Isomeria E-Z no lugar da cis-trans

A isomeria E-Z é aplicada seguindo a seguinte regra: “terá prioridade o ligante cujo átomo imediatamente ligado ao carbono da dupla tiver maior número atômico”.

O feromônio da mosca doméstica que atrai os machos é o isômero Z do 9-tricoseno. O seu isômero E não causa nenhum efeito
O feromônio da mosca doméstica que atrai os machos é o isômero Z do 9-tricoseno. O seu isômero E não causa nenhum efeito

No texto “Isomeria geométrica ou cis-trans” foi mostrado como ocorre a isomeria espacial geométrica ou cis-trans. Resumidamente, o isômero cis corresponde aos compostos cujos ligantes iguais em cada átomo de carbono estão num mesmo plano; já no isômero trans, eles estão em lados opostos.

Isso é identificado pela origem desses termos, que vem do latim, onde cis significa “próximo a” e trans “através de”.

Essa nomenclatura é bastante útil quando dois carbonos possuem cada um apenas dois ligantes diferentes. No entanto, esses termos podem se apresentar ambíguos quando nos referimos a alcenos, cujos átomos de carbono da ligação dupla possuam mais que dois ligantes diferentes no conjunto.

Por exemplo, considere o composto abaixo:

Observe que no carbono x o ligante de menor número atômico é o CH3, e no carbono y é o H. Mas, se colocássemos que esse composto é o isômero cis, poderia surgir a seguinte dúvida: como ele é cis se os grupos ligantes iguais (CH3) estão em lados opostos?

Portanto, para evitar essa ambiguidade, é mais correto usar nesses casos a nomenclatura E-Z, onde a letra E vem da palavra alemã entgegen, que significa “opostos” e Z vem da palavra alemã zusammen, que quer dizer “juntos”. Essa nomenclatura segue a seguinte regra:

Aplicando essa regra de prioridade para o 2-clorobu-2-eno, temos que no carbono x o ligante de maior número atômico é o Cl, e no carbono y é o CH3. Assim, temos os seguintes isômeros:

No primeiro caso, os ligantes de maiores números atômicos estão do mesmo lado do plano (Z) e no segundo, eles estão em lados opostos (E).

Isso ocorre também com os compostos cíclicos. É importante lembrar que não é correto se relacionar os termos cis e Z, e trans e E, pois são sistemas de nomenclatura diferentes.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Isomeria E-Z no lugar da cis-trans"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/isomeria-e-z-no-lugar-cis-trans.htm. Acesso em 29 de março de 2025.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Dadas as estruturas a seguir, qual delas apresenta isomeria geométrica do tipo E-Z

a) 2,3-dimetil-butenodial

b) 1,2-dimetilciclobutano

c) 3-metil-hex-2-eno

d) but-2-eno

e) hex-3-eno

Exercício 2

Marque a alternativa que apresenta o nome correto para o composto orgânico cuja cadeia está representada a seguir:

a) Cis-4-bromo-5-etiloct-4-eno

b) E-4-bromo-5-etiloct-4-eno

c) Trans-4-bromo-5-etiloct-4-eno

d) Z-4-bromo-5-etiloct-4-eno

e) Z-4-etil-5-bromoct-4-eno

Exercício 3

O nome orgânico 2-cloro-3-metilpent-2-eno é dado a uma substância química que pertence à classe funcional dos haletos orgânicos. Sabe-se também que essa substância apresenta isomeria geométrico do tipo E-Z. Assim, assinale a alternativa que representa a estrutura do isômero E desse composto:

a)

b)

c)

d)

e)

Exercício 4

A isomeria geométrica pode apresentar duas classificações distintas: a isomeria cis-trans e a isomeria E-Z. Entre os critérios estabelecidos a seguir, qual deles indica uma condição fundamental para a ocorrência de isomeria geométrica E-Z

a) Ao passar um plano horizontal entre os carbonos da ligação dupla de uma cadeia, formam-se os planos superior e inferior. No plano superior, observamos que os ligantes de ambos os carbonos são iguais. No plano inferior, os ligantes dos carbonos também são iguais, mas diferentes dos ligantes presentes no plano superior.

b) Ao passar um plano horizontal entre os carbonos da ligação dupla de uma cadeia, formam-se os planos superior e inferior. No plano superior, observamos que os ligantes de ambos os carbonos são diferentes. No plano inferior, os ligantes dos carbonos também são diferentes, mas nunca iguais no mesmo átomo de carbono.

c) Ao passar um plano horizontal entre os carbonos da ligação dupla de uma cadeia, formam-se os planos superior e inferior. No plano superior, observamos que os ligantes de ambos os carbonos são diferentes. No plano inferior, observamos que os ligantes de ambos os carbonos também são diferentes, mas um deles diferencia-se de todos os outros dos planos.

d) Presença de dois carbonos com ligantes diferentes entre si em uma cadeia fechada com apenas ligações simples. Os ligantes de ambos os carbonos são iguais entre si. Por exemplo: um dos carbonos possui um átomo de hidrogênio e um átomo de bromo ligados a ele. Já o outro carbono também possui um átomo de hidrogênio e um átomo de bromo ligados a ele

e) n.d.a.