Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Síndrome do Intestino Irritável

Síndrome do Intestino Irritável (SII) caracteriza-se por episódios dor e distensão abdominal e mudança do hábito intestinal.

Mulher encurvada e com as mãos na região do estômago, demonstrando sentir dor
Na síndrome do intestino irritável, o paciente apresenta dor e desconforto abdominal.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um problema de saúde que se caracteriza por um conjunto de sintomas que incluem dor e distensão abdominal e mudança do hábito intestinal. O paciente com a síndrome pode viver períodos em que sofre de diarreia, alternando com períodos de constipação.

A SII trata-se de um problema de saúde crônico que afeta negativamente a qualidade de vida dos pacientes, uma vez que seus sintomas podem persistir por longo período. A sua causa é desconhecida, e exames demonstram a ausência de anormalidades estruturais e bioquímicas nesses pacientes. A alimentação e alterações psicossomáticas, no entanto, podem desencadear o início dos sintomas.

O diagnóstico da SII é clínico, e exames podem ser solicitados para a exclusão de outras doenças. No que diz respeito ao tratamento, recomenda-se, principalmente, a mudança nos hábitos de vida.

Leia mais: Retocolite ulcerativa — doença crônica caracterizada pela inflamação da mucosa do intestino

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Síndrome do Intestino Irritável

  • Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um termo utilizado para se referir a um conjunto de sintomas que incluem mudança do hábito intestinal e dor e distensão abdominal.

  • Não apresenta causa esclarecida, mas o surgimento dos sintomas está relacionado com a ingestão de alguns alimentos e alterações psicossomáticas.

  • Seu diagnóstico é clínico, e alguns exames podem ser solicitados para descartar outras causas, uma vez que provoca sintomas semelhantes aos de outros problemas gastrointestinais.

  • Seu tratamento baseia-se na mudança dos hábitos de vida, incluindo alteração na dieta e prática de atividades físicas.

O que é a Síndrome do Intestino Irritável?

Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um termo utilizado para um conjunto de sintomas que incluem mudança do hábito intestinal (constipação ou diarreia) e dor e distensão abdominal. Pacientes com SII podem apresentar diarreia, constipação ou uma combinação alternada de ambos.

A SII trata-se de uma doença crônica e que não apresenta causas orgânicas detectáveis em exames. Acomete tanto homens quanto mulheres, ocorrendo em todas as faixas etárias. Apesar disso, há mais casos de SII em mulheres que em homens.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Causas da Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) não apresenta causa compreendida, entretanto, admite-se que seja um distúrbio multifatorial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia, acredita-se que uma hipersensibilidade visceral seja responsável pelos sintomas e agravada pela ingestão de certos alimentos. Além disso, a Sociedade admite que os sintomas de SII podem ser precedidos de algumas alterações psicossomáticas, como o estresse.

Tratamento da Síndrome do Intestino Irritável

Um homem e uma mulher alongando-se em esteiras
A realização de atividade física melhora o funcionamento do intestino.

Até o momento, não há nenhum tratamento específico para a Síndrome do Intestino Irritável (SII). Entretanto, recomenda-se uma análise cuidadosa da alimentação do paciente, buscando identificar os alimentos e bebidas que provocam o aumento dos sintomas, a fim de que o indivíduo os evite. A Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia destaca que alimentos altamente fermentáveis, conhecidos como FODMAP, podem provocar aumento dos sintomas da SII.

Além da alteração na alimentação, recomenda-se a prática de atividades físicas, uma vez que o exercício está relacionado com a melhoria do trânsito intestinal. Pode ser recomendado ainda o uso de probióticos e de outros medicamentos. Como a SII pode ser agravada por estresse e ansiedade, terapias também podem ser recomendadas.

Leia mais: Importância das atividades físicas

Sintomas da Síndrome do Intestino Irritável

Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII) apresentam sintomas como dor e desconforto abdominal e constipação, diarreia ou uma combinação alternada desses sintomas. Elas podem apresentar ainda sensação de evacuação incompleta, urgência e inflamação abdominal. Além disso, a pessoa com SII sente uma vontade intensa de evacuar, mesmo com o intestino vazio. Essa condição é conhecida como tenesmo.

Vale salientar que o paciente com SII, geralmente, apresenta outros sintomas que não são gastrointestinais. Dentre eles, podemos citar sintomas psicológicos e dificuldade nas atividades diárias.

Diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável

O diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável (SII) é feito por meio da análise dos sintomas apresentados pelo paciente. Para constatar-se a SII, o início dos sintomas deve ter sido observado há, pelo menos, seis meses, e eles devem estar presentes nos últimos três meses. Em geral, não são necessários exames adicionais, entretanto, alguns podem ser solicitados para que outras doenças sejam descartadas, uma vez que os seus sintomas são semelhantes aos apresentados em outros problemas gastrointestinais.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Síndrome do Intestino Irritável"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/sindrome-do-intestino-irritavel.htm. Acesso em 16 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Revolução Federalista (1893-1895)

Assista a nossa videoaula para conhecer a história da Revolução Federalista ou Guerra das Degolas...

Alguma poesia I Análise literária [Fuvest]

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Alguma poesia”, do poeta brasileira Carlos Drummond...