Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

31 de outubro — Dia do Saci

O Dia do Saci é comemorado no Brasil no dia 31 de outubro e é uma data relacionada à valorização da cultura e dos elementos folclóricos do país.

Ilustração comemorativa sobre o Dia do Saci, comemorado no dia 31 de outubro.
O Dia do Saci é comemorado no dia 31 de outubro.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia do Saci é comemorado no Brasil no dia 31 de outubro, a mesma data em que se comemora o Halloween (Dia das Bruxas), e isso está longe de ser uma coincidência. Isso porque a celebração do ícone do folclore brasileiro foi colocada propositalmente no último dia de outubro.

O objetivo é resgatar e valorizar o folclore brasileiro e a cultura nacional, junto a seus mitos, tradições e histórias. A ideia é que a data sirva como oposição à supervalorização de elementos culturais de outros países em detrimento dos nossos.

Leia também: 22 de agosto — Dia do Folclore

Tópicos deste artigo

Origem do Dia do Saci

O Dia do Saci foi criado em 2003, por meio do projeto de lei nº 2.762/2003 do então deputado Aldo Rebelo. Porém, o projeto acabou sendo arquivado.

Entretanto, dez anos após a primeira tentativa, em 2013, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o projeto de lei nº 2.479/2013, que oficialmente consolidou o dia 31 de outubro como o Dia do Saci.

Confira a seguir um trecho da justificativa do projeto de lei 2.479/2013 |1|:

A sugestão para a criação do “Dia do Saci” parte de um grupo de entusiastas da cultura popular, preocupados com o resgate da mitologia e da cultura popular brasileira. O objetivo é chamar a atenção para o resgate de lendas do nosso folclore para que se torne uma comemoração nacional das tradições brasileiras. [...] A escolha do dia 31 de outubro, quando é comemorado o Halloween (Dia das Bruxas) nos Estados Unidos, festa que a cada ano atrai mais crianças brasileiras, é proposital. [...] A intenção desse projeto é ensinar às crianças que o país também tem seus mitos, difundindo a tradição oral, a cultura popular e infantil, os mitos e as lendas brasileiras.

Antes disso, no estado de São Paulo, o Dia do Saci já havia sido oficializado, em 2004, pela lei estadual nº 11.669.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual é a importância do Dia do Saci?

Toda a ideia por trás do Dia do Saci está relacionada à valorização da cultura e elementos folclóricos do Brasil. Com o avanço da globalização e influência de países como os Estados Unidos no Brasil, é comum que os elementos culturais dessas nações comecem a se popularizar em nosso país, causando um distanciamento dos brasileiros em relação à própria cultura.

Saci-pererê, o protagonista de uma das comemorações mais importantes do folclore brasileiro: o Dia do Saci (31 de outubro).
O saci-pererê é um dos símbolos mais famosos do folclore brasileiro.

Nesse sentido, o Dia do Saci é uma tentativa de resgate dos nossos elementos culturais nacionais, uma vez que o saci-pererê é um dos símbolos mais famosos do folclore brasileiro. A data foi criada porque apesar de a cultura brasileira ser rica em elementos, histórias e tradições, estes podem acabar sendo esquecidos ou até mesmo desconhecidos por parte da população.

A escolha da data no mesmo dia da comemoração do Halloween é uma oposição direta à valorização da cultura estrangeira, pois o Halloween é um símbolo da cultura anglo-saxônica, que inúmeras vezes se sobrepõe à cultura brasileira.

Veja também: 19 de abril — Dia do Índio

Como é comemorado o Dia do Saci?

A data costuma ser comemorada em escolas de ensino infantil, onde são realizados eventos e atividades relacionados ao saci. Entre elas, as mais comuns são a leitura de lendas do folclore brasileiro (em especial a do saci), peças de teatro, músicas e jogos.

Lenda do saci

Na lenda, o saci é um ser mítico que habita as florestas e que é representado como um menino negro que possui apenas uma perna, com a qual se locomove rapidamente. Uma importante característica é o fato de que ele é um ser travesso e que gosta de pregar peças nas pessoas.

É conhecido por usar um gorro vermelho e por ter o hábito de fumar cachimbo, além de não possuir cabelos e nem pelos corporais. Algumas versões da lenda apresentam-no com olhos vermelhos, enquanto outras não trazem essa característica.

É importante mencionar que dentro da lenda não existe apenas um saci, podendo existir vários realizando suas travessuras ao mesmo tempo.

Notas

|1| Projeto de lei 2.479/2003. Disponível aqui.

 

Por Miguel Souza
Jornalista

Escritor do artigo
Escrito por: Miguel Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Miguel. "31 de outubro — Dia do Saci"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/31-de-outubro-dia-do-saci.htm. Acesso em 12 de abril de 2024.

De estudante para estudante