PUBLICIDADE
Na medida em que nos tornamos leitores assíduos, bem como desenvolvemos nossa aptidão para a escrita, paulatinamente estamos “ornamentando” nossa competência linguística. Referindo-nos à mesma, significa inteirarmos das particularidades existentes na língua no que se refere aos aspectos gramaticais como um todo.
Em meio ao processo da aquisição de tais habilidades, alguns questionamentos recorrentes são inevitáveis, atitude concebida como sendo extremamente natural. Representando-os, ressaltamos a grafia correta das palavras como fator pertinente, tamanha é a complexidade que norteia os fatos linguísticos.
E dentre esta complexidade figuram-se as chamadas formas variantes, que, literalmente, traduzem duplas ou múltiplas modalidades de grafarmos os vocábulos. Evidente que, apesar desta flexibilidade, existe aquela forma que usualmente é mais proferida entre os falantes.
Atendendo ao propósito de enriquecermos ainda mais os conhecimentos acerca desta ocorrência, analisaremos os casos mais conhecidos:
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras