Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Doenças que ocorrem tanto em seres humanos quanto em outros animais

Existem doenças que ocorrem tanto em homens quanto em outros animais, como é o caso do câncer. Isso acontece porque muitos seres apresentam anatomia e fisiologia parecidas.

Existem doenças que afetam igualmente seres humanos e outros animais
Existem doenças que afetam igualmente seres humanos e outros animais
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Existem doenças que ocorrem tanto em seres humanosquanto em outros animais? A resposta para essa pergunta é sim! Várias doenças podem afetar igualmente os seres humanos e vários outros organismos, uma vez que compartilhamos estruturas e processos fisiológicos semelhantes. Veja a seguir algumas doenças que podem ocorrer da mesma forma no homem e em outros animais:

Tópicos deste artigo


→ Epilepsia

A epilepsia é um problema que provoca a ocorrência de várias crises epiléticas, as quais são decorrentes de uma atividade anormal do cérebro. Esse problema é bastante conhecido em seres humanos e também muito relatado em outros seres vivos, como animais de estimação. A epilepsia acomete de 2% a 3% dos cães, e, em gatos, a incidência é de 0,5%, sendo assim, é de fundamental importância que esse distúrbio seja compreendido adequadamente por médicos veterinários.


→ Diabetes

O diabetes mellitus é uma doença relacionada com uma baixa produção ou problemas na ação de um hormônio chamado de insulina. É a insulina que garante o controle de glicose no sangue, pois diminui a taxa dessa substância ao permitir a sua entrada na célula. No diabetes, observa-se a hiperglicemia, que é um aumento da glicose no sangue.

O diabetes não é uma doença endócrina exclusiva de seres humanos e pode ocorrer também em outros organismos. Em animais de estimação, sua ocorrência está crescendo por causa do aumento no número de animais sedentários e obesos.


→ Câncer

O câncer é um problema que pode afetar diferentes partes do organismo do homem, assim como de outros seres vivos. Essa doença caracteriza-se por uma multiplicação desordenada de células, que são capazes de invadir tecidos e órgãos vizinhos e até mesmo distantes do seu local de origem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caso não seja tratado adequadamente, o câncer pode levar à morte, o que não é diferente em outros seres vivos. Geralmente, o tratamento em outros animais consiste na cirurgia para a retirada de tumor, porém, algumas vezes, recomendam-se outros procedimentos, como a quimioterapia. Essa doença é grave em qualquer ser vivo, e é considerada a primeira causa de morte em cães idosos.


→ Gripe

A gripe é uma doença viral bastante frequente nos seres humanos. Apesar de ser pouco preocupante na maioria dos casos, é uma enfermidade que merece atenção. Nos Estados Unidos, por exemplo, a gripe mata aproximadamente de 20 mil a 40 mil pessoas todos os anos.

Assim como as outras doenças citadas, a gripe também não é exclusiva dos seres humanos. Em razão desse fato, muitas variantes da gripa podem surgir, uma vez que frequentemente o ser humano é contaminado por vírus presentes em outras espécies animais. O vírus Influenza A, por exemplo, é responsável pela contaminação de organismos como suínos, equinos, cães, gatos e aves.


→ Pneumonia

A pneumonia é uma inflamação dos pulmões que acomete diversos organismos, tais como cães e gatos. Animais em cativeiros, como répteis, frequentemente também são acometidos pelo problema. Essa doença, que pode ser causada por vírus, fungos e bactérias, necessita de cuidado especial, pois pode causar a morte do indivíduo se não tratada adequadamente.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Doenças que ocorrem tanto em seres humanos quanto em outros animais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/existem-doencas-que-ocorrem-tanto-homens-quanto-outros-animais.htm. Acesso em 22 de julho de 2024.

De estudante para estudante