Topo
pesquisar

Principais dúvidas sobre o resfriado

Saúde na escola

O resfriado é uma doença viral que afeta as vias aéreas superiores, desencadeando maior produção de coriza, tosse, espirro e congestão nasal.
Bebidas quentes e doces podem reduzir os sintomas do resfriado comum
Bebidas quentes e doces podem reduzir os sintomas do resfriado comum
PUBLICIDADE

Os resfriados são muito comuns em algumas épocas do ano, principalmente no inverno. Eles causam mal-estar, espirros e são responsáveis por uma produção exagerada de coriza. A seguir, esclareceremos as principais dúvidas a respeito dessa doença tão comum.

O que causa o resfriado?

O resfriado comum é uma doença causada por diversos tipos de vírus, sendo o mais comum o rinovírus, pertencente à família dos Picornavírus. Esses organismos causam infecção nas vias áreas superiores (nariz e garganta).

A transmissão dos vírus é feita por meio de gotículas de saliva que são eliminadas pelo doente no momento da tosse, espirro ou, ainda, pelo contato das mãos contaminadas com a via aérea de uma pessoa sadia. Em virtude das formas de transmissão, o contágio é maior em ambientes fechados e com grande quantidade de pessoas, como escolas.

Quais são os sintomas de um resfriado?

Os vírus causadores do resfriado comum adentram a mucosa do nariz, onde provocam irritação e inflamação. Com isso, a mucosa começa a produzir coriza, uma secreção denominada popularmente de catarro. Além desses sintomas, o resfriado provoca congestão nasal, espirros, tosses, lacrimejamento dos olhos e raramente febre, que, nesses casos, é normalmente baixa.

Existe tratamento para resfriado?

Não existe nenhum medicamento que leve à cura do resfriado comum, portanto, seu tratamento apenas alivia os sintomas da doença. Além disso, o quadro é bastante simples e quase nunca leva a complicações, logo, não se utiliza nenhum remédio específico.

Apesar de indicado por várias pessoas, não se recomenda o uso de antitussígenos, expectorantes, anti-histamínicos ou descongestionantes simpatomiméticos nos casos de resfriado comum, pois não há evidencias científicas que recomendem seu uso. Apesar disso, algumas medidas simples são aconselhadas pelos médicos para melhorar os sintomas, tais como se hidratar bem, realizar lavagem nasal com solução salina, tomar líquidos doces e quentes e ingerir meia a duas colheres de mel antes de dormir.

Como se prevenir do resfriado?

Prevenir-se do resfriado é uma tarefa extremamente difícil, e a maioria das pessoas, em algum momento, será contaminada. Entretanto, existem algumas medidas que podem diminuir os riscos, como evitar locais fechados, lavar sempre as mãos, evitar situações de estresse, alimentar-se bem e exercitar-se regularmente.

A vacina da gripe protege contra resfriado?

A vacina contra a gripe não atua contra resfriados, pois a gripe é causada por um vírus diferente daqueles que causam o resfriado. Como as duas doenças são bastante semelhantes, pessoas vacinadas acreditam que a vacina é falha, pois ficam doentes novamente. Entretanto, muitas vezes, a pessoa apresenta um quadro de resfriado, e não de gripe.

Quais são as diferenças entre uma gripe e um resfriado?

Apesar de bastante parecidos, a gripe e o resfriado são condições diferentes. A primeira diferença está no fato de que a gripe é causada pelo vírus Influenza, e o resfriado é desencadeado por outros tipos de vírus. Além disso, os sintomas da gripe são mais severos e duram mais tempo que os do resfriado. Normalmente, o paciente gripado apresenta febre alta, dores de cabeça e no corpo, calafrios e grande fraqueza, sintomas pouco comuns em um paciente com resfriado.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Principais dúvidas sobre o resfriado"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/principais-duvidas-sobre-resfriado.htm>. Acesso em 22 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA