Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aerodinâmica

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A aerodinâmica estuda a atuação de forças sobre os objetos no ar. As forças aerodinâmicas atuam sobre qualquer objeto que se desloca no ar. Aviões, barcos, automóveis, qualquer que seja o móvel que se desloque no ar sofre a ação de forças aerodinâmicas. Os engenheiros se baseiam nos princípios da aerodinâmica para construir, por exemplo, os aviões.

A construção dos primeiros aviões foi possível mediante o conhecimento e estudo dos princípios da aerodinâmica. Hoje a indústria aeronáutica produz qualquer tipo de aeronave com base nesses princípios, mas eles não se aplicam somente a aviões. Os arquitetos também utilizam os princípios da aerodinâmica para projetar e construir pontes e edifícios, pois para construí-los leva-se em conta a força do ar que atua sobre eles.

Os princípios da aerodinâmica se aplicam também na indústria automobilística e na construção de objetos que se locomovem por meios que não sejam o ar, como por exemplo, os submarinos, ou seja, os princípios da aerodinâmica se aplicam também aos fluidos que não seja o ar. Desenhistas e engenheiros da indústria automobilística utilizam os princípios e buscam cada vez mais aperfeiçoar o desempenho dos automóveis.

Aerofólios


Aerofólio Traseiro

Em carros esportivos, como os de fórmula 1, os engenheiros utilizam muito os princípios da aerodinâmica para fazer com que o carro consiga ter ao mesmo tempo estabilidade e bom desempenho nas pistas, tanto nas retas quanto nas curvas. Por esses carros serem muito velozes, eles são projetados para reduzir a resistência do ar e aumentar a força vertical descendente gerada pela carroceria e seus anexos, fazendo com que eles fiquem realmente “grudados” no chão. Para tanto eles utilizam os aerofólios, as placas externas, difusores e defletores laterais como medida para reduzir a resistência do ar.

O Aerofólio é um equipamento projetado para diminuir as turbulências do ar, é muito utilizado nos carros de passeio. Alguns deles já saem de fábrica com esse equipamento, em outros casos são colocados fora da fábrica, o que segundo especialistas na área automotiva, pode gerar aumento no consumo do automóvel. Na maioria das vezes só serve para estética mesmo, pois não tem influência significativa sobre o desempenho do veículo.

Os aerofólios funcionam baseados nos mesmos princípios de funcionamento das asas de um avião. A única diferença é que as asas do avião dão sustentação, enquanto nos carros, mais precisamente nos de fórmula 1, proporcionam uma força vertical descendente que segura o carro no solo.

O funcionamento desse equipamento é uma aplicação da equação de Bernoulli. Essa equação fala da diferença de pressões do ar, fazendo com que o avião tenha sustentação e os carros fiquem grudados no chão. No caso do avião, por exemplo, a pressão do ar que passa sobre as suas asas é menor do que a pressão do ar que passa na parte debaixo, criando assim uma força de baixo para cima, sustentando o avião.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Aerodinâmica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/aerodinamica.htm. Acesso em 02 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual a primeira lei de Newton?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Qual a fórmula do sorvete?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si

Os casos mais comuns de mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si ocorrem quando juntamos...

Tempos verbais

Pretérito, presente ou futuro são tempos verbais que exprimem uma variação que indica o momento em que se dá o...