Topo
pesquisar

Halloween no Brasil

Halloween

PUBLICIDADE

O halloween no Brasil é chamado de Dia das Bruxas. Sua celebração acontece no dia 31 de outubro. Acredita-se que na passagem dessa noite as almas saem de seus túmulos e partem pelas ruas amedrontando todos aqueles que estão por perto. 

O dia das bruxas se infiltrou em nossas comemorações de forma tímida, pois o Brasil, país que celebra as coisas boas da vida, não se vê em meio a festividade aos mortos. Apesar de sua pequena influência, pode ser vista em escolas, clubes, casas noturnas e shoppings de várias cidades, mas como dito anteriormente, não adquire força expressiva, já que nem o folclore local é efetivamente comemorado. Muitos nacionalistas dão créditos à influência do imperialismo cultural americano a vinda do halloween, assim, alguns brasileiros, localizados em São Luiz do Paraitinga, cidade paulista, decretou o dia 31 de outubro como o dia oficial do Saci Pererê em protesto à inclusão do Halloween. A maioria das manifestações critica a posição dos brasileiros em importar a cultura americana, já que o país tem grande diversidade folclórica que não é aproveitada e comemorada.

Apesar de todo o esforço da imprensa em destacar essa festividade norte-americana, os brasileiros não costumam festejar a data. É uma festa celebrada por poucos. No Rio de Janeiro as manifestações são caracterizadas por placas espalhadas pela cidade opondo tal prática e ainda em pedido ao retorno das considerações brasileiras, isto é, dar valor e importância às crenças nascidas no país, deixando manifestar o patriotismo dentro de nossa cultura.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral Da Silva. "Halloween no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/halloween/halloween-no-brasil.htm>. Acesso em 13 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Wesley Aguiarsábado | 31/10/2015 20:32Hs
    queria que tivesse douçuras e travesuras queas crianças fosse em porta em porta pedir doçes
  • Samirsábado | 31/10/2015 12:28Hs
    ...fantasiados para ganhar doces. Além das escolas, os patrocinadores, ou seja o comércio é que tenta impor essa comemoração, já a mídia nem é referência, porque a mídia tenta impor tudo, aliás a mídia também é patrocinada e além de interesses comerciais também tem interesses políticos, isso qualquer um sabe. Ou seja, os brasileiros dizem não ao Halloween, mas aceitam a cultura da imposição.
  • Samirsábado | 31/10/2015 12:24Hs
    A questão não é copiar ou não os EUA, nem tampouco discutir se é legal ou não, a questão é que o Halloween não foi bem aceito pelos brasileiros, mas mesmo assim tentam impor. Nas escolas, professores valorizam demais esse assunto, não sei com qual intuito, porque se for para aprendizagem e conhecimento não precisavam valorizar tanto, pedem trabalhos, fazem comemorações, cartazes, em escolas particulares criam eventos e comemorações, mas nem esses professores sabem o real significado do Halloween porque não vivenciaram isto, nem seus filhos hoje em dia não saem batendo de porta em porta...
  • Cauãne Oliveirasexta-feira | 30/10/2015 11:49Hs
    O Brasil imita o EUA em muitas coisas, já um coisa legal e divertida como o Halloween eles não querem fazer!
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA