PUBLICIDADE
O corpo humano, na tentativa de atingir equilíbrio térmico, sempre cede calor a um corpo mais “frio” que esteja em contato com ele, ou seja, o calor passa de um corpo para outro em virtude da diferença de temperatura entre eles.
Ex: Quando seguramos uma pedra de gelo temos a impressão de que a mão que a segura, esfria tanto quanto o gelo.
Esse processo é chamado na física de transmissão de calor por condução térmica.
Condução térmica é, na verdade, o processo menos prejudicial ao corpo e à saúde humana, em relação aos outros meios de perda de calor. Veja os outros meios na tabela que segue:
Podemos observar na tabela que o principal processo de perda de calor é o relacionado à radiação, isso porque todos os seres vivos emitem radiação em proporções pequenas, por isso, sua verificação só é possível na chamada linha do infravermelho, invisível a olho nu, mas analisada precisamente por sensores especiais.
Alguns animais, como a cobra, desenvolveram hábitos nos quais, através do calor do corpo que se aproxima, é possível perceber as emissões desse calor, obtendo assim suas vítimas. Esses animais possuem sensores naturais.
Existe também outra forma de perda de calor pelo corpo humano, é a evaporação. Ela é responsável por perdermos calor através de nossa pele, que perde parte de sua umidade na forma de vapor para o meio. A evaporação é, na verdade, uma mudança de fase e acontece especificamente quando fornecemos ao nosso corpo energia na forma de calor latente de vaporização.
Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola