Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Reações corporais durante o frio

As reações corporais durante o frio são variadas e ocorrem em diferentes partes do corpo, mas, de uma maneira geral, tentam manter a temperatura do corpo em torno de 36,5ºC.

Quando trememos de frio, estamos na realidade produzindo calor para o corpo
Quando trememos de frio, estamos na realidade produzindo calor para o corpo
Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Nosso corpo apresenta temperatura normal na faixa de 36,5ºC. A elevação ou redução dessa temperatura pode ter efeitos danosos ao organismo, que apresenta mecanismos que tentam evitar esse problema. No frio, por exemplo, nosso corpo reage de modo a evitar a hipotermia, que é uma queda da temperatura para abaixo de 35ºC.

Tópicos deste artigo

As reações corporais durante o frio

O organismo apresenta diferentes formas de manter o corpo aquecido. Entre as reações que ele pode apresentar durante uma situação de frio, podemos citar:

1. Tremores – Consistem na contração da musculatura de maneira involuntária, sendo realizados, portanto, independentemente da nossa vontade. Essa contração involuntária garante a produção de calor.

2. Piloereção (ereção dos pelos) Os animais apresentam a capacidade de eriçar seus pelos em dias frios, de modo a evitar a perda de calor. Ao eriçar os pelos, cria-se uma camada de ar morno próximo à pele, garantindo a manutenção da temperatura corporal. Nos humanos, também se observa esse mecanismo (arrepio), porém a eficiência é limitada, pois nosso corpo apresenta poucos pelos.

Ficar arrepiado relaciona-se com a manutenção de calor do corpo
Ficar arrepiado relaciona-se com a manutenção de calor do corpo

3. Alterações na circulação sanguínea – No frio, as terminações nervosas presentes na pele são capazes de captar a queda de temperatura e garantir mudanças nos vasos capilares. Observa-se na pele a vasoconstrição, isto é, a diminuição do calibre do vaso sanguíneo. Ao diminuir o calibre, ocorre menos perda de calor pelo corpo. Em temperaturas elevadas, observamos o inverso: os vasos ficam dilatados para garantir uma maior perda de calor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4. Termogênese sem tremores – No frio, as mitocôndrias aumentam sua atividade metabólica de modo a produzir calor em vez de ATP, um processo chamado de termogênese sem tremores.

5. Lipólise da gordura marrom – A gordura marrom é uma grande e importante fonte de calor. Em humanos, ela é encontrada em maior quantidade em crianças. Nos adultos, é encontrada em menor quantidade, sendo responsável por uma produção de calor inferior quando comparada à das crianças.

Veja também: 15 curiosidades sobre o frio

Por que urinamos mais no frio?

No calor ou quando praticamos atividades físicas intensas, eliminamos o suor, garantindo a nossa perda de calor. Nos dias frios, isso não acontece com tanta intensidade. Como a água não está sendo eliminada por meio do suor, eliminamos mais essa substância pela urina.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Reações corporais durante o frio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/as-reacoes-corporais-durante-frio.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante