Topo
pesquisar

A física e as ondas no mar

Física

Todas as ondas mecânicas, como as ondas sonoras, as ondas na água ou as ondas sísmicas, precisam de um meio material para se propagar.
PUBLICIDADE

Quando da praia é observado o mar, é possível notar dois tipos diferentes de ondas: as ondulações nos locais mais distantes da praia e a arrebentação das ondas próxima à orla. Sabemos também que uma onda mecânica não transporta matéria, apenas energia. Esta situação, entretanto, não é válida para as ondas do mar que se propagam nos locais muito rasos.

Vamos examinar com mais cuidado o movimento da água quando uma onda passa: a superfície da água em determinado ponto sobe e desce, seguindo a onda. Se seguíssemos o movimento de uma pequena porção de água, observaríamos que este é uma elipse. A água não só sobe e desce, mas também possui um movimento para frente e para trás com a mesma frequência da onda.

O movimento da água na direção do deslocamento da onda é necessário para formar as cristas e os vales das ondas. Como a água não se comprime, o curto movimento da oscilação na direção do deslocamento da onda gera os acúmulos que formam as cristas e deixam os vales.

A velocidade das ondas depende de diversos fatores. Dois fatores importantes são a profundidade e o comprimento de onda. Ondas em locais fundos têm sua velocidade proporcional à raiz quadrada do comprimento de onda. Portanto, podemos dizer que quanto maior o comprimento de onda, maior será a sua velocidade de propagação. Já em águas mais rasas, a velocidade de propagação da onda é proporcional à raiz quadrada da profundidade.

Essa dependência da velocidade da onda com a profundidade ocasiona o quebramento da onda próximo das margens. Uma onda que provém de um local profundo vai perdendo velocidade ao se deslocar para um local mais raso. Como a frequência permanece igual, a perda de velocidade ocasiona uma diminuição do comprimento de onda. A diminuição da velocidade é acompanhada por um aumento da amplitude.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques Da. "A física e as ondas no mar"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-fisica-as-ondas-no-mar.htm>. Acesso em 03 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA