PUBLICIDADE
Existem doenças que ocorrem tanto em seres humanosquanto em outros animais? A resposta para essa pergunta é sim! Várias doenças podem afetar igualmente os seres humanos e vários outros organismos, uma vez que compartilhamos estruturas e processos fisiológicos semelhantes. Veja a seguir algumas doenças que podem ocorrer da mesma forma no homem e em outros animais:
Tópicos deste artigo
→ Epilepsia
A epilepsia é um problema que provoca a ocorrência de várias crises epiléticas, as quais são decorrentes de uma atividade anormal do cérebro. Esse problema é bastante conhecido em seres humanos e também muito relatado em outros seres vivos, como animais de estimação. A epilepsia acomete de 2% a 3% dos cães, e, em gatos, a incidência é de 0,5%, sendo assim, é de fundamental importância que esse distúrbio seja compreendido adequadamente por médicos veterinários.
→ Diabetes
O diabetes mellitus é uma doença relacionada com uma baixa produção ou problemas na ação de um hormônio chamado de insulina. É a insulina que garante o controle de glicose no sangue, pois diminui a taxa dessa substância ao permitir a sua entrada na célula. No diabetes, observa-se a hiperglicemia, que é um aumento da glicose no sangue.
O diabetes não é uma doença endócrina exclusiva de seres humanos e pode ocorrer também em outros organismos. Em animais de estimação, sua ocorrência está crescendo por causa do aumento no número de animais sedentários e obesos.
→ Câncer
O câncer é um problema que pode afetar diferentes partes do organismo do homem, assim como de outros seres vivos. Essa doença caracteriza-se por uma multiplicação desordenada de células, que são capazes de invadir tecidos e órgãos vizinhos e até mesmo distantes do seu local de origem.
Caso não seja tratado adequadamente, o câncer pode levar à morte, o que não é diferente em outros seres vivos. Geralmente, o tratamento em outros animais consiste na cirurgia para a retirada de tumor, porém, algumas vezes, recomendam-se outros procedimentos, como a quimioterapia. Essa doença é grave em qualquer ser vivo, e é considerada a primeira causa de morte em cães idosos.
→ Gripe
A gripe é uma doença viral bastante frequente nos seres humanos. Apesar de ser pouco preocupante na maioria dos casos, é uma enfermidade que merece atenção. Nos Estados Unidos, por exemplo, a gripe mata aproximadamente de 20 mil a 40 mil pessoas todos os anos.
Assim como as outras doenças citadas, a gripe também não é exclusiva dos seres humanos. Em razão desse fato, muitas variantes da gripa podem surgir, uma vez que frequentemente o ser humano é contaminado por vírus presentes em outras espécies animais. O vírus Influenza A, por exemplo, é responsável pela contaminação de organismos como suínos, equinos, cães, gatos e aves.
→ Pneumonia
A pneumonia é uma inflamação dos pulmões que acomete diversos organismos, tais como cães e gatos. Animais em cativeiros, como répteis, frequentemente também são acometidos pelo problema. Essa doença, que pode ser causada por vírus, fungos e bactérias, necessita de cuidado especial, pois pode causar a morte do indivíduo se não tratada adequadamente.
Por Ma. Vanessa dos Santos