PUBLICIDADE
A boa postura é uma questão que vai muito além da estética, estando diretamente relacionada com a nossa saúde. O alinhamento correto do nosso corpo permite que tenhamos movimentos mais precisos e mais eficientes, além de proporcionar bem-estar, uma vez que a postura correta não sobrecarrega nossos músculos e ossos. Uma má postura pode ser responsável por desencadear alterações na coluna, como é o caso da escoliose.
Leia também: Como a má postura pode prejudicar os estudantes?
Tópicos deste artigo
O que é ter uma boa postura?
Podemos definir a boa postura como aquela em que nosso corpo adquire uma posição específica para a realização de uma atividade. Essa posição é conseguida com o mínimo de esforço muscular, estando todos os ossos, músculos e articulações alinhados. Em uma postura adequada, nosso corpo consegue distribuir as cargas de maneira equilibrada e conservar energia. Quando temos uma má postura, sobrecarregamos o nosso corpo, desencadeando dores e alterações na coluna, por exemplo.
Como ter uma boa postura no dia a dia?
Devemos cuidar da nossa postura em todas as atividades que vamos realizar, até mesmo nos momentos de lazer, como ao assistir à televisão. Veja a seguir algumas dicas para melhorar sua postura e proteger sua coluna!
- Ao andar, mantenha as costas retas, o abdome contraído e o olhar para frente.
- Quando tiver que pegar algum objeto no chão, não curve as costas. Para abaixar, dobre os joelhos.
- Para transportar sacolas pesadas, por exemplo, não as leve em apenas uma das mãos. Distribua o peso.
- Nunca faça uso de mochilas utilizando apenas uma alça.
- Ao varrer a casa, utilize uma vassoura com cabo adequado à sua altura. Evite inclinar o corpo para frente.
- Ao amarrar os sapatos, evite curvar a coluna. Procure se sentar e cruzar as pernas para alcançar os sapatos ou se abaixe flexionando os joelhos.
- Ao sentar, observe se a coluna está reta, se as costas estão apoiadas no encosto da cadeira e se os pés estão apoiados no chão. Evite cruzar as pernas.
- Ao utilizar o computador, mantenha a tela no mesmo nível dos olhos.
- Para pegar um objeto que se encontra em um lugar alto, suba em uma escada, cadeira ou banco. Evite tentar pegar o objeto elevando os braços e ficando na ponta dos pés.
- Ao utilizar o celular, deixe o aparelho na altura dos olhos. Evite curvar a cabeça para baixo.
- Para dormir, uma das formas recomendadas é deitar-se de lado e utilizar um travesseiro que se encaixe perfeitamente no espaço formado pela cabeça e o ombro. Para manter a coluna reta nessa posição, recomenda-se utilizar um travesseiro entre as pernas. Outra posição que ajuda a proteger nossa coluna durante a noite é deitar-se com a barriga para cima e colocar um travesseiro embaixo da cabeça e outro embaixo dos joelhos. Vale destacar que a posição de bruços não é aconselhável por forçar a coluna.
- Quando for se levantar, é importante virar de lado, apoiando-se nos braços e levando as pernas para fora da cama.
Leia também: Como evitar dor nas costas?
Desvios posturais
Uma má postura pode ser responsável por provocar desvios na coluna vertebral, estrutura do corpo formada por uma série de ossos (vértebras) e que funciona como principal eixo de sustentação do corpo humano. Esses desvios são perigosos, pois, com o passar do tempo, podem ser responsáveis por problemas como desgaste das articulações e pinçamentos de nervos que partem da coluna.
- Hiperlordose: problema em que se observa um aumento anormal da curvatura da parte inferior da coluna. Essa curvatura deixa os glúteos mais destacados, bem como a barriga mais saliente.
- Hipercifose: ocorre quando temos um aumento anormal da concavidade torácica. Esse aumento de curvatura faz com que os ombros fiquem para frente e a pessoa apresente uma posição de “corcunda”.
- Escoliose: gera uma curvatura lateral da coluna. Essa curvatura provoca assimetrias no tronco, podendo ser observado um ombro mais elevado que outro.
Desvios na coluna podem ser tratados, e o tratamento depende da gravidade de cada caso e do tipo de desvio postural que se está enfrentando. O colete postural pode ser usado para evitar o avanço do problema. O RPG (Reeducação Postural Global) também pode ser recomendado em casos de desvio postural, a fim de se evitar a progressão do problema, corrigir a postura e aliviar dores decorrentes de alterações na coluna. Não podemos deixar de citar também as cirurgias, que são recomendadas em casos mais graves.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia