Topo
pesquisar

Reações corporais durante o frio

Curiosidades

As reações corporais durante o frio são variadas e ocorrem em diferentes partes do corpo, mas, de uma maneira geral, tentam manter a temperatura do corpo em torno de 36,5ºC.
PUBLICIDADE

Nosso corpo apresenta temperatura normal na faixa de 36,5ºC. A elevação ou redução dessa temperatura pode ter efeitos danosos ao organismo, que apresenta mecanismos que tentam evitar esse problema. No frio, por exemplo, nosso corpo reage de modo a evitar a hipotermia, que é uma queda da temperatura para abaixo de 35ºC.


As reações corporais durante o frio

O organismo apresenta diferentes formas de manter o corpo aquecido. Entre as reações que ele pode apresentar durante uma situação de frio, podemos citar:

  1. Tremores – Consistem na contração da musculatura de maneira involuntária, sendo realizados, portanto, independentemente da nossa vontade. Essa contração involuntária garante a produção de calor.

  2. Piloereção (ereção dos pelos) Os animais apresentam a capacidade de eriçar seus pelos em dias frios, de modo a evitar a perda de calor. Ao eriçar os pelos, cria-se uma camada de ar morno próximo à pele, garantindo a manutenção da temperatura corporal. Nos humanos, também se observa esse mecanismo (arrepio), porém a eficiência é limitada, pois nosso corpo apresenta poucos pelos.

    Ficar arrepiado relaciona-se com a manutenção de calor do corpo
    Ficar arrepiado relaciona-se com a manutenção de calor do corpo

  3. Alterações na circulação sanguínea – No frio, as terminações nervosas presentes na pele são capazes de captar a queda de temperatura e garantir mudanças nos vasos capilares. Observa-se na pele a vasoconstrição, isto é, a diminuição do calibre do vaso sanguíneo. Ao diminuir o calibre, ocorre menos perda de calor pelo corpo. Em temperaturas elevadas, observamos o inverso: os vasos ficam dilatados para garantir uma maior perda de calor.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  4. Termogênese sem tremores – No frio, as mitocôndrias aumentam sua atividade metabólica de modo a produzir calor em vez de ATP, um processo chamado de termogênese sem tremores.

  5. Lipólise da gordura marrom – A gordura marrom é uma grande e importante fonte de calor. Em humanos, ela é encontrada em maior quantidade em crianças. Nos adultos, é encontrada em menor quantidade, sendo responsável por uma produção de calor inferior quando comparada à das crianças.

Veja também: 15 curiosidades sobre o frio


Por que urinamos mais no frio?

No calor ou quando praticamos atividades físicas intensas, eliminamos o suor, garantindo a nossa perda de calor. Nos dias frios, isso não acontece com tanta intensidade. Como a água não está sendo eliminada por meio do suor, eliminamos mais essa substância pela urina.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Quando trememos de frio, estamos na realidade produzindo calor para o corpo
Quando trememos de frio, estamos na realidade produzindo calor para o corpo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Reações corporais durante o frio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/as-reacoes-corporais-durante-frio.htm. Acesso em 16 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola