Whatsapp

Calorímetro

Física

O calorímetro é um aparelho isolado termicamente do meio ambiente usado para fazer estudos sobre a quantidade de calor trocado entre dois corpos de temperaturas diferentes.
PUBLICIDADE

Quando estudamos os conceitos sobre equilíbrio térmico de duas ou mais substâncias, vimos que se esses corpos de temperaturas diferentes são colocados em contato, após algum tempo eles atingem a mesma temperatura. A explicação para esse fenômeno foi proposta por muito tempo se baseando em um modelo chamado de calórico. Nesse modelo, dizia-se que todos os corpos eram possuidores, interiormente, do calórico, que era uma substância fluida e invisível e de peso desconsiderável.

Ainda nesse modelo, dizia-se que quanto maior fosse a temperatura do corpo, mais calórico ele possuía em seu interior. Portanto, quando dois corpos com temperaturas diferentes eram colocados em contato, ocorria a passagem de calórico do corpo mais quente para o corpo mais frio, acarretando uma diminuição na temperatura do primeiro e um aumento na temperatura do segundo corpo. Dessa forma, o fluxo de calórico só parava quando os corpos atingissem o equilíbrio térmico. A ideia de calórico não durou muito tempo, sendo logo substituída por outra teoria mais plausível, na qual o calor é considerado como uma forma de energia.

Hoje sabemos que Calor é a energia transferida espontaneamente de um corpo para outro, em virtude, unicamente, de uma diferença de temperatura entre eles. Sabemos também que quando colocamos dois corpos com temperaturas diferentes em contato, isolados termicamente do ambiente, após algum tempo nota-se que eles estão em equilíbrio térmico. Sendo assim, podemos concluir que houve transferência de energia do corpo mais “quente” para o corpo mais “frio”, até que ambos apresentassem a mesma temperatura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A fim de estudar as trocas de calor entre dois ou mais corpos, principalmente quando um deles está no estado líquido, é conveniente ter um recipiente adequado, que permita obter, de forma direta ou indireta, o valor das quantidades de calor trocadas entre os corpos. A esse tipo de recipiente, que facilita o contato térmico entre os corpos e dificulta as trocas de energia térmica com o meio externo, damos o nome de calorímetro.

Sendo assim, geralmente podemos dizer que todo recipiente isolado termicamente do ambiente externo é um calorímetro. O calorímetro pode ser usado para a determinação do calor específico das substâncias. Geralmente despeja-se água no seu interior e, após um curto intervalo de tempo, estando o sistema em equilíbrio térmico, coloca-se um corpo que se quer estudar dentro da água, com temperatura inicial diferente do sistema água-calorímetro. A figura abaixo mostra um exemplo básico de um calorímetro.

Esquema de um calorímetro


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

O Sol é a estrela que fornece luz e calor para nosso planeta
O Sol é a estrela que fornece luz e calor para nosso planeta

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Calorímetro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/calorimetro.htm. Acesso em 13 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda a diferença entre calor sensível e calor latente, definições importantíssimas para o estudo da Calorimetria.
Você sabe o que é Calorimetria? Confira neste artigo alguns exercícios resolvidos, além de definições sobre os principais conceitos de Calorimetria. Saiba também quais são as fórmulas que podem ser utilizadas para calcular a quantidade de calor sensível e latente, bem como a capacidade térmica de um corpo.
Compreenda a definição de capacidade térmica e a de calor específico.
Acesse o texto e aprenda a definição da Primeira Lei da Termodinâmica, veja quais são as fórmulas usadas por essa lei e confira exercícios resolvidos sobre o tema.
O calor pode ser transferido de três maneiras: condução, convecção e irradiação.
Você sabe o que é Termodinâmica? Acesse o texto para descobrir quais são os conceitos mais importantes sobre o assunto, conheça quais são as leis da Termodinâmica.