ele defendia que o cooperativismo deveria ser a ideia que orientasse as sociedades modernas. Era crítico do capitalismo e das consequências trazidas pela industrialização. Propôs a criação de uma comunidade chamada falanstério, no qual famílias diferentes conviveriam e trabalhariam juntas.
Questão 2
O surgimento do socialismo utópico se relaciona diretamente com qual contexto histórico?
A) Revolução Industrial
B) Neocolonialismo
C) Reformas religiosas
D) Primeira Guerra Mundial
E) Grande Depressão
Resolução:
Alternativa A.
O socialismo utópico tem relação direta com o período da Revolução Industrial, acontecimento que marcou o surgimento da indústria. A industrialização trouxe consequências nefastas para os trabalhadores, e movimentos como o socialismo utópico pensavam nas formas de combater a desigualdade social desse período.
Fontes
AGOSTI, Aldo. O socialismo real: um balanço. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18959/21022.
CARVALHO, José Maurício de. O socialismo utópico. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/42600/23571
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2005.
MARINI, Ruy Mauro. Duas notas sobre o socialismo. Disponível em: http://www4.pucsp.br/neils/downloads/v5_artigo_ruy.pdf.