PUBLICIDADE
Regras do futebol são definições em relação à forma como esse esporte é disputado. Elas definem os procedimentos, as ações e a composição para a realização de uma partida. Entre elas, estão: as faltas; as dimensões do campo de jogo; a bola; a composição das equipes de jogadores; a arbitragem; as penalidades; o impedimento; e as ações com bola. No futebol, os jogadores seguem fundamentos que são essenciais para o jogo. Entre eles, estão: chute, passe, drible, domínio, passe e condução da bola.
Leia também: Futebol — detalhes sobre o esporte mais popular do mundo
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre as regras do futebol
- 2 - Quais são as regras do futebol?
- → Campo de futebol
- → Bola de futebol
- → Jogadores de futebol
- → Equipamento dos jogadores de futebol
- → Árbitro e membros da equipe de arbitragem
- → Duração do jogo de futebol
- → Início de jogo
- → Bola em jogo e fora de jogo
- → Gols
- → Impedimento
- → Faltas
- → Tiro livre
- → Pênalti
- → Arremesso lateral
- → Tiro de meta
- → Escanteio
- 3 - Fundamentos do futebol
- 4 - História do futebol
- 5 - Curiosidades sobre o futebol
Resumo sobre as regras do futebol
-
Regras do futebol são definições em relação à forma como esse esporte é disputado.
-
As regras modernas do futebol foram criadas e definidas na Inglaterra, no século XIX.
-
As regras do futebol podem ser alteradas, sofrendo uma evolução ao longo dos anos.
-
A International Football Association Board (Ifab) é a instituição responsável por publicar o regulamento do esporte.
-
A estrutura que compõe as regras do futebol é formada por: dimensão do campo de jogo, a bola, os jogadores, os equipamentos utilizados, o árbitro, o início e reinício de jogo, os gols, as faltas, os tiros de meta e penal, e os escanteios.
-
São fundamentos do futebol: chute, passe, drible, domínio, passe e condução de bola.
-
O futebol é uma modalidade esportiva que tem origens na Antiguidade oriental, com base num exercício militar chinês chamado tsu-chu.
-
No Brasil, o esporte começou a ser difundido por meio de Charles Willian Miller, no final do século XIX.
Quais são as regras do futebol?
Fique por dentro das regras do futebol a seguir.
→ Campo de futebol
O campo de futebol deve conter uma superfície na cor verde totalmente natural ou, se as regras da competição permitir, totalmente artificial. Em formato retangular, o campo deve ser marcado em linhas contínuas que não podem provocar perigo.
A dimensão do campo é de 45 m a 90 m (linhas de fundo) por 90 m a 120 m (linhas laterais). A definição exata da dimensão pode ser feita pela organização do torneio, desde que esteja dentro desse limite.
→ Bola de futebol
A bola de futebol deve ter formato esférico com uma circunferência entre 68 cm e 70 cm. O peso do objeto deve ser de 410 g a 450 g ao início do jogo. A pressão da bola deve ser medida entre 0,6 a 1,1 atmosferas (600 a 1.100 g/cm²) no nível do mar.
→ Jogadores de futebol
Em um jogo de futebol, participam duas equipes, compostas por até 11 jogadores em cada, sendo que um deles é o goleiro. Uma partida não pode começar ou continuar caso uma ou ambas as equipes tiverem menos de sete jogadores.
O número de substituições de jogadores é definido pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), por confederações ou por federações, e é de, no máximo, cinco substituições.
→ Equipamento dos jogadores de futebol
Os equipamentos dos jogadores são:
-
camiseta com mangas;
-
calção;
-
meia;
-
caneleira;
-
calçado (chuteira).
Os goleiros podem usar calças compridas. Os jogadores não podem utilizar artigos ou acessórios, como colares, anéis, pulseiras, brincos, fitas de couro ou plástico, entre outros.
→ Árbitro e membros da equipe de arbitragem
O árbitro é o profissional responsável por fazer cumprir as regras do jogo de futebol. O árbitro assistente de vídeo, conhecido pela sigla VAR, é uma tecnologia que auxilia o trabalho da arbitragem e consiste em assistir novamente à jogada (replay) para a definição da ação, que pode contar com revisão. A comunicação corporal do árbitro por meio de sinais define ações como pênalti, escanteio, tiro livre direto, tiro livre indireto, tiro de meta e cartões amarelo e vermelho.
Fazem parte da equipe de arbitragem:
-
árbitro principal;
-
dois árbitros assistentes;
-
dois árbitros assistentes adicionais;
-
árbitro assistente reserva;
-
quarto árbitro;
-
árbitro assistente de vídeo (VAR).
→ Duração do jogo de futebol
O jogo de futebol tem duração de 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos. Ao final de cada tempo, pode-se definir a prorrogação do tempo caso tenha acontecido pausas prolongadas durante o jogo.
O tempo de jogo pode ser reduzido caso tenha acordo entre o árbitro e as duas equipes no início da partida e se houver conformidade com o regulamento da competição.
O intervalo entre o primeiro e o segundo tempo não pode ultrapassar 15 minutos. Entre as pausas que justificam a prorrogação do tempo, estão:
-
substituições;
-
avaliação ou retirada de um jogador que se lesionou;
-
sanções disciplinares;
-
desperdício deliberado de tempo;
-
paradas médicas;
-
atrasos de checagens e revisões do VAR;
- comemoração de um gol.
→ Início de jogo
O início de jogo é marcado pelo toque de tiro de início, em cada um dos tempos da partida. Essa ação também é realizada quando uma das equipes marca gol. Outras formas de reiniciar o jogo são os arremessos laterais, os tiros de meta, os tiros penais e os escanteios.
→ Bola em jogo e fora de jogo
A bola é considerada em jogo quando tocar em um membro da equipe de arbitragem, nas traves, no travessão, nos postes da bandeira do escanteio e permanecer no campo do jogo.
Já são consideradas situações de bola fora de jogo:
-
ter ultrapassado completamente a linha de fundo ou a linha lateral, seja pelo chão, seja pelo ar (alto);
-
o jogo tiver sido paralisado pelo árbitro;
-
tocar em um membro da equipe de arbitragem, permanecer no campo de jogo e uma equipe começar um ataque promissor;
-
a bola entrar diretamente na meta;
-
houver mudança da equipe que tem posse de bola.
Nos casos acima, o jogo será recomeçado com a bola no chão.
→ Gols
O gol é válido quando a bola ultrapassar de forma completa a linha de fundo entre as traves e por debaixo do travessão, desde que a equipe que fez o gol não tenha feito uma infração.
A equipe que vence a partida é aquela que marcou a maior quantidade de gols durante a partida. Se cada time marcar o mesmo número de gols, a partida terá empate. A depender da fase e da competição, o jogo continua com dois tempos de prorrogação que não ultrapassem 15 minutos e a disputa de pênaltis.
→ Impedimento
O impedimento acontece quando o jogador está na posição em que qualquer parte do seu corpo esteja no campo do adversário (exceto na linha de meio de campo) e qualquer parte do seu corpo esteja mais próximo da linha de fundo do campo do adversário do que a bola e o penúltimo adversário.
→ Faltas
A falta é marcada em um jogo quando o jogador realiza uma infração de forma imprudente ou com uso da força excessiva. Exemplos de falta são:
-
realizar uma carga;
-
saltar sobre o adversário;
-
chutar ou tentar chutar;
-
empurrar;
-
golpear ou tentar golpear (incluindo com uma cabeçada);
-
dar uma entrada ou disputar a bola;
-
fazer tropeçar ou tentar fazer tropeçar.
Entre outras infrações, que resulta em tiro livre direto, estão:
-
uma infração por toque de mão na bola (à exceção do goleiro no interior da própria área penal);
-
segurar um adversário;
-
impedir o movimento de um adversário com contato físico;
-
morder ou cuspir em alguém inscrito na relação de ambas as equipes ou em um membro da equipe de arbitragem;
-
arremessar um objeto na direção da bola, de um adversário ou de um membro da equipe de arbitragem;
-
tocar na bola com um objeto.
Ações caracterizadas por violência e que busquem atrasar/atrapalhar a partida resultam em faltas no futebol. Além disso, tocar a bola com o braço ou a mão também é falta.
→ Tiro livre
O tiro livre é uma ação de movimento da bola concedida à equipe adversária de qualquer jogador que cometer uma infração.
→ Pênalti
O pênalti é marcado quando um jogador cometer uma infração passível de punição com um tiro livre dentro da área de pênalti ou fora do campo como parte do jogo. O gol pode ser marcado por pênalti.
→ Arremesso lateral
O arremesso lateral é concedido ao time adversário do jogador que tocou pela última vez na bola antes de sair do campo de jogo.
→ Tiro de meta
O tiro de meta é realizado após a bola ultrapassar a linha de fundo depois de ter sido tocada por um jogador do time atacante e o gol não tiver sido marcado.
→ Escanteio
O escanteio é marcado quando o último toque na bola antes de sair da linha de fundo tiver sido feito pela equipe defensora.
Fundamentos do futebol
Os fundamentos do futebol são elementos importantes para essa modalidade esportiva. Neles acontecem movimentações com a bola para a realização de ações ofensivas ou defensivas. Entre os fundamentos, estão:
-
Chute: movimento de “golpear” a bola com um dos pés para marcar gol ou fazer um tipo de transferência de bola. São tipos de chutes: trivela, bico, calcanhar e letra.
-
Passe: consiste na transferência da bola de um jogador para outro. A ação pode ser executada com objetivo de atacar, defender ou ganhar tempo no jogo. Permite a manutenção do posse de bola e a construção de jogadas.
-
Drible: ação em que o jogador “confunde” o adversário, permitindo com que ele se livre da marcação para seguir para um ataque ou ganhar tempo para equipe. São tipos de dribles: meia-lua ou drible da vaca, chapéu, lençol, elástico, corte, letra, pedalada e carretilha.
-
Domínio: ação de receber a bola com diferentes partes do corpo (peito, coxa e pé), permitindo com que a bola seja amortecida no movimento e mantida sob controle.
-
Desarme: caracterizado por um toque na bola responsável por mudar a posse do objeto.
-
Condução de bola: ação de conduzir a bola ao longo do campo para a realização de uma ação ofensiva, por exemplo, e é feita somente com os pés.
Veja também: Quais são as regras e os fundamentos do basquetebol?
História do futebol
A história do futebol começou na Antiguidade oriental. Por volta de 2000 a. C., acontecia, na China, uma prática em que, após combates, a tribo vencedora jogava “futebol” com as cabeças dos oponentes derrotados. Esse rito surgiu de um exercício militar conhecido como tsu-chu, que significa “chutar”.
O tsu-chu acontecia em um campo com dimensão de 30 metros por 60 metros e contava com a participação de 12 militares. O objetivo das equipes era colocar a bola (feita de cabelos ou crina, remetendo à cabeça) entre varas de bambu.
Por sua vez, as regras modernas do futebol foram definidas na Inglaterra, no século XIX. A padronização do jogo foi oficializada em reunião realizada em 1863, em Londres. Nesse contexto, foi criada a Football Association. Anos depois, em 1886, quatro associações de futebol britânicas fundaram a International Footbal Association Board (Ifab), uma entidade internacional responsável pelas regras da modalidade esportiva.
Atualmente, a instituição máxima do esporte é a Federação Internacional de Futebol (Fifa), que começou a atuar em maio de 1904. Ela tem 208 países/nações associadas.
Filho de ingleses, Charles Willian Miller foi o responsável por trazer o futebol para o Brasil no final do século XIX. A chegada do esporte aconteceu após Miller passar alguns anos em Londres. Ao chegar por aqui, trouxe consigo livro de regras, uniformes, bolas e chuteiras.
Anos depois, aconteceu a primeira partida oficial de futebol, com as regras institucionalizadas para o período. O jogo foi disputado entre colaboradores de uma companhia de gás paulista e funcionários da São Paulo Railway. O Rio Grande é o clube de futebol mais antigo do país.
De lá para cá, o esporte ganhou popularidade entre os brasileiros, tornando-se “uma paixão nacional”, com títulos internacionais tanto na modalidade feminina quanto na masculina.
É válido lembrar que, por mais de 40 anos, a prática de futebol entre mulheres foi proibida. Esse fato reforçou o sentido de que o esporte não é apropriado para ser praticado e jogado por elas. Em 1983, o Conselho Nacional de Desportos (CND) regulamentou o futebol feminino e liberou a prática no país.
Para saber mais detalhes sobre a história do futebol, clique aqui.
Curiosidades sobre o futebol
- A primeira Copa do Mundo de futebol entre os homens foi realizada na América do Sul, no Uruguai, em 1930.
-
Couro curtido e bexiga de boi, esses eram os materiais que faziam parte de uma das primeiras bolas de futebol.
-
Até a Copa de 1970, não havia a aplicação de punição por meio dos cartões amarelo e vermelho.
-
O clube de futebol mais antigo em atividade no Brasil é o Rio Grande, fundado em julho de 1900.
-
Marta, conhecida como a rainha do futebol, já foi eleita a melhor do mundo na modalidade por seis vezes, sendo cinco de forma consecutiva.
Créditos de imagem
[2] Maciej Rogowski Photo / Shutterstock
Fontes
MICALISKI, Emerson Liomar; PONTES, Marina Toscano Aggio de. O futebol e suas modalidades associadas. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2020. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br.
INTERNATIONAL Football Association Board. Regras do Jogo 23/24. Disponível em: https://futebolpaulista.com.br/Repositorio/Arbitro/REGRAS/RegrasJogo/Regras_do_Jogo_2023_24.pdf.