Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

10 de setembro — Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Celebrado no dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é uma data que reforça o debate sobre saúde mental.

Fita amarela próxima a um globo terrestre ao lado dos escritos “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio” e “10 de setembro”.
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio reforça a importância do cuidado com a saúde mental e da prevenção ao suicídio.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é comemorado anualmente no dia 10 de setembro. Essa data reforça a importância do cuidado com a saúde mental e da prevenção ao suicídio. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e conta com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O suicídio é uma realidade complexa que envolve diferentes fatores. Promover a informação e conscientização sobre o tema é um dos principais objetivos de campanhas como o Setembro Amarelo, relacionadas ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Leia também: 10 de dezembro — Dia Internacional dos Direitos Humanos

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

  • O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é comemorado anualmente no dia 10 de setembro.

  • A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (Iasp) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2003.

  • A história de Mike Emme, que cometeu suicídio em 1994, está associada ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e à campanha Setembro Amarelo.

  • Setembro é reconhecido como o mês de prevenção ao suicídio, devido ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e à realização da campanha Setembro Amarelo.

  • O Setembro Amarelo é uma campanha criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABI) com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM).

  • Diversas ações de conscientização e de compartilhamento de informações sobre a importância da prevenção ao suicídio e do cuidado com a saúde mental são desenvolvidas no Setembro Amarelo.

Origem do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (Iasp) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A história do jovem estadunidense Mike Emme está associada ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, bem como à campanha Setembro Amarelo. Em 1994, com 17 anos, Mike Emme cometeu suicídio. Ele era muito habilidoso com atividades práticas, como mecânica de automóveis, e havia restaurado um Mustang 68, pintando-o na cor amarela. O carro ficou conhecido como Mustang Mike.

Em seu velório, vários cartões com o escrito “Se você precisar, peça ajuda” foram decorados com fitas amarelas e distribuídos entre as pessoas. A história de Mike se tornou muito conhecida e fortaleceu movimentos de prevenção ao suicídio pelo mundo. O símbolo dessa luta, o laço amarelo, também está associado à narrativa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Objetivos do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Entre os objetivos do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio estão:

  • Conscientização sobre a prevenção do suicídio em nível global.

  • Realização de ações que focam na prevenção do suicídio.

  • Capacitação de profissionais da saúde para lidarem com os aspectos relacionados à realidade dos fatores de risco do suicídio.

  • Produção de cartilhas e materiais informativos sobre a importância do cuidado da saúde mental e da prevenção ao suicídio.

Por que setembro é o mês de prevenção ao suicídio?

Setembro é considerado o mês de prevenção ao suicídio porque o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado em 10 de setembro. Nesse mês é realizada no Brasil a campanha Setembro Amarelo, que fomenta discussões sobre saúde mental e prevenção acerca do suicídio.

O projeto de lei 5.062/2020 prevê a definição de setembro como o Mês Nacional de Prevenção ao Suicídio no Brasil.

Setembro Amarelo

Mãos reunidas e uma fita amarela, símbolo do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e do Setembro Amarelo, sobre elas.
A campanha Setembro Amarelo envolve diferentes setores da sociedade brasileira.[1]

O Setembro Amarelo é a campanha nacional de prevenção ao suicídio realizada anualmente no Brasil. Ela foi criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Para o desenvolvimento da campanha Setembro Amarelo, a ABP realiza parcerias com instituições públicas e empresas. A associação compartilha anualmente as diretrizes para a divulgação e participação da campanha.

Palácio Tiradentes iluminado de amarelo como forma de alerta à campanha Setembro Amarelo.
Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), iluminado como forma de alerta à campanha Setembro Amarelo.[2]

Entre as ações do Setembro Amarelo estão:

  • Eventos presenciais e on-line com palestras e rodas de conversa.

  • Iluminação em amarelo de espaços e monumentos públicos como forma de alerta à campanha.

  • Disponibilização de cartilhas informativas digitais.

  • Disponibilidade para a imprensa para falar sobre a campanha.

Campanhas educativas de grande alcance como o Setembro Amarelo contribuem na promoção da cidadania e ampliação das conexões de uma sociedade, aponta Alaor Carlos de Oliveira Neto, coordenador do Serviço de Psiquiatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Oliveira Neto enfatiza que é fundamental “entregar ferramentas eficientes de enfrentamento à sociedade de um problema de saúde pública”. Para saber mais sobre o Setembro Amarelo, clique aqui.

Dados sobre suicídio no mundo

Confira alguns dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a respeito do suicídio no mundo:

  • 700 mil casos de suicídio são registrados anualmente em todo o mundo. Se for levar em consideração os casos subnotificados, estima-se que são 1 milhão de casos.

  • O suicídio continua sendo uma das principais causas de mortes no mundo e causa mais vítimas do que o câncer de mama, malária ou aids.

  • Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio configurou como a quarta causa de morte atrás de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

  • Em 2019, 97.339 pessoas morreram por suicídio nos países das Américas.

Dados sobre suicídio no Brasil

Confira alguns dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde a respeito do suicídio no Brasil:

  • No Brasil, cerca de 14 mil casos de suicídio são registrados a cada ano. Isso representa 38 vítimas a cada dia.

  • Aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos entre 2016 e 2021.

  • A taxa de mortalidade em pessoas de 15 a 19 anos por suicídio é de 6,6 por 100 mil; entre 10 e 14 anos, é de 1,33 por 100 mil.

  • O Brasil é o oitavo colocado entre os países que registram mais óbitos por suicídio.

  • Entre 2010 e 2019, foram 112.230 mortes por suicídio.

Como prevenir o suicídio?

O suicídio pode ser prevenido de diferentes formas de acordo com os níveis de atuação. Esse processo ocorre da rede de atendimento de profissionais em saúde até o suporte individualizado de cada caso, afirma o médico Alaor Carlos de Oliveira Neto, coordenador do Serviço de Psiquiatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Confira formas de prevenção do suicídio, compartilhadas pelo profissional:

  • Incentivar, promover e participar de espaços de promoção de saúde na comunidade, como a realização de grupos de autoajuda em escolas, associações e organizações não governamentais (ONG) e afins.

  • Controlar o acesso a métodos comuns de tentativas de suicídio, como carbamato (chumbinho), pesticidas, raticidas. Restringir o acesso às armas de fogo.

  • Ter incentivo dos órgãos responsáveis pelas construções urbanas inteligentes e planejamento da cidade com medidas de segurança.

  • Uso construtivo e estratégico das mídias para campanhas preventivas e maior regulação da veiculação em casos de tentativas — evitar descrições pormenorizadas do método empregado, bem como fatos e cenas chocantes.

  • Campanhas nas escolas e em centros de formação cidadã que problematizam o assunto de forma a desconstruir tabus e facilitar a prevenção.

Em relação a cada caso em específico, em que há o risco de suicídio, entre as medidas importantes indicadas por Oliveira Neto, estão:

  • Tratar com seriedade a questão. Não faça deboche ou negue o sofrimento de alguém. Pergunte diretamente se há desejo de se matar se houver suspeita.

  • Tenha uma postura de acolhimento e desprovida de julgamentos, questione sobre o plano, os motivos e as consequências.

  • Ofereça ajuda se achar que há espaço e necessidade.

  • Auxilie essa pessoa a ter o primeiro contato com algum serviço de saúde, público ou privado.

Centro de Valorização da Vida (CVV)

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma plataforma de suporte que, em parceria com o Sistema Único de Sáude (SUS), realiza atendimento de apoio emocional e prevenção ao suicídio. O atendimento do CVV é feito de forma gratuita para todas as pessoas que querem e precisam conversar sob sigilo total. Disque 188 para entrar em contato com o CVV. O centro também realiza atendimentos por meio do site (chat), que você pode acessar clicando aqui, e por meio dos postos de atendimento de forma presencial, os quais você pode localizar clicando aqui.

Créditos de imagem

[1]Jeanedeoliveira22 / Shutterstock

[2]Fernando Frazão / Agência Brasil (reprodução)

Fontes

Campanha Setembro Amarelo. A campanha Setembro Amarelo salva vidas. Associação Brasileira de Psiquiatria - Conselho Federal de Medicina, [s.d.]. Disponível em: https://www.setembroamarelo.com/.

Campanha Setembro Amarelo. Comportamento suicida: conhecer para prevenir. Associação Brasileira de Psiquiatria - Conselho Federal de Medicina, [s.d.]. Disponível em: https://www.setembroamarelo.com/_files/ugd/e0f082_a44f70d6665647ea9ecf0631cc82b142.pdf.

Organização Mundial da Saúde. Relatório Suicídio no Mundo em 2019. Organização Mundial da Saúde, 2021. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240026643.

Organização Pan-Americana de Saúde. Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Organização Pan-Americana de Saúde, 2022. Disponível em: https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-prevencao-ao-suicidio-2022.

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Setembro Amarelo: mês da prevenção do suicídio. Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, 2019. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/setembro-amarelo-mes-da-prevencao-do-suicidio.

Escritor do artigo
Escrito por: Lucas Afonso Jornalista pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Internacional (Uninter).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

AFONSO, Lucas. "10 de setembro — Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/10-de-setembro-dia-mundial-de-prevencao-ao-suicidio.htm. Acesso em 23 de novembro de 2024.

De estudante para estudante