Topo
pesquisar

Corrente Elétrica

Física

PUBLICIDADE

Já estudamos a eletrostática, parte da física que estuda as interações e o comportamento das cargas elétricas em repouso. Agora vamos estudar a eletrodinâmica, parte da eletricidade que estuda o comportamento das cargas elétricas em movimento.

Vejamos primeiro o conceito de corrente elétrica. Alguns equipamentos elétricos, que chamamos de geradores de eletricidade, como as pilhas e as baterias, apresentam duas regiões que chamamos de polos. Um polo de maior potencial (+) e um polo de menor potencial (-), existindo então uma diferença de potencial.

Nos condutores de eletricidade, os elétrons da última camada, elétrons livres, estão fracamente ligados ao núcleo. Desta forma, quando conectamos um fio condutor a uma bateria (gerador), os elétrons livres iniciam um movimento através do condutor - indo do polo de menor potencial (-) para o de maior potencial (+).
 

Portanto, denominamos corrente elétrica esse movimento ordenado de cargas elétricas pelo condutor.

Tipos de Condutores

- condutores sólidos: a corrente elétrica é constituída somente pelo movimento dos elétrons.

- condutores líquidos: a corrente elétrica é constituída pelo movimento de cargas positivas e negativas, (cátions e ânions). Obs.: também são conhecidos como soluções eletrolíticas, sendo formadas basicamente por solutos e solventes.

- condutores gasosos: a corrente elétrica é constituída pelo movimento de cátions e ânions. Isto ocorre nas lâmpadas fluorescentes a vapor de sódio ou de mercúrio.

Sentido da Corrente

O sentido convencional da corrente coincide com o sentido de movimentação das cargas elétricas positivas, que é contrário ao movimento dos elétrons.
 

Intensidade da Corrente Elétrica

A intensidade da corrente é dada pela quantidade de carga elétrica por unidade de tempo. Então temos:
 

Unidades no Sistema Internacional de Unidades (SI):

Q = carga elétrica > Coulomb (C)

Delta t = intervalo de tempo > segundo (s)

i = intensidade de corrente elétrica > Coulomb por segundo (C/s) = Ampere (A).
 

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Eletricidade - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques Da. "Corrente Elétrica"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/corrente-eletrica.htm>. Acesso em 28 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA