Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Boa postura

A boa postura é fundamental para que tenhamos uma boa qualidade de vida, pois, com ela, melhoramos nossos movimentos e evitamos dores desagradáveis.

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A boa postura é uma questão que vai muito além da estética, estando diretamente relacionada com a nossa saúde. O alinhamento correto do nosso corpo permite que tenhamos movimentos mais precisos e mais eficientes, além de proporcionar bem-estar, uma vez que a postura correta não sobrecarrega nossos músculos e ossos. Uma má postura pode ser responsável por desencadear alterações na coluna, como é o caso da escoliose.

Leia também: Como a má postura pode prejudicar os estudantes?

Tópicos deste artigo

O que é ter uma boa postura?

Podemos definir a boa postura como aquela em que nosso corpo adquire uma posição específica para a realização de uma atividade. Essa posição é conseguida com o mínimo de esforço muscular, estando todos os ossos, músculos e articulações alinhados. Em uma postura adequada, nosso corpo consegue distribuir as cargas de maneira equilibrada e conservar energia. Quando temos uma má postura, sobrecarregamos o nosso corpo, desencadeando dores e alterações na coluna, por exemplo.

A boa postura evita problemas, como dores nas costas e desvios na coluna.
A boa postura evita problemas, como dores nas costas e desvios na coluna.

Como ter uma boa postura no dia a dia?

Devemos cuidar da nossa postura em todas as atividades que vamos realizar, até mesmo nos momentos de lazer, como ao assistir à televisão. Veja a seguir algumas dicas para melhorar sua postura e proteger sua coluna!

Observe algumas formas de proteger sua coluna.
Observe algumas formas de proteger sua coluna.
  • Ao andar, mantenha as costas retas, o abdome contraído e o olhar para frente.
  • Quando tiver que pegar algum objeto no chão, não curve as costas. Para abaixar, dobre os joelhos.
  • Para transportar sacolas pesadas, por exemplo, não as leve em apenas uma das mãos. Distribua o peso.
  • Nunca faça uso de mochilas utilizando apenas uma alça.
  • Ao varrer a casa, utilize uma vassoura com cabo adequado à sua altura. Evite inclinar o corpo para frente.
  • Ao amarrar os sapatos, evite curvar a coluna. Procure se sentar e cruzar as pernas para alcançar os sapatos ou se abaixe flexionando os joelhos.
  • Ao sentar, observe se a coluna está reta, se as costas estão apoiadas no encosto da cadeira e se os pés estão apoiados no chão. Evite cruzar as pernas.
Utilizar as mochilas com apenas uma alça pode ser prejudicial para a coluna.
Utilizar as mochilas com apenas uma alça pode ser prejudicial para a coluna.
  • Ao utilizar o computador, mantenha a tela no mesmo nível dos olhos.
  • Para pegar um objeto que se encontra em um lugar alto, suba em uma escada, cadeira ou banco. Evite tentar pegar o objeto elevando os braços e ficando na ponta dos pés.
  • Ao utilizar o celular, deixe o aparelho na altura dos olhos. Evite curvar a cabeça para baixo.
  • Para dormir, uma das formas recomendadas é deitar-se de lado e utilizar um travesseiro que se encaixe perfeitamente no espaço formado pela cabeça e o ombro. Para manter a coluna reta nessa posição, recomenda-se utilizar um travesseiro entre as pernas. Outra posição que ajuda a proteger nossa coluna durante a noite é deitar-se com a barriga para cima e colocar um travesseiro embaixo da cabeça e outro embaixo dos joelhos. Vale destacar que a posição de bruços não é aconselhável por forçar a coluna.
  • Quando for se levantar, é importante virar de lado, apoiando-se nos braços e levando as pernas para fora da cama.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Como evitar dor nas costas?

Desvios posturais

Uma má postura pode ser responsável por provocar desvios na coluna vertebral, estrutura do corpo formada por uma série de ossos (vértebras) e que funciona como principal eixo de sustentação do corpo humano. Esses desvios são perigosos, pois, com o passar do tempo, podem ser responsáveis por problemas como desgaste das articulações e pinçamentos de nervos que partem da coluna.

  • Hiperlordose: problema em que se observa um aumento anormal da curvatura da parte inferior da coluna. Essa curvatura deixa os glúteos mais destacados, bem como a barriga mais saliente.
  • Hipercifose: ocorre quando temos um aumento anormal da concavidade torácica. Esse aumento de curvatura faz com que os ombros fiquem para frente e a pessoa apresente uma posição de “corcunda”.
  • Escoliose: gera uma curvatura lateral da coluna. Essa curvatura provoca assimetrias no tronco, podendo ser observado um ombro mais elevado que outro.

Desvios na coluna podem ser tratados, e o tratamento depende da gravidade de cada caso e do tipo de desvio postural que se está enfrentando. O colete postural pode ser usado para evitar o avanço do problema. O RPG (Reeducação Postural Global) também pode ser recomendado em casos de desvio postural, a fim de se evitar a progressão do problema, corrigir a postura e aliviar dores decorrentes de alterações na coluna. Não podemos deixar de citar também as cirurgias, que são recomendadas em casos mais graves.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Boa postura"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/boa-postura.htm. Acesso em 12 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Funções orgânicas: Éster

Os ésteres são compostos orgânicos que derivam do ácido carboxílico pela substituição do hidrogênio da...

Adição e subtração de números complexos na forma algébrica

Nesta aula, vamos aprender como fazer a adição e a subtração de números complexos na forma algébrica.