Topo
pesquisar

Produto Nacional Bruto (PNB)

Economia e Finanças

O PNB é um indicador econômico importante para comparar a situação econômica e a posição de um ou mais países no mundo globalizado.
O PNB permite avaliar a configuração de um país na economia global
O PNB permite avaliar a configuração de um país na economia global
PUBLICIDADE
  • O que é:

O Produto Nacional Bruto (PNB) é um amplo indicador de atividade econômica de uma nação. É o valor de todos os bens e serviços produzidos em um país em um ano pelas suas empresas.

  • Como funciona:

O PNB inclui os rendimentos obtidos pelos cidadãos e pelas empresas no exterior, mas não inclui os rendimentos obtidos por estrangeiros dentro do país.

Os valores utilizados para constituir o PNB incluem a fabricação de bens materiais (carros, móveis e produtos agrícolas) e a prestação de serviços (serviços de educação, saúde e financeiros). O PNB não inclui o valor dos serviços realizados para produzir bens materiais, porque o seu valor é incluído no preço do produto acabado. Além disso, também não inclui depreciação e impostos de negócios indiretos, como o imposto sobre vendas.

A fórmula para o cálculo do PNB é:

A Renda Líquida Enviada ao Exterior (RLEE) é a diferença entre valores enviados ao exterior e os valores recebidos do exterior a partir de fatores de produção.

O PNB pode ser ajustado para fazer comparações anuais de um país ou entre os países. Para comparações ano a ano, o PNB precisa ser ajustado à inflação do período. Para comparações entre países, ele precisa ser estabelecido em uma base per capita, ou seja, o PNB é dividido pela população do país.

A diferença entre PNB e o Produto Interno Bruto (PIB) é que o PNB inclui o valor dos bens e serviços produzidos e realizados pelos cidadãos e pelas empresas de um país no exterior, enquanto o PIB representa apenas o que foi produzido dentro das fronteiras do país. Assim, o PNB exclui o valor dos bens e serviços produzidos e realizados por empresas estrangeiras no país.

  • Por que é importante:

Em virtude da natureza cada vez mais globalizada das economias nacionais e da interdependência das forças de trabalho, redes de produção e transnacionalização das empresas, o PNB oferece um parâmetro de comparação mais eficiente para avaliar a posição de um país no mercado global.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Produto Nacional Bruto (PNB)"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/economia/produto-nacional-bruto-pnb.htm>. Acesso em 17 de dezembro de 2017.

O PIB do Brasil em 2013 teve uma alta de 2,3%
Geografia do Brasil PIB do Brasil
O PIB mede a riqueza produzida no mundo
Economia e Finanças PIB - Produto Interno Bruto
O Brasil possui possibilidades de execução de várias atividades econômicas.
Geografia do Brasil Economia do Brasil
A distribuição do PIB pelo Brasil
Geografia do Brasil PIB dos estados brasileiros
PIB e PNB são indicadores econômicos com variáveis distintas
Economia e Finanças Diferença entre PIB e PNB
Questão 1

O Produto Nacional Bruto (PNB) é um amplo indicador de atividade econômica de uma nação. É o valor de todos os bens e serviços produzidos em um país em um ano pelas suas empresas. Sobre a composição desse índice, é correto afirmar que:

I) O PNB não inclui o valor dos serviços realizados para produzir bens materiais.

II) São excluídos do cálculo os recebimentos do exterior oriundos de empresas nacionais.

III) No cálculo do Produto Nacional Bruto, são excluídos os envios de valores ao exterior.

IV) O PNB inclui os rendimentos obtidos pelos cidadãos e pelas empresas no exterior.

V) O cálculo do PNB não inclui os rendimentos obtidos por estrangeiros dentro do país.

Estão corretas apenas:

a) I e II

b) I, IV e V

c) I, II e III

d) III e IV

e) III, IV e V

Ver resposta
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA