Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Símbolos do Halloween

Os símbolos do Halloween são muito usados na decoração de festas temáticas.

Símbolos do Halloween, como abóboras, caveiras e morcegos.
Em outubro, são realizadas várias festas temáticas de Halloween.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Abóboras, bruxas, morcegos, sangue e fantasmas. Esses são alguns dos principais símbolos do Halloween. A data, também conhecida como Dia das Bruxas, é comemorada no dia 31 de outubro no Brasil e no mundo.

Os símbolos do Halloween variam conforme a cultura e a tradição de cada país, mas há objetos que permanecem os mesmos em várias partes do mundo. Geralmente os símbolos do Halloween são usados na decoração de festas temáticas. Nos eventos, também é comum ver doces e guloseimas em formato de fantasminhas, morcegos, vampirinhos, por exemplo. As teias de aranha e o sangue também ajudam a compor um visual assustador.

Mas quais são os símbolos do Halloween e seus significados? Confira abaixo:

Leia também: A tradição do Halloween no mundo

Tópicos deste artigo

Abóbora

Abóboras decoradas para Halloween
Abóboras são o principal símbolo do Halloweeen.

A abóbora é o principal símbolo do Halloween em todo o mundo. O legume representa fertilidade e sabedoria.

As pessoas tiram o recheio da abóbora e desenham um rosto assustador em sua superfície. Dentro, colocam velas para afastar os espíritos. Normalmente, prefere-se o legume na cor laranja vibrante.

Nos Estados Unidos, a abóbora (pumpkin) serve não só para a decoração das festas, mas também como recheio de uma famosa torta. O “pumpkin pie” é tradicional e preparado nas festas de Halloween do país.

A relação entre abóbora e Halloween também é lembrada por meio de uma tradição da Irlanda que faz alusão ao personagem Jack O’lantern. A história conta que esse homem escapou do diabo usando uma abóbora com velas dentro para iluminar a escuridão do caminho, fazendo uma espécie de lanterna.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bruxas

Bruxa voando em uma vassoura na lua cheia.
Bruxas sempre aparecem como símbolo do Halloween.

Pesquisas mostram que, antigamente, nos Estados Unidos, algumas mulheres com aparência estranha e assustadora eram chamadas de bruxas. Essas personagens faziam festas para homenagear o diabo. Nesses eventos, as bruxas aproveitavam para adquirir poderes e feitiços para praticar o mal e usar a magia negra.

Essas homenagens que as bruxas faziam percorreram o mundo e foram adaptadas conforme o local. Justamente por causa dessas celebrações, o Halloween também é conhecido como o Dia das Bruxas.

Uma das imagens mais famosas da história do Halloween é de uma bruxa usando roupa escura, chapéu pontudo e maquiagem forte, voando em uma vassoura.

As vassouras são consideradas símbolos do poder das bruxas. Os objetos servem para eliminar o que há de negativo na vida das pessoas.

Morcego

Imagens de morcegos grandes e pequenos
Morcegos são usados na decoração de festas de Halloween.

Outro importante símbolo do Halloween é o morcego. O animal costuma frequentar lugares inóspitos e escuros, como cavernas, construções e outros locais afastados, por isso também é associado ao Dia das Bruxas.

O morcego do Halloween também está ligado a vampiros, pois a história conta que o animal costuma se transformar no temido personagem apreciador de sangue.

Doces

Biscoitos em formato de símbolos do Halloween, como abóboras, fantasmas e teias de aranha.
Biscoitos em formato de vários símbolos de Halloween.

Já é tradição em alguns lugares do mundo, especialmente nos Estados Unidos, que as crianças saiam de casa fantasiadas para pedir doces na noite de Halloween. Ao tocarem a campainha, os meninos falam: “Trick or Treat”, o que, no Brasil, significa “doces ou travessuras”.

Pesquisas mostram que a brincadeira de falar “doces ou travessuras” nas noites de Halloween, na porta da casa das pessoas, começou após a Segunda Guerra Mundial, quando os pais ficaram mais seguros de deixar as crianças brincarem na rua.

Entre os principais doces do Dia das Bruxas, estão: balinhas, pirulitos, chocolates, bombons, biscoitos em formato de símbolos do Halloween, etc.

Outro significado atribuído a essas guloseimas, conforme estudos, é que os parentes separavam doces na esperança de que seus entes queridos mortos voltassem para visitá-los justamente na noite do Halloween.

Em festas do Dia das Bruxas, é comum que doces façam parte da decoração. Os quitutes podem ter o formato de outros símbolos do Halloween, como abóboras, morcegos ou fantasminhas.

Fantasias

 Pessoas com fantasias de Halloween, como Coringa, Bruxa e Vampiro.
Nas festas de Halloween, as pessoas gostam de usar fantasias [6]

As fantasias são outro símbolo do Halloween. Pesquisas apontam que, desde as primeiras festas realizadas no mundo, as pessoas passaram a usar as fantasias nessa noite para mudar a sua personalidade e, com isso, enganar os espíritos.

Em festas do Dia das Bruxas, as pessoas usam vários tipos de fantasias, especialmente ligadas a personagens de filmes de terror. Algumas também gostam de pintar o rosto com materiais que imitam sangue ou como se o rosto estivesse desfigurado.

Nos últimos anos, no Halloween no Brasil, é cada vez mais comum festas serem realizadas em bares, boates, pubs e até em empresas. Em alguns desses eventos, concursos para escolher a melhor fantasia também são realizados.

Confira algumas fantasias muito usadas no Halloween:

  • Bruxa

  • Palhaço

  • Vampiro

  • Lobisomem

  • Zumbi

  • Monstro

Teias de aranha

Abóboras com teias de aranha por cima em decoração de Halloween.
 Teias de aranha ajudam a compor o visual assustador de festas de Halloween.

As teias de aranha também são um símbolo do Halloween. As aranhas são insetos rastejantes e considerados assustadores. Suas teias são encontradas em lugares sujos e escuros, casas abandonadas, cemitérios, cavernas etc.

Nas festas da Halloween, é comum vermos teias de aranha como parte da decoração, uma vez que elas conferem aspecto sujo e envelhecido ao ambiente.

Leia também: Oito superstições para uma sexta-feira 13!

Fantasmas

Pessoa fantasiada da fantasma em um ambiente decorado com abóboras de Halloween.
Fantasmas são símbolos do Halloween.

Os fantasmas são outro símbolo do Halloween por personificarem universalmente os espíritos. Muitos acreditam que, no Dia das Bruxas, os fantasmas vagam pelas ruas no meio dos vivos.

Presentes seja na decoração ou nos doces, os fantasmas fazem parte das festas de Halloween. Há ainda pessoas que se fantasiam de fantasma apenas usando um lençol branco com dois furos nos olhos.

Caveiras

Caveiras e ossos em ambiente escuro iluminado com vela, comum em decoração de Halloween.
Caveiras usadas na decoração do Halloween.

As caveiras e os esqueletos representam pessoas mortas e fantasmas, por isso também são símbolos do Halloween. Estudos apontam que o crânio significa morte ou perigo e o esqueleto, a mortalidade humana.

No México, El Día de los Muertos (Dia dos Mortos) é representado pelas calaveras (caveiras) mexicanas, as quais são decoradas e coloridas. Nesse país, as caveiras significam luto e celebração e, ao mesmo tempo, são consideradas oferendas para os entes queridos que se foram.

Monstros

Homem fantasiado de zumbi, personagem do Halloween.
No Halloween, as pessoas se fantasiam de monstros, como o zumbi.

Monstros são muito lembrados em época de Dia das Bruxas. Os seres assustadores são muito usados para decorar ambientes e representados nas fantasias das pessoas.

O cinema ajudou muito a projetar os monstros como símbolos do Halloween. Michael Myers da saga “Halloween”; Jason, dos filmes “Sexta-feira 13” e Freddy Krueger da série “A hora do pesadelo” são alguns dos personagens mais conhecidos.

Entre os principais monstros do Halloween, estão:

Sangue

Sangue em formato de símbolos do Halloween, como abóboras, caveiras e fantasmas.
O sangue é um dos símbolos do Halloween.

O sangue é um símbolo do Halloween que faz alusão à vida e à morte ao mesmo tempo. Também é muito usado na decoração de festas temáticas e nas fantasias das pessoas.

Quem opta pela fantasia de vampiro, por exemplo, costuma pintar-se no canto da boca ou no pescoço com tinta vermelha ou batom vermelho, representando o sangue.

Palhaços

Homem fantasiado do Palhaço Pennywise do filme “IT, a coisa”.
Palhaços, como Pennywise, são ligados ao Halloween.

Símbolo do Halloween, o palhaço representa alegria e deboche ao mesmo tempo. Nos filmes de terror, é apresentado como um personagem assustador porque chama a atenção das vítimas por ser engraçado e ter sorriso largo para, depois, fazer maldades com elas.

O personagem Pennywise, do filme “IT, a coisa”, baseado no livro de Stephen King, é um exemplo de palhaço assustador que as pessoas associam muito ao Halloween.

Outro palhaço que é considerado símbolo do Halloween é o Coringa do filme “Batman”.

Gatos pretos

Gato preto ao lado de uma abóbora do Halloween.
 Gatos pretos são vistos como assustadores por algumas pessoas.

Alguns veem os gatos pretos como representantes de má sorte e os consideram assustadores. Outros acreditam que os felinos dessa cor também são símbolos do Halloween.

Lendas contam que, antigamente, as bruxas se passavam por gatos pretos para passear pelas ruas sem serem notadas.

Leia também: Qual é a origem da sexta-feira 13?

Espantalhos

Espantalho com cabeça de abóbora do Halloween em uma colheita.
Espantalhos também são ligados ao Halloween.

Os espantalhos são usados para afastar as aves nas colheitas, especialmente nos Estados Unidos. Esses bonecos também são símbolos do Halloween por protegerem os locais contra espíritos e outros seres malignos.

Alguns filmes de terror fazem alusão aos espantalhos, tais como “Colheita Maldita”, “Olhos famintos” e “O Babadock”.

Cores escuras

Mulher com vestido e chapéu escuros segurando caveira.
 Mulheres usam fantasias com roupas escuras no Halloween.

As cores escuras nas roupas, na maquiagem e nos acessórios também são símbolos do Halloween. Preto, roxo, vermelho, púrpura, violeta, azul-marinho, cinza escuro e verde-escuro são as cores mais usadas no Dia das Bruxas.

 

Por Silvia Tancredi
Jornalista

Escritor do artigo
Escrito por: Silvia Tancredi Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Símbolos do Halloween"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/halloween/simbolos-halloween.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante