Boa Postura

Saúde e Bem-estar

PUBLICIDADE

A postura adotada ao se sentar tem grande influência no estado apresentado pela pessoa no final do dia. Aquela postura exibida por grande parte das pessoas, como ombros caídos, pescoço tensionado e coluna arqueada, além de não favorecer o visual, faz mal à saúde. A forma de se sentar e se levantar podem ocasionar fadiga e, consequentemente, maior cansaço ao final do dia, desânimo e, às vezes, até alteração no rendimento.

Postura é a posição do corpo. Uma boa postura envolve o arranjo harmônico das partes constituintes do corpo, quando este se encontra parado ou em movimento.

Adotar uma boa postura exige cuidados importantes que devem ser adquiridos desde a infância. A posição comumente adotada por grande parte das pessoas em atividades domésticas, profissionais e de lazer é a posição sentada, portanto, essas pessoas são mais propensas a sofrer com dores nas costas do que aquelas que se movimentam mais. Assim sendo, é interessante ficar atento à postura, bem como à cadeira utilizada, que deverá ter o assento firme para não forçar as articulações vertebrais. A postura correta ao andar é ereta, sem jogar o corpo para os lados ou os ombros para frente. Ao carregar pesos, evite o sobrepeso, distribuindo igualmente o peso para os dois lados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem alguns métodos para melhorar a postura a fim de evitar o surgimento de desvios de coluna e dores musculares, como o pilates, que favorece o realinhamento postural. Outro método utilizado é a reeducação postural global (RPG) que alivia dores nas articulações e melhora a postura.
 

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

 

Dicas Saudáveis - Saúde - Brasil Escola

 

 

Adotar uma boa postura é uma iniciativa importante
Adotar uma boa postura é uma iniciativa importante

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "Boa Postura"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/boa-postura.htm. Acesso em 20 de outubro de 2020.