Quais os riscos que a ansiedade pode trazer para o aluno?

Saúde e Bem-estar

Os transtornos de ansiedade podem ser bastante prejudiciais ao indivíduo. Dentre os riscos da ansiedade estão a chance aumentada de depressão e de isolamento social.
PUBLICIDADE

O sentimento de ansiedade é uma resposta natural do ser humano a alguns fatores, entretanto altos níveis de ansiedade podem causar prejuízo ao indivíduo. Os transtornos de ansiedade podem ser caracterizados como um sentimento desagradável de medo e de preocupação excessiva que causa um desconforto desproporcional em decorrência da antecipação de algumas situações. É um problema sério que afeta muitas pessoas, inclusive adolescentes e crianças, e, muitas vezes, não é percebido por amigos e familiares.

São cada vez mais frequentes nas escolas casos de alunos com transtorno de ansiedade. Mudança para uma nova escola e expectativa de conseguir boas notas para ser aprovado são alguns dos fatores que agravam a ansiedade em alunos. Os transtornos de ansiedade podem trazer grandes prejuízos à criança e ao adolescente, portanto deve-se dar atenção adequada a essas pessoas. Afinal, quais são os riscos que a ansiedade pode trazer ao aluno?

Leia também: Como controlar a ansiedade antes do Enem


Riscos que a ansiedade pode trazer ao aluno

É necessário ajudar crianças e adolescentes que apresentam transtorno de ansiedade para que haja melhor qualidade de vida para essas pessoas
É necessário ajudar crianças e adolescentes que apresentam transtorno de ansiedade para que haja melhor qualidade de vida para essas pessoas

A ansiedade pode prejudicar o aluno em vários aspectos e pode desencadear consequências graves. Veja a seguir alguns problemas que podem ser desencadeados pela ansiedade excessiva:

  • Dificuldade de aprendizagem: Alunos com transtornos de ansiedade, geralmente, apresentam dificuldade para se concentrar e para assimilar informações ditas pelo professor, o que acarreta uma aprendizagem pouco satisfatória. Além disso, sentimentos negativos podem tomar conta dos pensamentos desses alunos, dificultando seu foco no aprendizado. Hábitos de vida saudáveis e técnicas de relaxamento podem ajudar nesse ponto.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Desistências: É comum que alunos com muita ansiedade acabem não atingindo os resultados esperados, o que pode levá-los a desistir de realizar certas atividades. Trabalhos em grupo, por exemplo, podem ser bastante estressantes para alunos com ansiedade. Nesses casos, esses alunos podem começar a tremer, apresentar voz trêmula ou até mesmo perder a voz.

Os transtornos de ansiedade podem levar ao isolamento social
Os transtornos de ansiedade podem levar ao isolamento social

  • Isolamento social: Muitas pessoas que apresentam transtornos de ansiedade mostram-se “solitárias” nas escolas. A chamada ansiedade social, na qual o indivíduo teme sentir-se envergonhado, faz com que o aluno evite ser foco de atenções e expor-se.

  • Depressão: Pessoas com ansiedade apresentam maior risco de desenvolver depressão.

Leia também: Depressão

  • Suicídio: Há uma grande relação entre transtornos de ansiedade e risco de suicídio. Assim, pessoas com esses transtornos devem ser bem observadas, e qualquer manifestação de risco de suicídio deve ser tratada com a devida importância.

  • Doenças cardíacas: Pessoas que apresentam transtornos de ansiedade ao longo da vida apresentam chance aumentada de desenvolver doenças cardíacas.

É fundamental, portanto, que pessoas que apresentam sintomas graves de ansiedade procurem ajuda médica para avaliar um possível transtorno. Após identificar o problema, é necessário iniciar, rapidamente, tratamento para se evitarem maiores prejuízos. Geralmente, o tratamento baseia-se no uso de medicamentos e acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Os transtornos de ansiedade geram sentimentos de medo e de preocupação desproporcionais
Os transtornos de ansiedade geram sentimentos de medo e de preocupação desproporcionais

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Quais os riscos que a ansiedade pode trazer para o aluno?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/quais-os-riscos-que-ansiedade-pode-trazer-para-aluno.htm. Acesso em 18 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Controlar a ansiedade na hora das provas não é tarefa fácil, porém você pode tentar adotar, por exemplo, técnicas de respiração para aliviar a tensão.
Você sabia que as crianças podem desenvolver estresse assim como os adultos? Clique aqui e descubra 5 dicas para evitar o estresse infantil.
Saiba o que é ansiedade e quando ela pode ser desenvolvida.
Ansiedade, sintomas físicos, sintomas psicológicos, formas de descontração, forma de tratamento.
Suicídio, definição de suicídio, causas comuns do suicídio, manifestação de intenção ou ideação de suicídio, fatores que participam do suicídio.
Entenda a explicação biológica para esta doença, conhecida como o mal do século 21.
Entenda o que é depressão, seus principais sintomas e como amigos e parentes podem ajudar o depressivo nesse momento extremamente delicado de sua vida.