PUBLICIDADE
A tradição do Halloween pelo mundo remete a uma noção muito antiga da comunhão entre vida e morte e, mais diretamente, a uma crença dos povos celtas, que viveram entre os anos 600 a.C. e 600 d.C., na Europa. Essa tradição é muito presente nos Estados Unidos, e lá, no dia 31 de outubro, as crianças se fantasiam de seres macabros ou da cultura popular local, saindo às ruas e batendo às portas para pedir doces.
No Brasil, nosso Dia das Bruxas é comemorado no dia 31 de outubro e em associação com seres do folclore nacional, como o Lobisomem, cuja origem também é antiga e europeia, e o Saci, criado pela cultura indígena. Ainda, no México, comemora-se o Dia dos Mortos, cujo significado religioso é muito importante para a população. Já na Irlanda, fogueiras são construídas para o Halloween. E na Tailândia, desfiles ocorrem em homenagem aos espíritos.
Leia mais: Halloween no Brasil
Tópicos deste artigo
Quais países possuem a tradição o Halloween?
A festa do Halloween faz referência ao Dia de Todos os Santos e ao Dia de Finados. Geralmente o Halloween é mais difundido em países anglo-saxões. Os países de língua hispânica não celebram essa festa, e sim o Dia dos Mortos. Veremos, a seguir, como a Espanha, a Irlanda, o México e a Tailândia mantêm suas tradições em suas próprias celebrações do vínculo entre a vida e a morte.
-
Espanha
Na Espanha, assim como no Brasil, é comemorado o Dia de Todos os Santos e o Dia dos Finados. A data destinada a essa comemoração são os dias 1° e 2 de novembro. No último, as pessoas prestam homenagem aos mortos levando flores aos túmulos.
-
Irlanda
A Irlanda é considerada o berço da tradição do Halloween. Os adultos o comemoram construindo fogueiras, e as crianças, andando nas ruas exclamando o famoso trick or treat, que, em português, significa “doces ou travessuras”.
-
México
No território mexicano, comemora-se, no dia 1° de novembro, o Dia dos Anjinhos, chamado também de Dia dos Inocentes, no qual é celebrada a memória de crianças mortas antes de serem batizadas.
O Dia dos Mortos (El dia de los Muertos) é celebrado no dia 2 de novembro e é bastante difundido no país. As pessoas o festejam levando aos túmulos tudo aquilo de que o morto mais gostava. No dia que antecede o evento, reúnem-se parentes e amigos para comer e beber e “esperar” os mortos na madrugada. Nesse período, é comum a produção e distribuição de caveiras doces (feitas de chocolate, marzipã e açúcar).
-
Tailândia
Na Tailândia é realizado anualmente o festival Phi Ta Khon. O dia é celebrado com música e desfiles, que, juntos, levam a imagem de Buda. A população se fantasia com roupas coloridas e máscaras de fantasmas para o evento. Ainda, segundo a crença local, fantasmas e demais espíritos circulam entre os seres humanos nesse momento.
Por Eduardo de Freitas