close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Difração de ondas

Difração de ondas é o desvio ou o espalhamento que uma onda apresenta, contornando ou transpondo obstáculos colocados em seu caminho. A difração ocorre a todos os tipos de ondas.

Ondas em superfície de um líquido, causadas por uma perturbação
Ondas em superfície de um líquido, causadas por uma perturbação
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Ao deixarmos cair uma pedra sobre a superfície de um líquido, veremos a formação de ondulações em forma de círculos concêntricos. A essas ondulações damos o nome de ondas, as quais, por terem pequenas amplitudes, consideramos ondas transversais. No decorrente movimento dessas ondas, elas tanto podem ser refletidas como podem ser refratadas.

O fenômeno denominado difração nada mais é do que o desvio ou espalhamento sofrido pela onda quando esta contorna ou transpõe obstáculos colocados em seu caminho. Podemos dizer que tal fenômeno acontece a todos os tipos de ondas e é facilmente perceptível em se tratando de ondas sonoras. Um exemplo da difração sonora é quando estamos ouvindo uma música sendo tocada do outro lado de um muro.

A maior ou menor capacidade que uma onda tem de sofrer difração está relacionada ao tamanho do obstáculo a ser contornado ou à largura da passagem a ser transposta e o seu comprimento de onda.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A difração será tanto mais intensa quanto maior for o comprimento de onda quando comparado ao tamanho do obstáculo. Em outras palavras, a onda contorna mais facilmente os obstáculos quando estes são pequenos, se comparados ao comprimento de ondas das ondas.

Passagem de uma onda por uma fenda grande e passagem de uma onda por uma fenda pequena

Esse fenômeno, assim como a reflexão e a refração de ondas, pode ser explicado com base no princípio de Huygens. O princípio de Huygens pode ser aplicado a qualquer tipo de onda e é usado para determinar a posição de uma frente de onda em um determinado instante, desde que se conheça sua posição em um instante anterior.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Difração de ondas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/difracao-ondas.htm. Acesso em 28 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Como uma partícula pode ser mais rápida que a luz na água mas não no vácuo?

Por Coisas Aleatórias
Responder
Ver respostas

1)Transformando a temperatura de 30 ºC para a escala Fahrenheit e, em seguida, convertendo-a para escala Kelvin,
quais as temperaturas registradas nas respectivas escalas?

Por Vitor Lampert
Responder
Ver respostas

Videoaulas


Estude agora


Equação geral, reduzida e segmentária da reta

Nesta videoaula vamos aprender a encontrar a equação geral, reduzida e segmentária de uma reta utilizando os...

Sigmund Freud

Médico e psiquiatra austríaco, Freud é considerado o “pai” da psicanálise. Rechaçada por uns e valorizada por...