Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Heliocentrismo

O heliocentrismo é uma teoria que defende que o Sol está posicionado no centro do Universo. Esse modelo teve como principais expoentes Nicolau Copérnico e Galileu Galilei.

Ilustração representando a ideia defendida pela teoria do heliocentrismo, para a qual o Sol está no centro do Universo.
O heliocentrismo defende que o Sol está no centro do Universo e que os planetas o orbitam.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O heliocentrismo é uma teoria astronômica que defende a centralidade do Sol no Universo. Com isso, todos os planetas e demais corpos celestes giram ao seu redor. Embora a teoria heliocêntrica tenha sido trabalhada na Antiguidade, foi a partir do século XVI, com o modelo proposto por Nicolau Copérnico, e, mais tarde, com as constatações feitas por Galileu Galilei, que ela ganhou força no meio científico, embora não tenha sido imediatamente aceita pelo contexto religioso da época.

Leia também: Mitos e verdades sobre a chegada do homem à Lua

Tópicos deste artigo

Resumo sobre heliocentrismo

  • É um modelo astronômico que defende que o Sol fica no centro do Universo e que a Terra e os demais corpos celestes o orbitam.

  • Teve origem na Antiguidade, mas foi sistematizado por Nicolau Copérnico no século XVI.

  • Como o modelo contrastava com o geocentrismo e as crenças religiosas em voga, não foi imediatamente aceito.

  • Foi comprovado por Galileu Galilei e aperfeiçoado por cientistas contemporâneos e posteriores a ele.

O que diz o heliocentrismo?

O modelo cosmológico do heliocentrismo diz que o Sol está localizado no centro do Universo e que, ao seu redor, giram todos os planetas, inclusive a Terra, as estrelas e demais corpos celestes. Dessa forma, o heliocentrismo que estabeleceu que a Terra descreve um movimento circular em torno do Sol, e não o contrário.

O termo heliocentrismo é formado por duas palavras gregas: hélios = Sol e kentron = centro.

A teoria heliocêntrica revolucionou a astronomia, e o aperfeiçoamento técnico dos instrumentos utilizados para os estudos dos céus e do Universo permitiu a constatação de que os planetas do Sistema Solar, de fato, giram em torno do Sol.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origem do heliocentrismo

A teoria do heliocentrismo surgiu como um contraponto ao modelo vigente até então, o geocentrismo. Os primeiros a teorizarem a respeito do Universo foram os pensadores gregos, ainda durante o século V da Era Comum, embora suas proposições não tivessem tido força para suplantar o modelo geocêntrico.

Após mais de mil anos tendo o geocentrismo como a teoria mais aceita, Nicolau Copérnico (1473-1543) sistematizou, no século XVI, um novo modelo que revolucionou a forma de pensar da astronomia e colocou em cheque a ideia de que a Terra era o centro do Universo.

Esse movimento ficou conhecido como Revolução Copernicana, e, ao seu trabalho, outros astrônomos e matemáticos deram importantes contribuições, o que ocasionou o fortalecimento do heliocentrismo. Além de Copérnico, as descobertas do astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642) foram fundamentais para a comprovação da teoria heliocêntrica.

Quando o heliocentrismo foi aceito?

O heliocentrismo não foi aceito de imediato pela comunidade científica, tendo sofrido também a resistência da Igreja Católica, que se pautava no geocentrismo para explicar o Universo.

O principal caso de resistência pelos grupos religiosos diz respeito a Galileu Galilei, considerado herege pelo Tribunal da Santa Inquisição pela defesa que fez do modelo heliocêntrico de Nicolau Copérnico. A publicação da obra Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo, em 1632, fez com que Galileu fosse levado a julgamento e condenado pela Inquisição. O astrônomo teve que negar publicamente as suas descobertas e sua defesa da teoria heliocêntrica, e viveu em prisão domiciliar até a sua morte, em 1642.

Muitos anos se passaram até que o avanço do conhecimento científico permitisse maior aceitação do heliocentrismo. No caso da Igreja Católica, a aceitação das comprovações de Galileu aconteceu apenas no século XIX. O perdão ao astrônomo foi concedido, ainda, somente no ano de 1992, pelo papa João Paulo II.

Quais são as diferenças entre heliocentrismo e geocentrismo?

 Ilustração representando a diferença entre o heliocentrismo e o geocentrismo.
Diferentemente do heliocentrismo, o geocentrismo defende que o planeta Terra se encontra no centro do Universo.

Como vimos até aqui, a teoria heliocêntrica surgiu em oposição à teoria geocêntrica, aceita para explicar o ordenamento do Universo por 1500 anos. Entenda as diferenças entre elas:

  • Geocentrismo: defende que o planeta Terra fica no centro do Universo, e os demais astros e estrelas giram ao seu redor, inclusive o Sol. Os planetas e o Sol ficam posicionados em esferas concêntricas, e a esfera mais distante da Terra abriga as demais estrelas e limita o Universo existente. Foi a teoria mais aceita até o século XVI, tendo o respaldo da Igreja Católica por postular ideias semelhantes àquelas presentes na Bíblia.

  • Heliocentrismo: defende que o Sol está no centro do Universo, e a Terra e os demais corpos celestes é que o orbitam. O aperfeiçoamento dos equipamentos astronômicos permitiu a comprovação do movimento dos planetas em torno do Sol e a constatação de que este se encontra no centro do Sistema Solar. Apesar de algumas modificações que foram necessárias na teoria, o heliocentrismo é fundamental para a compreensão do Universo, tendo revolucionado a astronomia.

Saiba mais: E se a Terra parasse de girar?

Quem foi Nicolau Copérnico?

Estátua de Nicolau Copérnico, estudioso que revolucionou a astronomia moderna com a teoria do heliocentrismo, na Polônia.
Nicolau Copérnico revolucionou a astronomia moderna com a teoria heliocêntrica.

Nicolau Copérnico (1473-1543) foi um astrônomo, matemático e médico polonês. Ele revolucionou a ciência moderna e, mais especificamente, a astronomia ao fazer a sistematização da teoria do heliocentrismo e afirmar que o Sol está no centro do Universo e que a Terra gira ao seu redor. Esse movimento do planeta em torno do Sol auxilia na explicação de fenômenos, como a alternância das estações do ano.

O livro com a teoria heliocêntrica de Copérnico foi completado em 1530 e recebeu o nome de Das revoluções das esferas celestes. A obra, entretanto, foi publicada mais de uma década depois, no ano de seu falecimento. Embora tenha sido autor de outras publicações, a última obra foi a mais importante de sua vida e responsável pelo que ficou conhecido como Revolução Copernicana. Ele deixou um legado muito importante para a astronomia, e seus postulados serviram de base para descobertas futuras, como aquelas de Galileu Galilei.

Exercícios resolvidos sobre heliocentrismo

Questão 1

(UFPR) Em 1632, o matemático, astrônomo e filósofo italiano Galileu Galilei (1564-1642) publicou o Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo, no qual três personagens, de nomes Sagredo, Salviati e Simplício, debatem sobre a cosmologia copernicana e a cosmologia aristotélica. Ainda no mesmo ano, Galileu foi intimado a comparecer na Congregação do Santo Ofício, em Roma, acusado de defender as ideias de Copérnico, consideradas heréticas pela Igreja.

Considerando o contexto histórico do processo e da condenação de Galileu Galilei pela Inquisição de Roma, assinale a alternativa correta.

A) A Inquisição proibiu os livros de Nicolau Copérnico, relacionando-os ao Index Librorum Prohibitorum, por divulgarem a heresia protestante.

B) Os inquisidores descobriram, nos diálogos entre as personagens do livro de Galileu Galilei, passagens em defesa da magia como uma forma legítima de conhecimento do mundo natural, motivo para proibição do livro.

C) O processo contra Galileu foi além de uma admoestação, ordenando que abjurasse da teoria heliocentrista defendida por Copérnico e não a divulgasse nem a ensinasse.

D) Após o Concílio de Trento, os doutores da Igreja procuraram estabelecer uma atitude de conciliação e diálogo com os filósofos naturalistas e matemáticos, com a finalidade de controlar o conhecimento da natureza.

E) O livro de Galileu Galilei foi motivo de escândalo e condenação, por submeter a teologia à filosofia natural, questionando os dogmas religiosos e a verdade revelada pelas Escrituras.

Resolução:

Alternativa C

Em sua condenação, Galileu Galilei foi obrigado a negar publicamente a teoria heliocêntrica de Copérnico. O Vaticano reconheceu o heliocentrismo séculos mais tarde, e o perdão a Galileu foi concedido em 1992, 350 anos após seu falecimento.

Questão 2

O heliocentrismo diz que o Sol fica no centro do Universo. Por contestar os ensinamentos religiosos, a teoria defendida por Nicolau Copérnico e Galileu Galilei não foi aceita imediatamente e sofreu grande resistência. À época, o heliocentrismo contrariava o modelo vigente, conhecido como:

A) teocentrismo

B) geocentrismo

C) antropocentrismo

D) evolucionismo

E) criacionismo

Resolução:

Alternativa B

O geocentrismo era a teoria mais aceita para explicar o ordenamento do Universo, com a Terra ocupando a posição central e os demais astros a orbitando.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Heliocentrismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/heliocentrismo.htm. Acesso em 24 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

“É uma teoria astronômica que defende que o Sol está no centro do Sistema Solar.” O enunciado faz referência a qual teoria sobre a configuração do Universo?

A) Geocentrismo.

B) Heliocentrismo.

C) Universo Solar.

D) Eurocentrismo.

Exercício 2

O estudioso responsável pela formulação sistematizada da teoria do heliocentrismo foi:

A) Edwin Hubble.

B) Johannes Kepler.

C) Aristóteles.

D) Hiparco de Niceia.

E) Nicolau Copérnico.