Topo
pesquisar

A ortografia e suas formas variantes

Gramática

PUBLICIDADE

Na medida em que nos tornamos leitores assíduos, bem como desenvolvemos nossa aptidão para a escrita, paulatinamente estamos “ornamentando” nossa competência linguística. Referindo-nos à mesma, significa inteirarmos das particularidades existentes na língua no que se refere aos aspectos gramaticais como um todo.

Em meio ao processo da aquisição de tais habilidades, alguns questionamentos recorrentes são inevitáveis, atitude concebida como sendo extremamente natural. Representando-os, ressaltamos a grafia correta das palavras como fator pertinente, tamanha é a complexidade que norteia os fatos linguísticos.

E dentre esta complexidade figuram-se as chamadas formas variantes, que, literalmente, traduzem duplas ou múltiplas modalidades de grafarmos os vocábulos. Evidente que, apesar desta flexibilidade, existe aquela forma que usualmente é mais proferida entre os falantes.

Atendendo ao propósito de enriquecermos ainda mais os conhecimentos acerca desta ocorrência, analisaremos os casos mais conhecidos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "A ortografia e suas formas variantes "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/a-ortografia-suas-formas-variantes.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola