Topo
pesquisar

Etnia

Sociologia

A etnia refere-se a um grupo social em que a identidade é definida por meio do compartilhamento de uma língua, cultura, tradições e territórios.
As diferenças étnicas estão estampadas até mesmo nas formas de se vestir
As diferenças étnicas estão estampadas até mesmo nas formas de se vestir
PUBLICIDADE

Os estudos realizados sobre assuntos como cultura, identidade, raça e etnia estão em voga e são de grande importância para as disciplinas vinculadas às Ciências Sociais. Isso acontece, em grande parte, em virtude do aumento do contato entre grupos étnicos e culturas diferentes, antes separados pelas barreiras geográficas. O advento da globalização encurtou distâncias e trouxe para nossa “vizinhança” culturas, pensamentos, ideias e línguas que, na grande maioria dos casos, nossos antepassados jamais haviam ouvido falar. Essa aproximação gerou, ao mesmo tempo, um sentimento de estranheza e de fascinação pelo exótico e diferente e, assim como tornou nosso mundo social mais diverso, também serviu de catalizador para um processo de acentuação das diferenças étnicas desses grupos.

  • O que é etnia?

Tudo isso está relacionado com a noção de etnia, que, resumidamente, pode ser conceituada como o sentimento de pertencer a determinado grupo com o qual o indivíduo partilha a mesma língua, tradições e território. Trata-se de características tão marcantes que, de inúmeras maneiras, acabam tornando-se pontos basilares da construção identitária do indivíduo, definindo certos aspectos da convivência social da população que constitui o grupo étnico.

O conceito estende-se às relações de alteridade entre grupos étnicos diferentes. Esses grupos veem-se de forma diferente dos demais e, ao mesmo tempo, também são entendidos como grupo distinto por outros grupos. É nesse ponto que a relação de alteridade insere-se. O convívio com a diferença torna-se “espelho” que reflete a autoimagem do grupo ao tornar claro o que lhe é estranho. Nessa perspectiva, a população de um grupo reconhece-se por meio da constatação de uma familiaridade linguística, religiosa, de tradições etc. Por esse motivo, a etnicidade fornece ao sujeito uma ligação direta com o passado por meio da ideia de continuidade, que é mantida na perpetuação das tradições e dos sentidos que elas carregam.

  • Raça e Etnia

Uma importante ressalva que devemos fazer é que o conceito de etnia é distinto do conceito de raça. Ainda que frequentemente sejam confundidos, a ideia de raça está ligada a uma concepção biológica, dando a entender que as diferenças entre grupos étnicos estão ligadas a predisposições biologicamente inatas. Essa ideia, no entanto, é um engano e não tem qualquer fundamento científico. Muitas vezes, esse equívoco acaba alimentando noções preconceituosas acerca de uma ou outra etnia. A construção de uma etnia é puramente social e baseia-se nas disposições do grupo e em suas experiências através de sua história.


Por Lucas Oliveira
Graduado em Sociologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RODRIGUES, Lucas de Oliveira. "Etnia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/etnia.htm>. Acesso em 18 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA