Topo
pesquisar

Dicas da língua: pressupostos ortográficos

Gramática

Pressupostos ortográficos representam alguns dos postulados gramaticais, por isso, precisamos estar atentos a algumas dicas acerca dos fatos que norteiam a língua.
PUBLICIDADE

Pressupostos ortográficos... Falando sobre eles, tão logo nos remetemos aos postulados preconizados pela gramática, consequentemente, requisitados pelo padrão formal da linguagem. Prosseguindo com nosso raciocínio, se nos referimos a esse modelo convencional, fazemos menção à modalidade escrita da linguagem.

Levantadas todas essas questões, algo tende a sobressair de forma significativa: as dúvidas, os questionamentos. Dessa forma, nada melhor que algumas dicas, no sentido de aprimorarmos de forma constante nosso conhecimento acerca dos fatos que norteiam a língua. Nesse sentido, que tal estabelecer a tão necessária familiaridade com tais fatos? Constate então as elucidações abaixo evidenciadas:

Fulana teve mais de uma gravidez, por isso, perguntamos: ela teve gravidezes?

Sim, gravidezes, haja vista queo plural dessa palavra segue as mesmas regras dos substantivos terminados em “z”, como, por exemplo, giz = gizes; luz = luzes e assim por diante.

Não sabe como se dá o plural de gol?

Destaca-se uma diversidade de palavrascuja terminação se manifesta por “-ol”, que, quando pluralizadas, recebem terminações como estas: faróis (farol), lençóis (lençol), etc. Nesse sentido, torna-se pertinente questionar: o plural da palavra “gol” seguirá essas mesmas regras?

Não, tal palavra, uma vez flexionada, define-se por “gols”, cuja origem provém do inglês goal.

Blitze/Blitzen ou Blitzes?

O vocábulo “blitz” se origina do alemão, todavia, quando aportuguesada, segue as mesmas regras das palavras terminadas em “z”. Logo, “blitzes”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alugueres ou aluguéis?

Em decorrência de “aluguer” representar a forma usada em Portugal, bem como em textos jurídicos, mesmo que representando uma arcaica forma, torna-se importante ressaltar que são corretas as duas expressões.   

Você é um expectador ou espectador?

Você, assim como muitas pessoas, mantém expectativas acerca de algo, não é verdade? Pois bem, em se tratando dessa condição, saiba que assume o papel de expectador.

Pode ser que em muitas circunstâncias assuma o papel de espectador, haja vista a oportunidade de assistir a um filme, a uma palestra, a um programa televisivo, entre outras.

Projetis ou projéteis?

Regras relacionadas à acentuação se encontram inerentes aos postulados gramaticais. Como não poderia ser diferente, assim ocorreu com as palavras em questão, sobretudo quando se trata da flexão de ambas. Dessa forma, temos “projétil”, considerada uma paroxítona, cujo plural se demarca por “projéteis”; assim como temos “projetil”, considerada oxítona, cujo plural se define por “projetis”.

Hambúrgueres ou hamburgers?

Acerca do vocábulo em estudo, até porque em virtude de já se encontrar presente no nosso idioma, aportuguesada, por sinal, em se tratando da flexão, manifesta-se por “hambúrgueres”.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Dicas são sempre bem-vindas, sobretudo em se tratando dos pressupostos ortográficos inerentes aos fatos da língua
Dicas são sempre bem-vindas, sobretudo em se tratando dos pressupostos ortográficos inerentes aos fatos da língua

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Dicas da língua: pressupostos ortográficos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/dicas-lingua-pressupostos-ortograficos.htm. Acesso em 14 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola