Topo
pesquisar

Natureza de uma onda

Física

Quanto à sua natureza, a onda pode ser classificada em mecânica e eletromagnética. Quanto à sua propagação, ela pode ser classificada em uni, bi e tridimensional.
As ondas, ao se quebraram na superfície do mar, trazem grande quantidade de energia
As ondas, ao se quebraram na superfície do mar, trazem grande quantidade de energia
PUBLICIDADE

Para começar o estudo de uma onda, é bom lembrar a definição básica de uma onda: denomina-se onda a propagação de energia de um ponto a outro, sem que haja transporte de matéria entre eles.

Vimos também que, quanto à direção de propagação de uma onda, existem três tipos de onda: unidimensional, que nada mais é do que uma onda que se propaga em uma única dimensão; bidimensional, onda que se propaga em duas dimensões, ou seja, se propaga em um plano; e, por fim, tridimensional, que é uma onda que se propaga em três dimensões.

Quanto à natureza, podemos classificar as ondas da seguinte maneira:

Ondas mecânicas

Quanto à natureza de uma onda mecânica, sua principal característica é que ela só se propaga em meios elásticos, entre partículas interligadas. Esse fenômeno ocorre apenas em meios materiais, pois a onda mecânica necessita de um meio material para se propagar. Isso significa que ela nunca se propaga no vácuo.

A propagação de uma onda mecânica através de um meio material envolve o transporte de energia cinética e de energia potencial e depende de dois fatores: a inércia e a elasticidade do meio. Como exemplo de ondas mecânicas temos as ondas que se propagam em cordas ou molas esticadas e as ondas que se propagam em superfícies de líquidos e sons.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ondas eletromagnéticas

As ondas eletromagnéticas são formadas por campos elétricos e magnéticos

Ondas eletromagnéticas são ondas que não precisam de um meio de propagação. São constituídas por dois campos oscilantes, um de característica elétrica e outro de característica magnética. Essa propagação pode ocorrer tanto no vácuo como em alguns meios materiais. Como exemplos desse tipo de onda temos as ondas de raios X, as ondas luminosas, micro-ondas etc.

Todas as ondas eletromagnéticas têm em comum a velocidade de propagação. Para uma onda eletromagnética, sua velocidade de propagação depende do meio material em que ela se encontra e também da frequência da fonte emissora.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Natureza de uma onda"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/natureza-uma-onda.htm. Acesso em 19 de junho de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

(Unirg-TO)

Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/
commons/thumb/1/1b/Antenas.JPG/1200px-Antenas.JPG >.
Acesso em 28 out. 2016

O funcionamento de televisores, rádios e celulares se dá por meio da transmissão da informação a partir da antena do emissor até o aparelho do usuário. A propagação dessa informação ocorre sob a forma de ondas:

a) eletromagnéticas, que são formadas pela oscilação de um campo elétrico e um magnético perpendiculares entre si.

b) sonoras, que transportam energia e entram em ressonância com os elétrons das antenas desses equipamentos.

c) de pressão, que oscilam em movimento harmônico simples (MHS) com amplitude proporcional à frequência do sinal.

d) gravitacionais, que são ondulações na curvatura espaço-tempo, previstas pela teoria da relatividade geral.

Questão 2

(UEMG) “É que minha neta, Alice, de 15 meses, está vivendo essa fase e eu fico imaginando se ela guardará na memória a emoção que sente ao perceber pela primeira vez que uma chave serve para abrir a porta, ... que o controle remoto liga a televisão (...)”

VENTURA, 2012, p. 37.

O controle remoto utiliza a tecnologia do infravermelho.
Três candidatos ao vestibular da UEMG fizeram afirmações sobre essa tecnologia:

Candidato 1: a luz infravermelha é visível pelo olho humano, sendo um tipo de onda eletromagnética.
Candidato 2: no vácuo, a luz infravermelha tem uma velocidade menor que a da luz vermelha, embora sua frequência seja menor.
Candidato 3: o comprimento de onda da luz infravermelha é menor que o comprimento de onda da luz vermelha, embora a velocidade das duas seja a mesma.

Fizeram afirmações corretas:

a) Todos os candidatos.

b) Apenas os candidatos 1 e 2.

c) Apenas o candidato 3.

d) Nenhum dos candidatos.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola