Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

10 de outubro — Dia Mundial da Saúde Mental

Celebrado anualmente em 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental é uma data que busca ampliar a conscientização sobre questões relacionadas à saúde mental em escala global.

Fita verde ao lado do escrito “Dia Mundial da Saúde Mental — 10 de outubro”.
O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado anualmente no dia 10 de outubro e é representado por uma fita na cor verde.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado anualmente no 10 de outubro. É uma data celebrada globalmente para conscientizar sobre questões relacionadas à saúde mental. Ela busca reduzir o estigma em torno de transtornos mentais, promover a compreensão e o apoio às pessoas que enfrentam desafios de saúde mental, além de incentivar governos de todo o mundo a destinarem parte de seus recursos para essa área.

 A data é marcada por campanhas de conscientização, eventos educacionais e discussões sobre temas relevantes para a saúde mental. No Brasil, o Ministério da Saúde promove um conjunto de ações dentro da Política Nacional de Saúde Mental que visa fornecer assistência às pessoas com necessidades específicas em saúde mental no país, como ações de prevenção ao suicídio.

Leia também: 10 de setembro — Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Dia Mundial da Saúde Mental

  • O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado anualmente em 10 de outubro.

  • Surgiu, em 1992, com o intuito de promover a conscientização sobre a saúde mental em nível global.

  • Visa reduzir o estigma em torno dos transtornos mentais e fomentar o entendimento e apoio às pessoas que enfrentam desafios de saúde mental.

  • É celebrado com campanhas de conscientização e eventos educacionais relacionados à saúde mental, os quais enfatizam a importância de cuidar da saúde mental e buscar ajuda profissional quando necessário.

  • Também busca chamar a atenção dos governos para investirem recursos nessa área.

  • Algumas medidas que podem ser adotadas para manter a saúde mental em dia incluem: praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e equilibrada e evitar o isolamento.

  • No Brasil, há políticas públicas que fornecem suporte para pessoas que enfrentam distúrbios e transtornos mentais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origem do Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental foi celebrado pela primeira vez, em 10 de outubro de 1992, por meio de uma iniciativa do Secretário-Geral Adjunto Richard Hunter da Federação Mundial pela Saúde Mental.

Esse dia foi criado com o objetivo de educar o público sobre saúde mental e reduzir o estigma que envolve as questões ao redor desse termo. Em pouco tempo, a data tornou-se importante para incentivar Ministérios da Saúde em todo o mundo e organizações da sociedade civil a promoverem programas centrados nos cuidados de saúde mental.

O Dia Mundial da Saúde Mental recebe apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que, além de facilitar e incentivar a rede de comunicação entre diferentes países, desenvolve material técnico para a data.

A partir de 1994, foi incorporado um tema para a data pela primeira vez. Na ocasião, o tema foi Melhorando a Qualidade dos Serviços de Saúde Mental em Todo o Mundo. Desde então, todo ano é incorporado um tema diferente para a data. Os temas já abordados foram:

  • 1994: Melhorando a Qualidade dos Serviços de Saúde Mental em Todo o Mundo

  • 1996: Mulher e Saúde Mental

  • 1997: Crianças e Saúde Mental

  • 1998: Saúde Mental e Direitos Humanos

  • 1999: Saúde Mental e Envelhecimento

  • 2000-2001: Saúde Mental e Trabalho

  • 2002: Os Efeitos do Trauma e da Violência em Crianças e Adolescentes

  • 2003: Transtornos Emocionais e Comportamentais de Crianças e Adolescentes

  • 2004: A Relação entre Saúde Física e Mental: distúrbios concomitantes

  • 2005: Saúde Mental e Física ao Longo da Vida

  • 2006: Construindo Conscientização – Reduzindo Riscos: doenças mentais e suicídio

  • 2007: Saúde Mental num Mundo em Mudança: o impacto da cultura e da diversidade

  • 2008: Tornar a Saúde Mental uma Prioridade Global: ampliar os serviços através  da defesa e ccção cidadã

  • 2009: Saúde Mental na Atenção Básica: melhorando o tratamento e promovendo a saúde mental

  • 2010: Saúde Mental e Doenças Físicas Crônicas

  • 2011: O Grande Impulso: investindo em saúde mental

  • 2012: Depressão: uma crise global

  • 2013: Saúde Mental e Idosos

  • 2014: Vivendo com Esquizofrenia

  • 2015: Dignidade em Saúde Mental

  • 2016: Primeiros Socorros Psicológicos e de Saúde Mental

  • 2017: Saúde Mental no Trabalho

  • 2018: Os Jovens e a Saúde Mental num Mundo em Mudança

  • 2019: Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio

  • 2020: Saúde Mental para todos – Maior Investimento – Maior Acesso

  • 2021: Saúde Mental num Mundo Desigual

  • 2022: Tornar a Saúde Mental e o Bem-Estar para Todos uma Prioridade Global

Em 2023, a ideia é reunir as pessoas para discutirem e refletirem sobre o assunto A Saúde Mental é um Direito Humano Universal, como forma de impulsionar ações que promovam e protejam a saúde mental de todos como um direito humano universal.

Objetivos do Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental tem como principal objetivo chamar a atenção para as patologias mentais e seus impactos na vida individual, no ambiente familiar e de trabalho, e na própria dinâmica de um país.

Com base nisso, a data busca ampliar a conscientização sobre questões relacionadas à saúde mental em escala global, além de representar uma oportunidade para as governanças e as pessoas compartilharem suas experiências e discutirem o que ainda precisa ser feito para tornar os cuidados de saúde mental acessíveis a todas as pessoas no mundo.

Importância do Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental aumenta a conscientização sobre a importância de colocar o tema saúde mental em pauta, normalizando as questões relacionadas a ele e visando reduzir o estigma que o envolve. Além disso, essa data incentiva as pessoas a cuidarem de sua própria saúde mental e a oferecerem apoio a outras que enfrentam essas condições, fazendo-as sentir-se menos isoladas.

A criação de uma data para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental também contribui para pressionar os governos a alocarem recursos orçamentários para a saúde mental. Isso é particularmente importante em países de baixa renda, onde o acesso ao tratamento é limitado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, em média, os governos de todo o mundo alocaram menos de 2% de seus orçamentos de saúde para a saúde mental, destacando a necessidade urgente de investimento e apoio nessa área.

Importante: Saúde mental é um conceito amplo que engloba desde transtornos como o autismo, a dislexia e a depressão até distúrbios psicológicos e de comportamento relacionados às condições de vida impostas pela sociedade atual, como a ansiedade. O Relatório Mundial de Saúde Mental, da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2022, revelou que, em 2019, um bilhão de pessoas vivia com transtornos mentais. Apesar da prevalência dessas condições em todo o mundo, a saúde mental ainda é estigmatizada na sociedade. Pessoas que convivem com esses desafios frequentemente enfrentam discriminação e tratamento diferenciado, resultando em exclusão social. Isso pode ocorrer em diversas áreas da vida, incluindo o ambiente doméstico, escolar, profissional e hospitalar, levando muitos a sentirem vergonha de buscar terapia ou compartilhar seus sentimentos. A importância do Dia Mundial da Saúde Mental se faz notar nesse sentido.

Veja também: 7 de abril — Dia Mundial da Saúde

Dicas para manter a saúde mental em dia

Pessoas de mãos dadas em sinal de compreensão e de apoio, aspectos buscados pelo Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro).
Manter laços com familiares e amigos e buscar ajuda de um profissional são ações que contribuem para uma boa saúde mental.

Embora pesquisas apontem que alguns distúrbios psicológicos estejam relacionados às pressões sociais e econômicas impostas pela sociedade, e cada transtorno apresente suas próprias particularidades, existem hábitos de estilo de vida que podem ser adotados para reduzir os impactos do cotidiano na saúde mental. Algumas dessas práticas incluem:

  • Praticar atividades físicas regularmente.

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada.

  • Evitar o isolamento, mantendo laços com familiares e amigos.

  • Estimular-se intelectualmente.

  • Realizar consultas médicas regularmente.

  • Quando necessário, seguir o tratamento terapêutico recomendado por um profissional de saúde.

Ações voltadas para a saúde mental no Brasil

O Ministério da Saúde atua na coordenação da Política Nacional de Saúde Mental, que consiste em um conjunto de estratégias e diretrizes destinadas a organizar a assistência às pessoas com necessidades específicas em saúde mental no país.

Além de abranger transtornos mentais, essa política pública oferece cuidados para indivíduos que enfrentam a dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína e outras drogas. Para implementar essas iniciativas, a Rede de Atenção Psicossocial foi criada, sendo composta por unidades com funções diversas no Sistema Único de Saúde (SUS). Essas unidades atendem e prestam serviços assistenciais gratuitamente para indivíduos em situações de crise.

Além disso, o Ministério da Saúde atua em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) na promoção de ações de prevenção relacionadas à saúde mental e à dependência química, incluindo iniciativas voltadas para a prevenção do suicídio.

O CVV oferece apoio emocional e auxílio na prevenção do suicídio de forma gratuita, com atendimento disponível por telefone (número 188), e-mail e chat. Todas as conversas são mantidas em sigilo e o serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Você pode acessar o site do CVV clicando aqui.

Fontes

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde mental. Ministério da Saúde, [s.d.]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-mental.

Pan American Health Organization. World Mental Health Day 2023. Pan American Health Organization, 2023. Disponível em: https://www.paho.org/en/campaigns/world-mental-health-day-2023.

PINHEIRO, R. Dia Mundial da Saúde Mental alerta para efeitos da pandemia. Rádio Senado, 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/10/07/dia-mundial-da-saude-mental-alerta-para-efeitos-da-pandemia#.

VARELLA, D. Saúde mental | Entrevista. Drauzio Varella, 2012. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/saude-mental-entrevista/.

World Federation for Mental Health. About the World Mental Health Day. World Mental Health Day, 2022. Disponível em: https://wmhdofficial.com/about-the-world-mental-health-day/.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. World Mental Health Day. World Health Organization, c2023. Disponível em: https://www.who.int/campaigns/world-mental-health-day.     

Escritor do artigo
Escrito por: Heloísa Fernandes Flores Bacharela, licenciada e mestre em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é doutoranda em Entomologia e cursa uma especialização em Gestão Escolar na mesma instituição. Desenvolve pesquisas com análise de conteúdo de livro didático e evolução de insetos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FLORES, Heloísa Fernandes. "10 de outubro — Dia Mundial da Saúde Mental"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/10-de-outubro-dia-mundial-da-saude-mental.htm. Acesso em 17 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


29 de setembro — Dia Mundial do Coração

Clique aqui e saiba quando foi criado e quais são os objetivos do Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro.
Datas Comemorativas - 2024

7 de abril - Dia Mundial da Saúde

Você sabe quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde? Clique aqui, descubra mais sobre a data, e conheça formas de manter a saúde nos dias atuais.
Datas Comemorativas - 2024

Antidepressivos

Conheça mais sobre os antidepressivos, medicamentos utilizados para o tratamento de uma condição grave de saúde pública: a depressão.
Saúde e Bem-estar

Autismo

Descubra um pouco mais a respeito do autismo, um problema do desenvolvimento humano mais comum em meninos que em meninas.
Saúde e Bem-estar

Depressão

Entenda o que é depressão, seus principais sintomas e como amigos e parentes podem ajudar o depressivo nesse momento extremamente delicado de sua vida.
Saúde na escola

Depressão

Entenda a explicação biológica para esta doença, conhecida como o mal do século 21.
Biologia

Quais os riscos que a ansiedade pode trazer para o aluno?

Você sabe quais são os riscos da ansiedade para o aluno? Clique aqui e descubra por que é tão importante estar atento aos transtornos de ansiedade, quais são os riscos trazidos para vida de uma pessoa, por que esse problema pode afetar negativamente o rendimento do aluno, e entenda por que o tratamento é necessário.
Saúde e Bem-estar

Saúde e Bem-estar

Descubra o que é saúde e bem-estar por meio da leitura deste texto. Nele explicaremos as definições de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Além disso, falaremos a respeito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, que trata da saúde e do bem-estar. Daremos também dicas importantes e simples sobre esse tema.
Saúde e Bem-estar

Saúde mental dos adolescentes: como cuidar?

Clique aqui e saiba como escolas e pais devem agir para cuidar da saúde mental dos adolescentes.
Educação

Setembro Amarelo

Você sabe o que é o Setembro Amarelo? Clique aqui e descubra mais sobre essa campanha que visa à conscientização sobre a necessidade de falarmos e prevenirmos o suicídio.
Saúde e Bem-estar