Topo
pesquisar

Lista ou listra?

Gramática

Há vocábulos que podem ser usados como sinônimos. Lista ou listra exemplificam isso, pois, se a situação pede o uso de risca ou faixa, as duas formas são aceitas.
PUBLICIDADE

A Língua Portuguesa possui um léxico (vocabulário) muito extenso, e as dúvidas ortográficas têm a mesma proporção. Em alguns momentos, a falta de correspondência entre letra e fonema faz com que haja desvios ortográficos. Em outros, a dúvida não está na grafia, mas no significado das palavras. Em geral, o que ocasiona isso é a semelhança gráfica entre os vocábulos.

As palavras listra e lista costumam causar dúvidas, já que são parecidas tanto na grafia quanto na pronúncia. As crianças, quando vão ao zoológico, encantam-se com a zebra e é comum gritarem: “A Zebra é toda cheia de listas!” Algumas rapidamente “torcem o nariz” e repetem: “a Zebra é toda cheia de listras!” Quem ouve as duas versões, provavelmente, pergunta-se com quem está a razão. Para resolver essa questão, é preciso atentar ao significado das duas palavras. Acompanhe os seus significados de acordo com o dicionário Houaiss.

  • Listra- s.f.: Traço vertical ou horizontal em uma superfície, lista.
  • Lista- s.f.: Série de nomes de pessoas ou coisas, listagem, inventário, relação, rol.

Analisando o significado das palavras, é possível entender que a zebra pode ter listas ou listras negras, já que lista é considerada como sinônimo de listra. Então, quando a situação pede o uso de uma palavra para indicar risca ou faixa, a Língua Portuguesa aceita as duas formas como corretas. Entretanto, há outras situações em que não há a possibilidade das palavras listra e lista serem usadas como sinônimas. Veja:

Já saiu a lista dos aprovados no vestibular.

Você está na minha lista de convidados.

A lista dos beneficiários é extensa.

Na internet é possível visualizar a lista de materiais para o ano que vem.

Nos exemplos acima, não há a possibilidade de usar a palavra listra no lugar de lista. A justificativa é que para indicar enumeração, cardápio, relação, etc., a única possibilidade de uso é da palavra lista.

Resumindo:

Listra ou lista → risca ou faixa.

Lista → série de coisas relacionadas.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PAVAN, Mayra Gabriella de Rezende. "Lista ou listra?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/lista-ou-listra.htm>. Acesso em 25 de maio de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA